Geral

Deputada promete apoio para o Estado libera R$ 600 mil para terminar obras do Hospital em Macuco

  • PDF



Pela primeira vez na cidade de Macuco, a deputada estadual Marina Rocha, percorreu diversos pontos da cidade, no último dia 2 de maio. Sua primeira agenda foi com o prefeito Bruno Boaretto na prefeitura. Na conversa, a deputada ouviu as demandas da cidade e se prontificou em ajudar a resolver a liberação da verba, junto ao governo estadual, de cerca de R$ 600 mil, divididos em duas parcelas, que faltam para terminar o Hospital Municipal. A deputada aproveitou a oportunidade e foi ver de perto as obras do Hospital Municipal, do Cantinho da Criança e da Unidade de Pronto Atendimento, ao lado do prefeito e dos vereadores Diogo Latini.

Logo após, a deputada foi convidada a conhecer a Câmara Municipal de Macuco, à convite do Vereador Diogo Latini, onde também se encontrou com o vereador Cássio Daflon e servidores da casa.




Ainda em Macuco, a deputada Marina Rocha foi conhecer a Cooperativa de Leite Macuco, onde viu como é a produção e teve a oportunidade de conversar com o presidente Silvio Marini, parabenizando-o pelo brilhante trabalho a frente da empresa que completará 80 anos no próximo mês.

A visita da deputada Marina Rocha, teve como objetivo principal, entregar pessoalmente ao vereador Diogo Latini, uma indicação parlamentar onde solicita ao DER, uma análise e instalação de redutores de velocidade na RJ-116, na altura do km 134, altura do Posto Lambari, em Macuco, onde a incidência de acidentes, é frequente.



Adicionar Comentario

Turismo de Trajano de Moraes ganha destaque durante Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense

  • PDF



Palestras, debates e desenvolvimento de estratégias fazem parte da programação. Assim foi o vento que promoveu ações de cooperação técnica, de qualificação profissional e de integração regional, para o desenvolvimento sustentável do turismo do Estado do Rio. O secretário municipal de Turismo de Trajano de Moraes, Tiago Pecly e parte de sua equipe participaram do encontro no Rio de Janeiro. A ação trata-se do I Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense e foi realizado, pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado.

Pela manhã foram apresentados os resultados dos estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, material produzido pelo TCE, e informações consolidadas do Plano Diretor de Turismo do Estado, apresentado pela Setur-RJ e pela Uerj. Em seguida, debatidas as ferramentas do marketing turístico e programas e projetos do Ministério do Turismo.

“O turismo de curtas distâncias vem crescendo muito em diversas partes do mundo, e a gente tem buscando criar formas de fazer com que esse tipo de ação de certo em Trajano de Moraes. Vamos explorar esta modalidade, divulgando o potencial turístico de nossa cidade. Em trajetos criados por nossa equipe é possível ver as belezas das fazendas históricas da época do Café, e ou passear pelas diversas cachoeiras”, explica Tiago.

À tarde, foi apresentado o “Programa de Excelência em Gestão Pública do Turismo Fluminense” e um painel de “Proposição de Ações Resultantes da Análise dos diagnósticos apresentados”. Logo depois realizada uma elaboração coletiva das estratégias de desenvolvimento do turismo nas regiões e municípios fluminenses.

“Durante minha gestão, a ‘menina dos olhos’ será o destaque na grande diversidade de nossa região. A ideia é ajudar a divulgar com  folhetos aos visitantes sobre as peculiaridades de cada lugar, com sugestões de roteiros, hotelaria, gastronomia, cultura e lazer. Umas das medidas, que será de muita importância, é treinar a mão de obra local para atuar no setor”, disse.

O Seminário reuniu ainda representantes de prefeituras do interior do Estado, de órgãos municipais de turismo, do trade, de instituições de ensino, além de conselhos municipais e regionais de turismo. O simpósio começou 8h30, no auditório do TCE, na Praça da República, nº 54, Centro.

“Trajano de Moraes tem um potencial turístico incrível e também é considerada a grande porta de entrada quando o assunto é turismo de cidades vizinhas. Sabemos da importância deste projeto para nosso interior e temos que aproveitar todo o potencial atrativo que nosso município pode oferecer principalmente na zona rural” afirmou.



Adicionar Comentario

Guarda Municipal de Trajano intensifica a ronda nas escolas da rede

  • PDF



As escolas de Trajano de Moraes ganharam um importante reforço na segurança. A Prefeitura Municipal, através da Guarda Municipal, desenvolve desde o ano passado o projeto Patrulha na Escola. Os guardas municipais ajudam no controle do trânsito, reforçando a segurança durante a travessia dos estudantes, pais, funcionários e pedestres em geral. A Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, recebe o apoio por estar localizada em uma via de grande fluxo, fica às margens da Avenida Castelo Branco, no Centro – próximo a Praça Nilo Peçanha

Os pais se sentem mais seguros com a presença dos agentes todos os dias. “A presença da Guarda Municipal garante maior segurança para as crianças e também para nós próprios pais. É um trabalho maravilhoso. Com a presença deles ficamos mais descansados, porque só nós os carros não respeitam. Infelizmente, os condutores não respeitam uma faixa de segurança. É um desrespeito só. Com a Guarda Municipal fica diferente”, disse um deles.




O comandante da Guarda Municipal, Adilson Vieira, explicou que esse auxílio, que é realizado principalmente nas escolas que se encontram em vias de grande movimento, como é o caso da Avenida Castelo Branco ajuda muito. “A Guarda Municipal atua diariamente com as Rondas Escolares em várias unidades de ensino da rede municipal. A Patrulha também está apta para atender as demais escolas da rede oficial de ensino. 

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliandro Garcia, o objetivo da Patrulha Escolar é cuidar da segurança nas escolas, garantir a tranquilidade na comunidade escolar, além de monitorar o horário de entrada e saída dos alunos. “A patrulha também atua quando há alguma ocorrência no serviço de proteção ao patrimônio público municipal, bem como, auxiliando as demais equipes da Guarda Municipal e aos guardas municipais lotados nos postos de serviços”, comentou Eliandro. Com a Ronda Escolar ativa, a sensação de segurança também toma conta dos alunos.



Adicionar Comentario

Governador se reúne com os conselhos estaduais no Palácio Guanabara

  • PDF



O governador Wilson Witzel se reuniu, no dia 22 de maio, com os 11 conselhos estaduais do Rio de Janeiro vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Com o intuito de reafirmar o compromisso do Estado em dialogar com a sociedade civil, o encontro, no Palácio Guanabara, serviu para elaborar agendas propositivas que possam balizar as políticas públicas governamentais.

"A participação da sociedade civil é muito importante para que possamos dialogar sobre as políticas públicas. O povo do Rio de Janeiro já está percebendo a mudança da gestão, com uma pauta mais inclusiva, transparente e ética. Nosso governo trabalha com o resgate da cidadania do estado", disse Witzel.

Esta é a primeira vez que o líder do Executivo recebe os conselheiros que ficam à frente das pautas do desenvolvimento social e dos direitos humanos.

"Temos o dever de ouvir a sociedade enquanto Estado, pois somos responsáveis pela execução das políticas públicas. Os conselhos nunca tinham recebido o convite para se reunir com um governador. Por isso, este é um marco da nossa gestão", afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes.


Algumas propostas dos conselhos:

Entre as propostas apresentadas pelos conselhos está a revitalização do Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Apresentada pelo Conselho Estadual para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI), a ideia seria transformar o local em um centro de referência da pessoa idosa, além de aprimorar a rede de combate aos maus tratos aos idosos com treinamento dos profissionais da rede de saúde para identificar sinais de violência.

Outra pauta levantada pelo Conselho Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR) é o aumento dos casos de intolerância religiosa no estado, principalmente na Baixada Fluminense. Segundo os representantes do conselho, as religiões de matriz africana são as mais atingidas, correspondendo a cerca de 80% dos ataques.

Maria de Fátima da Silva, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), elogiou a iniciativa.

"Neste encontro, tivemos a oportunidade de expor nossas propostas e demandas para o bom funcionamento e a efetivação das leis dentro do que preconiza a Constituição Federal. Os conselhos têm como prioridade a promoção das políticas públicas de Estado", explicou.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), Luiz Eduardo Oliveira, também aprovou o encontro inédito.

"Essa iniciativa, de nos reunir com o governador e a secretária, é primordial. O combate ao racismo e à violência religiosa é prioridade, e sendo política de Estado é a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos resgatando a cidadania", ressaltou. 

Outros conselhos participaram do encontro: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH); Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND); e Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT).

"Essas reuniões periódicas com o governador e a secretária Fabiana Bentes mostram que ambos estão abertos às nossas demandas, e que iremos trabalhar em parceria", disse Fátima Furtado, presidente do CELGBT, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual. 



Adicionar Comentario

Caminhos do Imperador é realizado em Boa Sorte

  • PDF


Neste final de semana, foi realizado mais um passeio do “Caminhos do Imperador”, em Boa Sorte, distrito de Cantagalo, com a participação de visitantes de Nova Friburgo. 

“Realizamos com muita alegria nesse último sábado, mais uma edição do passeio Caminhos do Imperador. O circuito contou com um almoço incrível na Fazenda do Sossego além de várias apresentações durante todo dia. Não perca a oportunidade de conhecer nosso circuito e se deliciar com nossa História!”, afirmaram nas redes sociais, os organizadores do evento.

Já o professor Douglas Rosa de Souza, que também participa do projeto comentou sobre esta realização: “Nem a chuva conseguiu atrapalhar nossa encenação na “Pedra do Chapéu” hoje para receber nossos turistas no Caminho do Imperador!”.



Adicionar Comentario

Prefeito de Carmo tem garantia do vice-governador, que Estado irá restaurar rodovias

  • PDF



O atual vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva garantiu ao prefeito de Carmo, Cesar Ladeira que três rodovias serão restauradas.

“O prefeito Cesar Ladeira que é um batalhador, esteve aqui hoje batalhando pela região. Hoje ele veio pedir para as obras das RJ 144, RJ 158 e RJ 160. Eu tenho uma boa notícia para ele: estas três estradas vão entrar em obras já, as licitações estão em fase de conclusão, as obras começarão emergencial em breve, e vamos virar este jogo”, garantiu o prefeito.

Nas redes sociais o assunto mais uma vez repercutiu muito, pois alguns acharam que as autoridades estaduais não deram uma informação mais concreta.

Responsável pela conservação de quatro estradas nao pedagiadas que cortam Nova Friburgo (a Serramar, a Terê-Fri, a RJ-150 e a RJ-148), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai receber R$ 120 milhões do Detran-RJ.

Os recursos serão utilizados na recuperação de seis mil quilômetros da malha rodoviária do estado, incluindo  pavimentação de rodovias, restauração e recuperação de pontes, passarelas e viadutos, sinalização e manutenção corretiva e também na ação preventiva. 

O convênio foi assinado pelo governador Wilson Witzel e os presidentes do Detran-RJ, Luiz Carlos das Neves, e do DER, Uruan Cintra de Andrade.

Segundo o governo do estado, a transferência foi possível porque a atual gestão do Detran-RJ economizou R$ 200 milhões após revisar contratos fechados no passado. “Importante frisar que a economia foi feita sem prejudicar as operações do departamento”, ressaltou Neves.

As obras, que ficarão a cargo do DER-RJ, serão iniciadas ao longo de 2019.

Em Nova Friburgo, podem ser beneficiadas as rodovias RJ-142 (Serramar), que liga Mury a Casimiro de Abreu, a RJ-130, que liga Friburgo a Teresópolis, a RJ-148 (Friburgo-Carmo) e a RJ-150 (Friburgo-São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim).



Adicionar Comentario

DER fará melhorias em estradas com R$ 120 milhões do Detran

  • PDF



Em cerimônia realizada no Palácio Guanabara no dia 16 de maio, o governador Wilson Witzel assinou uma portaria prevendo um repasse de R$ 120 milhões do Detran-RJ para o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem). Os recursos serão usados para a manutenção, restauração e recuperação de grande parte da malha rodoviária do Rio de Janeiro. No evento, o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, ressaltou a importância da transferência para a vida dos cidadãos fluminenses: “Esses recursos serão usados na manutenção das nossas estradas de todo o estado. Estamos fazendo um plano de prioridades para saber as que se encontram em situação mais emergencial. Mas é nosso compromisso contemplar todas as regiões. Foram anos sem nenhum tipo de manutenção em grande parte delas. Nesta nova gestão, queremos reativar nossas usinas de asfalto quente e frio e, no período de dois anos e meio, sinalizar grande parte das rodovias vertical e horizontalmente. A ideia é começar as obras de melhorias em 30 dias.”

Os recursos repassados vieram da economia de R$ 200 milhões que o Detran-RJ obteve  com a  revisão de contratos, feita desde o início desta gestão. Segundo Uruan, este racionamento do governo do estado pode ser ainda maior, já que o DER-RJ está adotando medidas, como o pregão eletrônico, para contratar os serviços de conservação.  As obras serão iniciadas ao longo do ano e contemplarão todas as regiões fluminenses.

“Quero parabenizar o presidente do Detran-RJ pelo trabalho apresentado, pelo resultado obtido com o fim da vistoria, o combate à corrupção e a criação do Detran Seguro, que tem obtido resultados excepcionais”, avaliou o governador Wilson Witzel.

De acordo com a Portaria Conjunta Detran.RJ/DER-RJ, assinada pelos presidentes dos dois órgãos na presença também do vice-governador Cláudio Castro, os repasses financeiros acontecerão até o segundo dia útil de cada mês, seguindo o cronograma de desembolso.

O DER-RJ, por sua vez, encaminhará um relatório trimestral ao Detran-RJ sobre a execução das obras.

“No Detran, todos os nossos diretores são servidores e técnicos que economizaram esse dinheiro para reinvestir no estado. Vamos ajudar a salvar vidas, a melhorar as estradas para quem precisar se deslocar para trabalhar. É o governo trabalhando em equipe. Vemos a transformação de órgãos que já estiveram em páginas policiais e que hoje começam a se tornar referência em gestão pública”, frisou o vice-governador do Rio, Cláudio Castro.

Para o presidente do Detran-RJ, Luiz Carlos das Neves, essa iniciativa é um importante retorno para a população do uso dos recursos públicos. “Nada disso aconteceria sem o apoio do governador e do vice-governador. Essa iniciativa é uma satisfação à sociedade, utilizando o recurso com responsabilidade e transparência para a segurança no trânsito. Com o trabalho de todos os servidores do Detran, conseguimos avançar e estamos virando o jogo”, afirmou Neves.



Adicionar Comentario

Governo anuncia curso técnico de Guia de Turismo em escola estadual

  • PDF



O Governo do Estado anunciou, no dia 20 de maio, a implementação do curso Técnico de Guia de Turismo, que será oferecido no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. A iniciativa será desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Witzel.

"Costumo dizer que o turismo é o novo “petróleo” do Estado do Rio. Temos o planejamento de trazer, até 2022, mais de 4 milhões de turistas e, para isso, vamos precisar de profissionais especializados neste setor. Portanto, vamos gerar oportunidades de ensino para que tenhamos esses profissionais qualificados oriundos da rede estadual de Educação", disse o governador Wilson Witzel.

O curso será dividido em quatro módulos: Básico, Agência, Hotelaria e Guia de Turismo. As aulas serão no período noturno. O conteúdo é variado, com disciplinas de Geografia Aplicada ao Turismo; Turismo e Sociedade; Técnicas de Comunicação e Expressão; Fundamentos da História da Arte; Roteiros Brasileiros; Tecnologia Aplicada ao Turismo; Administração; Relações Humanas; além de Espanhol, Inglês e Francês.

"O curso é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, para quem quer mudar de profissão e acreditamos que terá uma boa procura, principalmente por ser ofertado em uma das cidades mais turísticas do mundo", disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes. 

Para ingressar no curso de Guia de Turismo, o candidato deve ter Ensino Médio completo. Depois de formado, o estudante poderá trabalhar em agências de turismo, feiras de eventos, hotéis, pousadas, albergues, entre outros lugares.

"O curso de Guia de Turismo é uma porta que se abre para muita gente que tem aptidão, que tem vocação, mas, no entanto, não tem condições financeiras para isso. Essa será uma conquista importante para o turismo do Rio de Janeiro. Nós, da Secretaria de Turismo, juntos com a Secretaria de Educação, vamos nos empenhar para resgatar esse curso", ressaltou o secretário de Turismo, Otavio Leite.



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 452

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado