Cooperativas de Duas Barras, Carmo e Sumidouro podem se unir
- Qua, 23 de Novembro de 2016
- Seção:
- Categoria: Informe Rural
As cidades de Duas Barras, Sumidouro e Carmo estão entre as maiores produtoras de leite da região. Juntas, têm uma participação de quase 30% na produção leiteira na região, segundo dados do Perfil da Pecuária Municipal de 2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os próximos anos, a perspectiva é de um crescimento forte do segmento nos três municípios. Um dos fatores é a criação de uma central das cooperativas agropecuárias: a União das Cooperativas Agropecuárias (Unicoopagro).
A futura central será composta pelas cooperativas agropecuárias de Duas Barras, Sumidouro e Carmo. As primeiras conversas para a constituição da central foram iniciadas e estão sendo acompanhadas pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, através do analista de Monitoramento do Sescoop/RJ, Márcio Fernandes.
De acordo com Márcio Fernandes, o sistema está apoiando a iniciativa e acompanhará todo o processo de elaboração do estatuto e a constituição da Unicoopagro. Ainda segundo ele, a iniciativa visa potencializar o segmento na região. Para se ter uma ideia, somente a Cooperativa de Duas Barras capta junto aos produtores da região aproximadamente 20 mil litros de leite diariamente.
– As cooperativas de Duas Barras e Carmo já comercializam seus produtos – Duas Barras e Relógio. Com a central, a ideia é que haja a comercialização dos produtos em uma marca única e, assim, potencializar o desenvolvimento das três cooperativas que compõem a futura central – afirmou Fernandes, acrescentando que está sendo planejada a venda de um produto a ser definido, como um teste, afim de verificar as potencialidades da marca.
A constituição da União das Cooperativas Agropecuárias será um dos frutos colhidos do Formacoop, que teve sua primeira turma formada em abril, e a segunda, iniciada no mês de julho.
Os dirigentes das três cooperativas – a partir do que foi praticado em sala de aula, como: comportamento organizacional e as estratégias de negociação, administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas – viram a importância da união das forças para o desenvolvimento e começaram a pensar na central.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, a instituição trabalha diariamente para que as cooperativas agropecuárias retomem os tempos áureos de outrora. “Acreditamos no trabalho do homem do campo, que é capaz de introduzir e fortalecer os conceitos cooperativistas. Estamos no caminho certo através da constituição desta central para juntos voltarmos ao sucesso que um dia experimentamos no passado”, disse.
E pelo que se vislumbra, novos tempos – e a consequentemente retomada de forças – do cooperativismo agropecuário fluminense estão chegando. E o Sistema OCB/Sescoop-RJ dará total apoio para essa iniciativa.
Adicione essa página em sua rede social