Noticias

Enel Distribuição Rio inaugura ecoponto em Cantagalo

  • PDF



A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cantagalo, inaugurou o primeiro posto do Ecoenel da cidade. O ecoponto, que receberá materiais que podem ser reciclados e transformados em bônus na conta de luz, fica na Rua Chapot Prevost, no Centro.

O Ecoenel troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O programa contribui para a preservação ambiental, na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. Desde o início do projeto no estado do Rio, cerca de oito mil toneladas de resíduos foram transformadas em mais de R$ 1 milhão de bônus na conta de luz de 45 mil clientes da Enel Distribuição Rio.

“Queremos aumentar cada vez mais o engajamento dos nossos clientes em relação à reciclagem. Com a inauguração deste ecoponto em Cantagalo, tornamos a cidade ainda mais sustentável e ajudamos o cliente a adequar o valor da conta de luz ao seu orçamento mensal, por meio de bônus oferecidos a partir da entrega dos materiais recicláveis”, explica Odailton Arruda, responsável de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio. 

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de coleta e receber o cartão do Ecoenel. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. 

Criado em 2007, o programa social e ambiental da Enel estimula a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia nos estados do Rio, Ceará e Goiás, onde a companhia atua por meio das distribuidoras Enel Distribuição Rio, Enel Distribuição Ceará e Enel Distribuição Goiás. Apenas no Rio, o Ecoenel conta atualmente com 63 pontos de coleta, entre fixos e móveis, em oito municípios da área de concessão da companhia. 

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto: papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante.

A Enel Distribuição Rio, uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 3,01 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social que é baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.



Adicionar Comentario

Autoridades de saúde alertam sobre cuidados com a dengue

  • PDF



Segundo informações do IBGE, baseadas no último recenseamento, Cordeiro possui 21.158 habitantes. Em virtude do número de residências, existem situações que precisam ser observadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aaegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, entre outras.

Com a iminente chegada das chuvas, são intensificadas também as campanhas para evitar esses que são considerados problemas graves de saúde pública. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Cordeiro coordena as visitas domiciliares para tratamento e eliminação de focos, com a presença dos agentes de endemias em pontos estratégicos cadastrados regularmente, atualizados e tratados. O controle do vetor é realizado através varreduras nos bairros, obedecendo ao cronograma de ação.

Contudo, os agentes fazem um apelo aos moradores, já que a participação deles é fundamental para minimizar o surgimento do mosquito e, consequentemente, das doenças. O pedido é para que os cordeirenses separem alguns minutos do dia para vistoriar a casa, especialmente após as chuvas, para evitar o acúmulo de água e a proliferação das larvas. “Quando forem viajar para outras cidades ou regiões, utilizem repelentes para evitar que haja casos adquiridos fora de Cordeiro”, orienta um agente.

“É preciso nos conscientizar que o controle do mosquito é responsabilidade de todos nós: órgãos públicos, associações de moradores, clubes e segmentos religiosos, enfim, de toda população. A prevenção continua sendo a melhor maneira de lutarmos contra esses males”, colocou a secretária de Saúde, Vânia Huguenin.

Confira dicas de prevenção: evite acúmulo de água, o mosquito coloca seus ovos em água limpa; coloque tela nas janelas para proteger sua família; ponha areia nos vasos de plantas, pois ela conserva a umidade e evita que o prato se torne criadouro de mosquitos; seja consciente com seu lixo; disponha desinfetante nos ralos de cozinhas e banheiros; limpe as calhas, piscinas e aquários; use inseticidas e larvicidas, que têm eficácia comprovada; e reavalie o uso de repelentes, principalmente em viagens ou locais com muitos mosquitos.



Adicionar Comentario

Empresários, artistas, entidades, instituições e poder público promovem revitalização da Praça do Suspiro

  • PDF



Evento é consequência do Urban Hacking, iniciativa realizada em junho pelo Sebrae que tem como proposta deixar legado de transformação urbana para Nova Friburgo

No dia 25 de setembro (terça-feira), a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, será o cenário da inauguração de revitalizações que resultam da união de artistas, empresários, administração municipal, entidades e instituições cujo interesse é o de promover a melhoria dos espaços públicos e da qualidade de vida dos habitantes locais. A iniciativa é decorrente do Urban Hacking, evento realizado no dia 24 de junho, pelo Sebrae/RJ, que visa a intervenção dos espaços públicos para proporcionar maior interatividade e integração entre turistas e moradores, com a cidade.

A cerimônia, que é aberta ao público em geral, acontecerá a partir das 17h30 e contará com a inauguração dos seguintes itens na Praça do Suspiro:
- Luz da Cruz no Morro do Teleférico;
- Iluminação da Fonte do Suspiro e da Praça dos Trovadores;
- Painel de Mosaicos: “Multiplicidade de Encantos e Tradições: Florindo Nova Friburgo”
- Jardim e Painel com NF.

Vale lembrar que, durante a realização do Urban Hacking, em junho, na Praça do Suspiro, algumas ações de melhoria já haviam sido tomadas, entre as quais: a revitalização dos jardins da praça, a colocação de bancos de madeira e o parque infantil.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, a ideia de realizar o Urban Hacking em Nova Friburgo faz parte de um projeto ainda maior, que é o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), cujo objetivo é alavancar o setor de Turismo de algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro. “Em julho de 2017, o Sebrae/RJ fez o lançamento do DTI e o município de Nova Friburgo foi contemplado para implementar o projeto no estado. Desde então, diversas ações estão sendo desenvolvidas por grupos de trabalho compostos por empresários que fazem parte da cadeia do Turismo, parceiros, lideranças locais e o poder público. Dentre as ações desenvolvidas no âmbito do DTI, podemos destacar o Urban Hacking, realizado em junho deste ano, e que desenvolveu atividades de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento, promovendo ao mesmo tempo algumas mudanças na Praça do Suspiro, local escolhido por ter um grande fluxo de turistas, da população local e que estava carente de uma revitalização dos jardins e dos demais espaços”, explica.




Ainda segundo Fernanda Gripp, os grupos de trabalho do projeto Destinos Turísticos Inteligentes estão divididos em quatro grandes eixos: Governança, Tecnologia, Experiência e Sustentabilidade, envolvendo aproximadamente 60 pessoas atuantes nas ações previstas.

Somente através da parceria dos empresários do entorno da Praça do Suspiro com o poder público, artistas locais e diversas instituições da cidade, é que foi possível desenvolver um projeto de revitalização do local.

A revitalização também ganhou outra parceira importante a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), que adotou a Praça do Suspiro junto a Prefeitura Municipal para dar continuidade das ações do projeto: “Vamos Florir Nova Friburgo”, coordenado pela entidade.

Além do Sebrae/RJ e ACIANF, também colaboram com as iniciativas de revitalização da Praça do Suspiro o SESC/Nova Friburgo, os artistas do Mosaicos Portella, a empresa Teleférico do Suspiro, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, entre outros.



Adicionar Comentario

Formação para professores do ensino médio integral com ênfase em empreendedorismo

  • PDF

No dia 28 de agosto de 2018, (quarta-feira), a UNIVERSEEDUC promoveu o curso de Formação para Professores do Ensino Médio Integral com ênfase em Empreendedorismo. O evento foi realizado pelos professores formadores: Jallinne Berriel, Isabel Cristina Rohem, Fábia Rohem, Iara Ferreira, Cláudia Lessa e Anselmo Biasse que fazem parte da equipe do Polo Avançado de Formação (PAF) de Itaocara/RJ.

A formação ocorreu em duas escolas da região, o Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, em Santo Antônio de Pádua/RJ e o Colégio Estadual Deodato Linhares em Miracema/RJ, as unidades escolares pertencem à Regional Noroeste Fluminense da SEEDUC/RJ com sede em Itaperuna/RJ.

Os formadores Jallinne, Cláudia e Anselmo com os professores no C.E Almirante Barão de Teffé.

O encontro teve como objetivo contribuir para a consolidação do aprimoramento das metodologias e práticas de formação do Programa de Fomento à Educação Integral com Ênfase em Empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho.



Adicionar Comentario

Representante de Macuco vence Concurso Rainha Exposição 2018

  • PDF



O tradicional concurso da Rainha da Exposição de Macuco, realizado no dia 7 de setembro, superou a expectativa em público. Organizado pelo promoter e diretor de Turismo Maurício Góes, o evento reuniu representantes de seis municípios da região; Macuco, Cordeiro, Bom Jardim, Sumidouro, Duas Barras e Trajano de Moraes.

O corpo de jurados escolheu a representante do município de Macuco, Karina Souza rainha da Exposição de Macuco 2018. Ela conquistou 294 votos dos jurados.

O diretor de turismo, Maurício Góes enfatizou sua satisfação na realização do concurso.

“Manter esta tradição é um orgulho para mim e equipe. Agradeço em especial ao prefeito Bruno Boaretto pelo fundamental apoio e também a toda minha equipe, um agradecimento especial ao Edwandro, parceiro na organização”, concluiu.




O resultado final do concurso foi o seguinte: primeira colocada, Karina Souza, de Macuco, com 294 pontos. A primeira princesa foi Maria Vitória, do município de Duas as Barras, com 293 pontos. A segunda princesa foi Pietra Emmerick, da cidade de Bom Jardim, com 278 pontos.

Pela contagem de pontos, dá para perceber que a vitória de Karina foi apertada, pois a diferença foi de apenas um ponto em relação a segunda colocada, a representante de Duas Barras, Maria Vitoria, que teve 293 pontos.



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 382





Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado