Geral

Cantagalo recebe o projeto Café Comunitário da Polícia Militar

  • PDF



Cantagalo recebeu, no dia 5 de novembro, o Café Comunitário da Polícia Militar, realizado na Câmara Municipal e contando com a participação de diversos representantes da sociedade civil, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Cantagalo e região, a reunião tratou de importantes temas relacionados à área de segurança pública. Tal projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do 11º Batalhão da Polícia Militar.

O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Eduardo Vaz Castelano, um dos responsáveis pela organização do evento, fez uma breve apresentação dos resultados obtidos pela corporação em Cantagalo e distritos. Castelano ainda ouviu sugestões e respondeu perguntas das autoridades presentes e de representantes de diversas associações de moradores do município. “O projeto Café Comunitário é uma oportunidade para tomarmos um café da manhã e conversarmos, de maneira informal, sobre assuntos relacionados à segurança pública, assim como trazer orientações sobre esse tema que tanto afeta a população”, explica Castelano, que ressalta que tal projeto vem sendo realizado em todos os municípios que são abrangidos pelo 11º BPM.

Comandante da 3ª Companhia, que atende aos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, o Tenente Jonas Machado explicou sobre um dos programas realizados pela companhia militar: o projeto Escola Sangue Azul, implantado na Escola Municipal Zuleika Rodrigues, em Cordeiro. Segundo Jonas, atualmente o baixo efetivo da Polícia Militar dificulta a expansão do programa para outras escolas da região. 

“O grande legado que fica do Projeto Escola Sangue Azul é a inclusão desses alunos à sociedade. Além disso, os estudantes passam a sentir a responsabilidade por estudar em um colégio que possui o projeto Escola Sangue Azul. Hoje temos uma grande dificuldade que é questão do efetivo, por isso estamos impossibilitados de expandir este programa para outros municípios”, explica o Comandante da 3ª CIA.

Também participou do encontro o Subtenente Sainato (popularmente conhecido como Papel). O trabalho desenvolvido pelo Subtenente Sainato foi muito elogiado pelas autoridades presentes na reunião, assim como vem sendo reconhecido por toda a população das cidades de Cantagalo, Cordeiro e Macuco. “Todo o sucesso vem do comando, na pessoa do meu Comandante, e vai até o meu policial mais moderno. É gratificante saber que hoje uma criança vê o nosso trabalho e admira, e isso pode fazer a diferença para essa geração em um futuro bem próximo”, ressalta Sainato.

Ainda durante o Café Comunitário, representantes das Associações de Moradores do Distrito de Euclidelândia e de diversos bairros de Cantagalo deram sugestões de melhorias para a segurança de suas respectivas localidades, assim como tiraram dúvidas quanto às melhores formas para serem feitas denúncias. Na ocasião, o Tenente Coronel Castelano divulgou um panfleto com o número de telefone para denúncias junto ao 11º Batalhão da Polícia Militar. O número do Disque Denúncia é (22) 2523-4590. Segundo Castelano, a denúncia é feita de forma anônima: “Através desse número as pessoas podem denunciar roubos, furtos, tráfico de drogas, armas, homicídios, sequestros ou qualquer tipo de crime sem que haja qualquer necessidade de identificação do denunciante”.

Ao final do encontro, o presidente da Câmara de Cantagalo, vereador Ocimar Merim Ladeira (Pulunga) agradeceu a presença de todos, principalmente as presenças do tenente coronel Castelano, do Tenente Jonas e do Subtenente Sainato. 

“As portas dessa Casa Legislativa estarão sempre abertas para vocês. Esse café da manhã foi importante para unir a população à Polícia Militar, assim como foi importante para reconhecer esse trabalho tão importante para as nossas cidades. Mais uma vez agradeço a todos os presentes e ao Tenente Coronel Castelano, que realiza um belíssimo trabalho à frente do 11º Batalhão da Polícia Militar”, conclui Pulunga.



Adicionar Comentario

Vencedores do prêmio “Prefeito Empreendedor” ganham viagem para os EUA patrocinada pelo Sebrae

  • PDF



Uma comitiva composta pelos representantes dos municípios campeões do projeto do Sebrae, “Prefeito Empreendedor” ganhou uma viagem aos Estados Unidos e estão vivenciando, desde a semana passada, o networking com as entidades de comércio exterior, visitando universidades que investem em tecnologia, como a de Stanford, além de órgãos de fomento do governo americano.

Da região, o atual secretário municipal de Fazenda, Jorge Braz Cardoso Ferreira, foi representando o prefeito de Cantagalo, Joaquim Augusto Carvalho de Paula, que foi um dos vencedores do prêmio deste ano.

Vencedor da categoria ‘Pequenos Negócios no Campo’, município de Magé também está na comitiva que vai conhecer mais sobre novos negócios e empreendedorismo internacional. Representando o prefeito Rafael Tubarão, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor, está o secretário de Agricultura Sustentável de Magé, Álvaro Alencar.

Em visita à Prefeitura de São Francisco, na Califórnia, Álvaro conversou com Mark Chandler, diretor municipal de Comércio Exterior. “Nesta visita à São Francisco estamos tendo muitas ideias inovadoras, é uma inspiração muito grande pra gente. Também visitamos museus e vamos às universidades como Stanford e o Vale do Silício”, adiantou o secretário.

“Sabemos que esta delegação está aqui para fazer conexões, criar networking e parcerias. Estamos ansiosos para que haja mais cooperação no futuro”, completou Chandler.

Os municípios de Cantagalo e Magé fazem parte da delegação brasileira formada pelos representantes das cidades vencedoras nas oito categorias do prêmio oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Estão também na comitiva o presidente do Conselho e o superintendente do Sebrae-RJ, Jesus Mendes Costa, e a gerente regional, Fernanda Silva Gripp.

“Pretendo, se Deus quiser, aplicar muitas coisas que estou aprendendo aqui, em nossa cidade.

Claro que a ideia adaptada a nossa realidade.

Muitas parcerias estão sendo costuradas aqui.

Teremos novidades”, garantiu Jorge Braz, em contato com a redação do Jornal da Região, direto dos Estados Unidos.

A missão internacional vai terminar na quarta feira, e a comitiva brasileira deverá chegar no Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão na parte da manhã da próxima sexta-feira.



Adicionar Comentario

Fábrica da LafargeHolcim em Cantagalo tem novo gerente

  • PDF

O engenheiro Fábio Ribeiro é o novo gerente da fábrica de cimentos da LafargeHolcim de Cantagalo. Ribeiro está na nova posição desde julho, no lugar de David Possamai, que assumiu a gerência da fábrica da LafargeHolcim de Caaporã, na Paraíba.

Casado e pai de quatro filhos, Ribeiro é engenheiro químico graduado pela Escola de Engenharia de Lorena – USP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O novo gerente da fábrica da LafargeHolcim de Cantagalo possui mais de 27 anos de atuação na gestão industrial de cimento e biotecnologia.

A LafargeHolcim é a empresa líder mundial em materiais de construção e soluções que atende pedreiros, construtores, arquitetos e engenheiros em todo o mundo. As operações do Grupo produzem cimento, agregados e concreto que são usados em projetos de construção que vão desde moradias populares e pequenos projetos locais até os maiores e mais tecnicamente desafiadores projetos de infraestrutura. Como a urbanização impacta cada vez mais pessoas e o planeta, o Grupo oferece produtos inovadores e soluções construtivas com um claro compromisso com a sustentabilidade social e ambiental. Com posições de liderança em todas as regiões, a LafargeHolcim emprega cerca de 90 mil funcionários em mais de 80 países e tem presença equilibrada entre mercados desenvolvidos e maduros.



Adicionar Comentario

Nova Friburgo recebe 21 agentes de desenvolvimento do Estado de Alagoas

  • PDF

O trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor de Nova Friburgo é tido como referência pelo Sebrae e por isso diferentes municípios da região já vieram até a cidade para conhecer de perto o funcionamento do trabalho que transformou a unidade em case de sucesso. Contudo, o desenvolvimento do mesmo foi além e recentemente o Município recebeu 21 representantes do Estado de Alagoas.

Estiveram em Nova Friburgo representantes de Atalaia; Coruripe; Viçosa; Coqueiros Seco; Campo Alegre; São Miguel dos Campos; Ibatequara; Colônia; Leopoldina; São Sebastião; Rio Largo; Junqueiro; União dos Palmares; Maragogi; Penedo; Santana do Ipanema; Messias; Palmeira dos Índios; Jaramataia; Paulo Jacinto e Marechal Deodoro.

Na ocasião, eles receberam importantes orientações e obtiveram, desta forma, uma base para implementar uma sala como essa em seus respectivos municípios ou ainda valiosas instruções para aqueles que já possuem uma, mas querem alavancar as atividades desenvolvidas.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Thurler, o fato de Nova Friburgo ser apontada pelo Sebrae como modelo de Sala do Empreendedor a ser seguido está atrelado à vitória no Programa Cidades Empreendedoras, em junho deste ano.

“A atenção com esse segmento, visando em especial a redução da burocracia ao empreendedor, é uma forte premissa do prefeito Renato Bravo e que procuramos seguir à risca desde o início de sua gestão, o que culminou na vitória do Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae, na Categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, em junho deste ano”, salientou.

Durante o encontro, foram discutidos, além da importância e o modus operandi da Rede de Agentes de Desenvolvimento Econômico, o modo utilizado na cidade de desburocratização dos processos, por meio de sistema online. Ambos, interligados diretamente.

Os alvarás, por exemplo, antigamente levavam até 120 dias para serem liberados e hoje, os mais simples, saem em até 5 dias úteis. E com a utilização do sistema online, além da agilidade, há ainda uma grande economia para o Município, já que para mil alvarás liberados no ano passado deixou-se de imprimir mais de 50 mil folhas.



Adicionar Comentario

Colégio Múltiplos lança o Projeto Identidade

  • PDF


O Colégio Múltiplos lançou no dia 26 de outubro o Projeto Identidade, desenvolvido pelos professores e alunos. O objetivo é divulgar a história do município e despertar nos alunos e na população o interesse pela preservação do patrimônio histórico e cultural de Itaocara.

O projeto, dividido em três etapas, começou em abril, com a visita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II aos pontos turísticos da cidade. Além de aprenderem a história de cada monumento, os alunos puderam perceber problemas na preservação.

As pesquisas desenvolvidas junto com os alunos viraram folders, que estão sendo distribuídos para toda a cidade. A data para a divulgação do projeto não poderia ser outra, senão às vésperas do aniversário de 128 anos de emancipação político-administrativa de Itaocara.

Orientados pelo professor de História Jorge Henrique Moraes, alunos do 6º ano participaram do projeto para resgatar a história dos principais patrimônios culturais e históricos de Itaocara

A frente do projeto, o professor de História Jorge Henrique Moraes conta que uma sociedade sem história e sem memória é uma sociedade oca.

“O que estamos fazendo aqui é justamente uma aproximação [dos alunos com a cultura e a história do município]. É justamente o momento de chamar a atenção de todos para essa riqueza cultural, histórica e patrimonial de Itaocara, que não pode cair no esquecimento”, conclui Jorge Henrique Moraes.



Adicionar Comentario

Prefeitura realiza Circuito Turístico em propriedades rurais de Macuco

  • PDF



O dia foi de aventura e de conhecer um pouco mais sobre o que tem de melhor em históricas propriedades rurais de Macuco que é conhecida como a capital estadual do leite, mais que também é a terra do calcário e da água mineral. Algumas propriedades já recebem turistas, outras estão se organizando com foco de alavancar o turismo rural no município. 

O departamento de cultura realizou um Famtour, um circuito de turismo passando por seis propriedades rurais macuquenses. Embarcaram nessa aventura representantes do governo, do Sebrae e da Associação do comercio local. O circuito teve como base a visitação de propriedades que integram o projeto de turismo rural em parceria com o Sebrae/RJ. 

A proposta desse projeto é que famílias hospedem turistas, promovendo passeios históricos a produção agrícola e artesanal, fazendo com que cada um se sinta em casa, num ambiente bastante acolhedor e aconchegante.

O Famtour, que em inglês quer dizer Familiarization Tours, tem como objetivo a promoção do local com visitas técnicas e turísticas, promovendo a familiarização do produto turístico. “Esse Famtur nos possibilitou conhecer nossos atrativos na área rural que é objetivo do projeto de turismo na nossa cidade. Nada melhor do que conhecer o que estamos divulgando”, ressaltou o prefeito, Bruno Boaretto.

Foi um dia inteiro visitação, passando pela Maravilha, Boa Vista, Bem Fica, Ribeirão Dourado e Bom Sucesso. Em seguida, todos seguiram para um delicioso almoço no Sítio Recanto do Lago.

Em todas as propriedades visitadas, o prefeito, Bruno Boaretto, deu dicas, fez observações relevantes acerca da produção agroecológica nas propriedades e deixou os serviços da Secretaria de Agricultura à disposição dos produtores.

“Vamos fornecer a ajuda necessária aos produtores para alavancar esse projeto, apoio com assistência técnica agrícola, incentivos para a produção agroecológica, auxílio com máquinas e melhoria nas estradas de acesso”, disse o prefeito, Bruno Boaretto.



Adicionar Comentario

Lojas Maçônicas de Itaocara celebram Dia das Crianças

  • PDF

As Lojas Maçônicas “Lauro Sodré IV, nº 1612”, “União Pátria e Caridade, nº 1258” e o Capítulo da Ordem DeMolay “Fraternidade Noroeste Fluminense, nº 756”, realizaram na manhã do dia 11 de outubro de 2018 (quinta-feira), uma linda festa em comemoração ao Dia das Crianças. Lojas Maçônicas, Ordem DeMolay e funcionários da Escola Municipal Dr. Péricles Corrêa da Rocha.

O dia foi de confraternização e alegria entre a criançada. A festa teve muita animação com pula pula, escorrega inflável, picolé, pipoca, cachorro quente e algodão-doce e também houve também a entrega de presentes.

A comemoração do Dia das Crianças sempre foi comemorada pela Loja Maçônica “Lauro Sodré IV”, porém nas escolas, iniciou na gestão do Prof. Anselmo Biasse em 2014 e vem sendo realizada desde então. Nesse ano a festa foi realizada na Escola Municipal Dr. Péricles Corrêa da Rocha, na Fazenda do Engenho Central em Laranjais, 2º distrito de Itaocara/RJ.



Adicionar Comentario

Projeto “Leitura em Rodas” é implantado nos ônibus

  • PDF



Foi lançado no dia 25 de outubro nos ônibus da empresa Expresso Pinto & Palma o projeto do CIEP 277 de Cantagalo,  ‘Leitura em Rodas’. 

Os alunos da unidade de ensino instalaram nos veículos várias bolsas com livros para que os passageiros possam ter uma viagem mais prazerosa e criem o hábito da leitura, tão importante no nosso dia a dia.

“Hoje fiquei muito feliz ao entrar no ônibus para vir para casa, e ver esse projeto lindo que está sendo realizado. Coisas como essa me fazem ter a certeza que a educação continua sendo a melhor escolha”, comentou a passageira Daniele Ribeiro nas redes sociais.

Os diretores, professores e alunos do CIEP 277 João Nicolao Filho e os empresários da empresa Expresso Pinto e Palma receberam no dia 01 de novembro, na Câmara Municipal de Cantagalo, uma moção de parabenização pelo desenvolvimento e execução do Projeto “Leitura em Rodas”. O “Leitura em Rodas” é uma iniciativa dos alunos, que confeccionaram bolsas para serem fixadas nos bancos dos ônibus, contendo livros variados a fim de levar distração, informação e conhecimento aos passageiros cantagalenses e de toda a região enquanto estão embarcados.

Por iniciativa do vereador Hugo Guimarães, os empresários Bruna e Gustavo da Expresso Pinto & Palma, as professoras Raquel Carvalhaes e Édila Sally, o professor Airto Miguel, e os alunos e alunas Loren Bonifácio Neves, Daniel Teixeira Bernardo, Alessandra Ramos Pereira Pedro, Lucas Cardoso de Oliveira, Pedro Henrique Silva da Costa, Gabriela Christine Leão Lima e Bruna Escaleiro Salatiel Costa, receberam a moção de parabenização como reconhecimento pelo desenvolvimento do projeto em Cantagalo.

Segundo Hugo Guimarães, faz parte do trabalho do vereador o reconhecimento de iniciativas inovadoras e que buscam a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos cantagalenses. 

“Por ser um projeto que visa estimular a leitura em um momento que, geralmente, as pessoas estão paradas, sem atividade, e muitas vezes conectadas ao mundo virtual através do celular, é que apresento esta moção de parabenização aos diretores, professores e alunos do CIEP 277 João Nicolao Filho e à empresa Expresso Pinto Palma”, justifica o vereador Hugo Guimarães na homenagem que foi entregue na Câmara.



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 422

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado