Em Trajano de Moraes, Horto José Zago será transformado em floresta estadual

  • PDF

O processo de implantação da Floresta Estadual (FLOE) José Zago, em Trajano de Moraes está em fase de implantação. A “FLOE José Zago” é a primeira iniciativa no Estado do Rio de Janeiro de transformação de um horto florestal em floresta estadual. 

A transformação de um horto em uma FLOE permite que este espaço tenha múltiplos usos: abertura à visitação pública, desenvolvimento de projetos pedagógicos e de pesquisa científica, promoção de atividades ecológicas e de lazer, com instalação de equipamentos de esportes de aventura, arborismo, tirolesa, trilhas e outras atividades.

O vereador de Cantagalo, João Bôsco, que participou de um encontro no dia 04 de abril em Trajano de Moraes, considera perfeitamente viável a transformação do horto de Cantagalo em uma FLOE. Ele, inclusive, está em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através da coordenadora dos Hortos do Estado, Zuleica Moreira, do coordenador do Horto Estadual de Cantagalo,  Ângelo Roberto Zago, como também está atuando no sentido de mobilizar as autoridades do Poder Executivo e munícipes, na implementação da proposta de “Floresta Estadual” em Cantagalo.

João Bôsco vem intermediando o contato entre a Zuleica Moreira, coordenadora de Hortos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a Secretaria de Assistência Social de Cantagalo, na pessoa do secretário Jorge Braz Cardoso Ferreira, no que se refere a viabilização de prestação de medidas socioeducativas para adolescentes que cometerem atos infracionais, no Horto Estadual de Cantagalo.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado