Noticias

Cantagalo é representado no Seminário de Turismo em Rio Bonito

  • PDF

O I Encontro sobre Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Leste Fluminense e região foi realizado em Rio Bonito nos dias 12 e 13 de Abril de 2018.

O evento foi uma realização da 35º Secção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Coletivo Rio Bonito Antigo, o Instituto Histórico e Geográfico de Itaborahy, do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro e com o apoio institucional do INEPAC.

Também conta com o apoio do Instituto Amigos do Patrimônio Cultural e dos Coletivos : grupo Maricá Antigo, Grupo Amigos de Sao Gonçalo e sua História, Grupo Nosso Patrimônio Histórico, e Grupo Histórias de Nova Friburgo. O evento teve o patrocínio dos hotéis Novotel e Hotel Indiano. A coordenação geral foi do pesquisador Dawson Nascimento da Silva e do historiador e professor Deivid Antunes Da Silva Pacheco. 




O município de Rio Bonito terá em breve dois museus, o primeiro será o do Açúcar na fazenda Rio Vermelho e o outro na Pousada Relicário em Braçanã. Isso foi anunciado pelo grupo de participantes do I Encontro de Preservação do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Leste Fluminense. “Este estarão nos apoiando no processo de criação desses espaços de memória, assim como as ações de preservação que serão necessária para a instalação desses novos equipamentos histórico cultural do leste fluminense”, garantiu um dos organizadores.

Os participantes do Encontro fizeram uma visita na sede da bicentenária fazenda do Rio Vermelho, uma das mais antigas do Leste Fluminense, edificada nas margens do rio Vermelho, interior de Rio Bonito. Eles foram recepcionados com um café colonial preparado pelas duas irmãs e proprietárias do imóvel histórico, a advogada Estela Abreu e a professora veterinária da UFRJ Claudia Abreu. Todos ficaram maravilhados com essa jóia do período colonial brasileiro. 

O evento, que durou dois dias, participaram técnicos, historiadores, pesquisadores e pessoas que defendem o turismo histórico cultural nos municípios. De Cantagalo, participaram do evento, o atual assessor de Cultura, Matheus Lucas de Arruda; o professor e pesquisador Gilberto Cunha Júnior; e o professor e restaurador Gilson de Andrade, que contaram um pouco da história do município.



Adicionar Comentario

Nova Friburgo assume liderança no ranking das Cidades Empreendedoras

  • PDF

O programa Cidade Empreendedoras premia iniciativas em prol do desenvolvimento econômico local. O primeiro lugar para Nova Friburgo foi conquistado após vários encontros do Comitê Gestor do programa, representado por dezenas de servidores públicos de várias secretarias e setores municipais, entre eles Desenvolvimento Econômico, Controle Interno, Administração, Planejamento, Fazenda, Agricultura, Infraestrutura & Logística, Vigilância Sanitária, Saúde, Meio Ambiente, Postura, Educação, Procuradoria Geral do Município, além de Agentes de Desenvolvimento.

O município de Nova Friburgo ficou à frente de Petrópolis, Volta Redonda, São Pedro da Aldeia; Itaperuna; Campos; Niterói; Três Rios; Angra dos Reis; Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Juntas, essas cidades respondem por mais de 20% da atividade empresarial do estado.

O Sebrae lançou o programa com o objetivo de incentivar os governos municipais e as lideranças empresariais locais a desenvolverem e implantarem políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas em favor da promoção de uma ambiente favorável à geração de negócios e do desenvolvimento socioeconômico.

Para Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae-RJ, o que mais chamou atenção quanto ao desempenho de Nova Friburgo foi a união e o comprometimento coordenado dos servidores públicos no cumprimento das tarefas estipuladas desde a primeira reunião realizada pela instituição com a prefeitura, em agosto de 2017. “Em Nova Friburgo praticamente 100% do que foi estipulado como meta nas reuniões foi cumprido. E não apenas isso, mas tudo foi evidenciado documentalmente, o que proporcionou uma excelente pontuação para a cidade, fazendo com que ela chegasse ao primeiro lugar. Isso foi um grande diferencial durante a competição”.

De acordo com Walter Thuller, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, o cumprimento das metas estipuladas e sua comprovação documental é a demonstração do interesse que há da prefeitura local em promover o empreendedorismo na região. “Esse é o caminho ideal para uma administração que pretende gerar um desenvolvimento local consolidado, ainda mais quando em torno de 45% de nossas atividades econômicas são realizadas por MEIs. Por isso estamos comprometidos em promover políticas públicas que potencializem as ações e o desempenho das empresas locais, pois esse é um gerador de emprego e distribuição de renda que beneficia toda sociedade”.




Segundo o prefeito Renato Bravo, essa vitória representa mais alguns passos no caminho do fortalecimento econômico do município. “O nosso trabalho à frente da prefeitura e, principalmente ao longo deste programa, está pautado na geração de trabalho e renda. Por isso, alcançar o primeiro lugar nos deixa muito felizes pois é o reconhecimento de um esforço feito pela nossa equipe para buscar essa meta para nossa cidade”, comemorou o prefeito.

O município de Nova Friburgo conta hoje com 26.012 empresas, sendo 11.360 MEIs, que equivalem a cerca de 45% dos negócios da cidade. O início do Programa Cidades Empreendedoras em Nova Friburgo se deu no dia 11 de agosto, quando o município deu o primeiro passo para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas.

Adicionar Comentario

Conferência Municipal de Cultura em Duas Barras

  • PDF

No dia 27 de março deste ano aconteceu a Terceira Conferência Municipal de Cultura de Duas Barras, na Sala de Cinema Cacá Diegues, com o tema: “A Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico em Duas Barras, no Estado do Rio e no Brasil”.

O vice prefeito e secretário de saúde Fabrício, representou o prefeito Luiz Carlos Lutterback e destacou em sua fala a importância da Conferência para o fortalecimento das políticas públicas na área cultural.

A abertura contou com a apresentação da Escola Municipal de Iniciação Musical Nilton José dos Santos, com a presença de autoridades, comunidade e representantes de instituições do município.

A palestra de abertura foi ministrada pela turismóloga Adriana Rocha. O painel expositivo dos eixos norteadores, ficou sob a coordenação de Edson Felipe, Geraldo Gilberto e Albertina Tavares. A Conferência no turno da tarde, promoveu a discussão acerca dos eixos, em que muitas propostas foram apresentadas, para que o município avance em suas etapas e efetive a criação do Sistema Municipal de Cultura.



Adicionar Comentario

Assinado convênio para transformar Raul Sertã em hospital universitário

  • PDF

O termo de cooperação técnica que pode transformar o Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, em um hospital universitário foi assinado entre a prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), na cidade vizinha de Teresópolis. O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, visitou a universidade e tratou do assunto com a reitora Verônica Albuquerque. A parceria deve durar dez anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ideia é oferecer a universitários das mais diversas áreas da saúde programas de estágio e residência médica com o corpo clínico do Raul Sertã e da Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro, ampliando, assim, a equipe de atendimento à população nas duas unidades regionais. Não foi divulgado prazo para início das atividades.  

“Vi no Renato a vontade de construir relações visando melhorias não só para Nova Friburgo, mas para toda a região, em meio a crise pela qual passa o estado, buscando qualificar a assistência à saúde com apoio do Unifeso em unidades de saúde como o Raul Sertã, por meio da transformação em mais um hospital-escola na região”, comentou a reitora.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Christiano Huguenin, da direção do Raul Sertã e da maternidade e assessores, Bravo conheceu, no dia 5 de abril, unidades da universidade, entre elas, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e se reuniu com outros representantes da instituição.

“Estou muito feliz por estarmos construindo uma parceria verdadeira, que vai trazer bons frutos não só para Teresópolis, mas para toda a região”, declarou o prefeito, apontando ainda o HCTCO como “uma referência, porque tem aliado a assistência, a pesquisa, o trabalho e o bom atendimento na saúde”.

Segundo o Unifeso, estão sendo constituídos grupos de trabalho para a definição de projetos específicos na área da atenção básica para a maternidade e o Raul Sertã. Também está sendo discutida a realização de um seminário sobre desenvolvimento regional, previsto para o segundo semestre deste ano em Nova Friburgo com empresários e representantes e instituições.



Adicionar Comentario

Agendamentos abertos para o Detran Presente de Duas Barras

  • PDF

Duas Barras será a 27ª cidade do estado a receber o mutirão. O atendimento será realizado em dois locais. O ginásio de esportes Maestro Sebastião José dos Santos será a sede do serviço de vistoria de veículos. Já os demais atendimentos vão acontecer no prédio da prefeitura. O cidadão poderá dar entrada na primeira e na segunda via de carteiras de identidade e renovar a Carteira Nacional de Habilitação, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran.

A cidade será o quarto município da Região Serrana a receber o Detran Presente. O mutirão já esteve em Petrópolis, Nova Friburgo e Carmo.

"O Detran Presente continua chegando a locais por onde ainda não havia passado. Duas Barras será mais uma cidade que receberá o mutirão. Queremos levar os serviços do Detran para o maior número possível de pessoas, com atendimento de qualidade e de forma desburocratizada", destaca Leonardo Jacob, presidente do Detran-RJ.

Os agendamentos já estão abertos e podem ser feitos no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo telefone 0800-0204040. Alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser marcados previamente. Primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço não necessitam de agendamento. No entanto, de acordo com a demanda para os serviços sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. 

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda via gratuitamente. Para o pedido. é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com essa comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e pedir a segunda via.  Também é necessário levar a cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.



O Detran Presente Duas Barras funcionará das 9h às 16h; as vistorias veiculares acontecerão no Ginásio de Esportes Maestro Sebastião José dos Santos. Os demais serviços serão realizados no prédio da prefeitura.

Adicionar Comentario

Pgina 1 de 366

         




Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado