Laboratório móvel contempla produtores

  • PDF

O Fertmóvel, um laboratório completo montado dentro de uma van e voltado a análises de fertilidade do solo, foi inaugurado no Instituto Bélgica (Ibelga), escola técnica agrícola de Nova Friburgo. 

Desenvolvido pela Embrapa Solos, o veículo tem como meta incentivar as análises de solos e facilitar o acesso dos produtores rurais a esse tipo de serviço, fundamental para a preservação do meio ambiente e a melhoria da produtividade na agricultura. “Até agora, o Rio de Janeiro contava apenas com dois laboratórios de solo, ambos em Campos dos Goytacazes. Por isso, muitos agricultores precisavam recorrer a laboratórios em Minas Gerais e no Espírito Santo para fazer as análises”, explicou a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos, Denise Werneck.

Nesse primeiro momento, o Fertmóvel ficará baseado no Ibelga e fará análises de áreas de toda a Serra. Um professor e três ex-alunas da instituição de ensino foram capacitados para as avaliações. Segundo Denise Werneck, assistência técnica para correções de práticas de manejo do solo, como calagem e adubação, será feita pelos extensionistas e agrônomos da Emater e da Secretaria municipal de Agricultura de Friburgo.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado