Gente que faz história

  • PDF

Já faz tempo que não escrevo sobre pessoas que, por competência, disciplina e força de vontade, conseguem superar dificuldades de toda sorte para chegar a realizar seus sonhos, fixar posições de relevo na sociedade, enfim, galgar os degraus da escada que os levam ao sucesso. O meu retratado de hoje é o advogado e empresário de sucesso Moacyr José Malheiros, gaúcho de Taquara, nascido em 19 de agosto de 1942, que começou seus estudos na cidade de Santa Maria (RS), frequentando a conhecida Escola Frederico Westphalem, em Santa Maria, que se deslocou para o Rio de Janeiro em 1969, onde completou sua formação na antiga Universidade Estadual da Guanabara, onde foi aluno do renomado professor e advogado Roberto Lyra, de quem guarda ótimas recordações. Em l971, obteve sua carteira profissional e começou advogar. Em 1974, fez concurso para procurador federal com ótimo aproveitamento, iniciando suas atividades profissionais junto ao Tribunal Marítimo, funcionando nos casos de acidentes de embarcações nacionais e estrangeiras. À mesma época, já acumulava funções de advogado na esfera particular, trabalhando ao lado de grandes profissionais da profissão, como Geraldo Veridiano de Azevedo e Haroldo Valadão, em escritório especializado na área de exportação de café, junto aos grandes exportadores da época, como Marcelino Martins, Nelson Brand Maciel e José Martins dos Santos. De 1976 até 2007, exerceu a função de assessor jurídico do Centro de Café, no Rio de Janeiro.

Em 1992, conheceu Cantagalo graças à sua contratação como profissional do direito. Gostou da cidade, logo adquirindo propriedade rural próximo a Euclidelândia, cujo solo considera de excelente qualidade, onde cultiva o plantio de eucalipto, com ótimo desempenho. Em 1999, adquiriu a Fazenda Santa Guilhermina, em Santa Rita da Floresta, e, pouco a pouco, anexou outras pequenas propriedades, cultivando um terço da propriedade com café, calculando seu plantio em 80 mil pés aproximadamente.

Sua vocação empreendedora o levou a implantar, em área alugada à Fazenda da Aldeia, equipamentos modernos para o tratamento de eucalipto. Com a evolução dos negócios nessa área, ampliou suas instalações em três hectares, adquiridos da Fazenda da Aldeia, onde ampliou, consideravelmente, suas instalações com aquisições de equipamentos de nova geração e de maior capacidade de produção, ampliando o número de funcionários. 

Moacyr José Malheiros é uma história de sucesso que merece ser realçada.


*Joel Naegele é vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), conselheiro fiscal do Sebrae-RJ e membro da Câmara Setorial de Agronegócios da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado