Esporte

Pista de parapente em serra das almas recebe melhorias da prefeitura de Trajano

  • PDF

De olho no turismo esportivo e radical, a prefeitura de Trajano de Moraes, da mais um passo importante em prol ao desenvolvimento socioeconômico da cidade. O pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, foi prontamente atendido pela secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que realizou a limpeza do acesso ao local. O acesso a pista de decolagem de parapente foi totalmente limpo e recuperado.

Os pilotos mais experientes garantem que a rampa de decolagem em Trajano de Moraes, informa que Serra das Almas tem o melhor potencial térmico do estado, assim apresentando maior vôo de sustentabilidade no ar. “Eles procuram o local por ter uma vista bonita, segurança e de fácil acesso. A gente começou essa limpeza para abrir portas para o esporte que  chamamos de radical. Desta forma estamos incentivando o turismo na cidade e região”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Ralph Moreira.

A altitude do local chega a cerca de 1035 metros, com um desnível de 650 metros. O acesso para quem saí da cidade de Bom Jardim, por exemplo, basta seguir 30 quilômetros pela Rodovia Estadual – RJ 146. “O acesso é fácil. Na estada é possível ver uma placa grande de parapente. Neste local é só virar a direita e seguir mais dois quilômetros”, explicou Ralph.

Saindo do Centro de Trajano de Morais são aproximadamente 31 quilômetros. “A estrada é toda asfaltada, porém os últimos 150 metros é em terra, somente para carros 4×4. Opção de caminhada de menos de 5 minutos. Deixamos o local totalmente limpo e pronto para uso. Quero agradecer aos funcionários que mais uma vez abraçaram essa empreitada em prol de Trajano de Moraes”, agradeceu o secretário.

A decolagem no local é feita por rampa natural, com pouso restrito logo abaixo da rampa. “Em Serra das Almas a possibilidade de voo é o ano todo. Nossa meta será manter o local sempre limpo e com acesso fácil para os amantes do esporte. Estamos fazendo nossa parte. Agora contamos que os usuários façam a deles que  é manter o local limpo”, acrescentou.


Adicionar Comentario

Nova Friburgo conquista 6 medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

  • PDF

Três alunos do SENAI Nova Friburgo, foram medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017, maior torneio de educação profissional da América Latina. A cidade teve seis medalhistas nesta fase da competição; em todo o estado, foram 72 estudantes premiados.

Segundo Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, o ponto principal da Olímpiada é contribuir para a formação profissional dos estudantes. “Por meio da educação, podemos mudar uma comunidade, um estado e um país. Estamos fazendo o possível para universalizar o acesso ao conhecimento, ajudando no aprimoramento contínuo de nossos alunos”, afirmou.

 Os premiados de Nova Friburgo foram: Hélter Coelho da Rocha, ouro na categoria Tornearia CNC; Nataliane Procópio e Joyce Paulo André, ouro e prata em Confecção de Roupas, respectivamente; e Cecília Pinto de Souza, Ingrid Hottz e Thais Lopes Morete, respectivamente ouro, prata e bronze em Tecnologia da Moda.

Hélter, campeão em Tornearia, tem 17 anos e esse é o primeiro curso que faz no SENAI. Para o jovem, participar e vencer a competição trouxe mais empolgação para os estudos. “Agora vou me dedicar e buscar uma carreira para estudar na faculdade. Esse é apenas o começo”, afirmou. O coordenador de Educação Profissional do SENAI Centro, Gil Mairon da Silva, afirma que a premiação demonstra a qualidade da escola na formação de um profissional que é essencial para o desenvolvimento da indústria metalomecânica na região.


Milena Cariello, coordenadora de Educação Profissional no SENAI Espaço da Moda, reitera a relevância da conquista, já que outra vocação friburguense é a indústria da moda. “A Olimpíada é um instrumento que mede o aluno, mas também a escola. Esse resultado mostra que o SENAI Espaço da Moda consegue mostrar na prática a performance do aluno, que está sendo capacitado para o mercado”, explicou.

O objetivo da Olimpíada do Conhecimento é descobrir talentos e formar profissionais em nível de excelência. O torneio é também um instrumento de avaliação constante das ações educativas do SENAI Rio, cujo objetivo é atender as necessidades de mão de obra qualificada da indústria. No total, 560 alunos de 28 unidades do SENAI do estado do Rio competiram na etapa escolar, dos quais 172 participaram na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em 16 modalidades poderão, conforme critérios do regulamento, participar de treinamento para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para definição dos representantes do SENAI Rio.


Também como parte do torneio, foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos, definidas estrategicamente de acordo com o mercado de trabalho do Rio de Janeiro, processo alinhado ao SAEP (Sistema de Avaliação de Educação Profissional), que mede a qualidade de ensino do SENAI em todo país.

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: “Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.

O evento de premiação da Olimpíada do Conhecimento 2017 aconteceu em 5 de outubro, na sede do Sistema FIRJAN na capital fluminense.



Adicionar Comentario

Colégio Zulmira Torres classifica em primeiro no Tapembol

  • PDF

O Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, de Cantagalo, participou do projeto “ O Tapembol na minha escola”. Incentivados pelos professores Danielle Mulin e Vítor Dias, os alunos descobriram esta nova modalidade de esporte, que envolveu a todos, a ponto de o colégio ter sido escolhido como representante nacional da edição do projeto/2017.

“O colégio participou deste projeto - O tapembol em minha escola - , no qual os professores incentivaram os alunos a aprenderem esta nova modalidade de esporte. Depois, o colégio participou do concurso com outras escolas. Quem entrasse na página e curtisse, ajudava a propagar o esporte e dava uma força para o colégio... Fomos a escola com mais curtidas”, informou a professora Rafaela Mello.

 O Tapembol é um esporte de quadra, com seis componentes em cada time, onde o jogador utiliza uma mão aberta, dando um ou dois toques na bola, sem segurar e de forma alternada, com o objetivo de fazer gol no time adversário. Ele é praticado com uma bola própria para crianças e outra para adolescentes, no mesmo espaço utilizado para realização do futsal. A quadra possui ainda algumas particularidades, que são os pontos de vantagem (são quatro, ficando dois em cada linha lateral da defesa e dois no ataque, o qual é utilizado para cobranças de vantagens e trocas em substituições), a expansão da área (são as laterais esquerda e direita do gol, onde o goleiro atua como jogador, podendo dar até dois toques na bola) e a vantagem de área (cobrança feita por dois jogadores, na área, somente contra o goleiro), que dão características dinâmicas ao jogo.

As equipes são compostas por seis participantes de cada lado sendo classificados como um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. O tapembol é um jogo criado no espaço escolar, de forma coletiva, cuja maneira de vivenciar se baseia inicialmente em dar tapas na bola entre os participantes, trocando passes até o objetivo do gol. Outro fator característico do jogo, é que os fundamentos permitem somente até dois toques por vez, limitando em um ou dois o contato com a bola antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que cada um precise de todos, tornando ilimitada a participação efetiva de seus componentes. O jogo foi criado pelo professor de educação física Marco Aurélio Cândido Rocha.


Adicionar Comentario

Ipituna ganha Campeonato de Futebol em São Sebastião do Alto

  • PDF

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2017 de São Sebastião do Alto, teve a final no último dia 24 de setembro, entre as equipes do Ipituna e Cabeceiras. A equipe do Ipituna venceu o jogo por 1 a 0, conquistando o título do campeonato.

Este resultado que culminou com a vitória da equipe de Ipituna se refere ao primeiro quadro. Já o segundo quadro, a disputa foi entre as equipes de Lagoa e Itipuna, que também foi vencido pelo time de Ipituna nos penaltis por 5 a 4.

A partida foi realizado no Estádio do Valonense Futebol Clube, em Valão do Barro. O campeonato foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião do Alto, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com apoio da empresa Saf Assistêncial.

O árbitro da partida principal foi Leandro de Lima e Silva, membro desde 2009 da Federação de Esportes do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), e mestrado em ciências do esporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Com a conquista do título deste ano, o time de Ipituna é tetracampeão em São Sebastião do Alto, pois conseguiu quatro títulos no município.

O atual prefeito de São Sebastião do Alto, Tavinho Rodrigues, participou da entrega de troféus, vibrando junto dos jogadores de Ipituna.



Adicionar Comentario

Jogo beneficente em Bom Jardim arrecada alimentos

  • PDF

O município de Bom Jardim foi palco no dia 25 de junho, de  um torneio beneficente no Campo de Futebol do Palmeirinha, localizado no quarto distrito. 


Os times participantes foram Central Norte FC, Nova  Aliança FC, Palmeirinha FC, Santo Antonio FC, Salinas FC, De Salto na Area FC e Barra Dos Passos FC.



Com o faturamento da rifa, barraca e o brinquedo, totalizou R$ 3.629,30.

O que foi arrecadado foram doados para as entidades Santa Lucia, São Vicente e famílias carentes do município.
Na parte esportiva os resultados foram o seguinte: no masculino, Palmeirinhas venceu Nova Aliança por 3 a 1; o time do Santo Antonio derrotou o Salinas por 4 a 2; e a Nova Ali-ança empatou por 1 a 1 com a Central Norte.

Já no feminino, a equipe do Salto na Área derrotou por 2 a 1 o time do Barra dos Passos.
Todos os participantes do Torneio receberam troféus.

Adicionar Comentario

Árbitro da CBF recebe homenagens em Macuco

  • PDF
O vereador Diogo Latini homenageou com um Título de Cidadão Macuquense o árbitro da CBF, Marcelo de Lima Henrique, na Sessão Solene que aconteceu em Macuco, no dia 23 de junho, no Macuco Esporte Clube.

Marcelo foi árbitro da FIFA por 7 anos e da CBF por 23 anos, arbitrando 11 finais de campeonatos no Rio de Janeiro e 23 finais de Campeonatos Estaduais pelo Brasil, com atuação em jogos das eliminatórias da Copa do Mundo.

O árbitro já esteve em Macuco em outras ocasiões, inclusive atuando em jogos de futebol profissional da Festa de São João Batista, realizando palestras para árbitros da Liga Desportiva de Macuco e em projetos sociais, como a Escolinha de Futebol e Cidadania do Léo Moura.


Para o vereador Diogo Latini (PMDB), a homenagem foi uma forma de agradecimento e reconhecimento por tudo que o Marcelo fez e tem feito pelo futebol macuquense.

Adicionar Comentario

Exercícios e convívio social para mais de 100 idosos no Carmo

  • PDF

O presidente da Câmara de Vereadores do Carmo, Romerito Wermelinger, vem mantendo um belíssimo projeto social voltado para os idosos do município. O ‘60+ Terceira Idade com qualidade’ nasceu a partir de uma ação que o Governo do Estado, através da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de vida, promoveu entre 2013 e o final de 2014.

Enquanto o executivo estadual mantinha a iniciativa, todos os distritos recebiam ramificações do projeto, chegando a atender 400 idosos. Apesar de não ter condições de arcar com os polos distritais, após o governo cortar a verba, Romerito Wermelinger decidiu que era importante permanecer com o núcleo na sede.

Ao terminar a subvenção em 2014, eu não poderia deixar o projeto acabar e venho mantendo esta iniciativa desde então. Infelizmente, eu não tinha condições de continuar com o projeto nos distritos, então centralizamos na sede”, contou o presidente do legislativo carmense.

Atualmente, o projeto atende cerca de 120 idosos, de segunda a sexta-feira, no parque em frente à quadra Ciro Vieira, das 06:30 às 08:30 da manhã. O ‘60+ Terceira Idade com qualidade’ é acompanhado diariamente por profissionais capacitados e está aberto a todos que queiram participar.

Este projeto é importante para a convivência social e para a melhoria física, através dos exercícios e alongamentos. Com isso, buscamos uma melhor qualidade de vida e esta experiência é levada para dentro de casa, para o convívio familiar”. Explicou o vereador.

Atualmente a ação promove uma média de dois eventos por ano, além das comemorações mensais de aniversário e dos festejos de dia das mães e de natal. Romerito vem mantendo o projeto da melhor maneira possível, dentro das suas possibilidades financeiras e contando com os apoiadores.

A gente espera que o Estado volte a apoiar o Projeto para que possamos retornar com todo o gás, expandir e proporcionar mais eventos. Nunca deixamos de realizar as festas, comemorações e passeios, com nossos recursos e contando com a ajuda dos idosos, mas queremos proporcionar ainda mais experiências para os participantes”, disse Romerito, e ainda concluiu: “Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos. Este é o objetivo do nosso trabalho, melhorar a qualidade de vida para alcançarmos o futuro da melhor maneira possível”.




Adicionar Comentario

Escolinha de Duas Barras vence Copa de Futsal

  • PDF
Classificadas para a disputa final da Copa de Futsal Euclides da Cunha 2017, no município de Cantagalo, as equipes, Sub 8 e Sub 9, da Escolinha ‘Carlinhos 10’ do distrito de Monnerat, trouxeram o troféu maior para casa, no último dia 11 de junho.

Com gols de Bernardo Stutz e Luiz Felipe, a equipe Sub 8, venceu o time da Escolinha Léo Moura de Macuco, por 2 a 0.

Enfrentando o time da casa - Escolinha do Tio Alex - a equipe Sub 9 revelou o artilheiro da categoria, Kerlon, que na partida cravou três gols para o time, garantindo um placar final de 3 a 1 para a equipe do município de Duas Barras.

Ainda no domingo, a Sub 11, conseguiu o segundo lugar da categoria em um jogo de empate que foi decidido nos pênaltis, contra a Escolinha do Tio Alex de Cantagalo, que ficou com o título.


Adicionar Comentario

Pgina 1 de 103

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado