Clélio Erthal recebe Diploma Mérito Cultural e Histórico Cantagalense

Seg, 11 de Março de 2019
Seção:
Categoria: Geral
Ver Comentarios
Curtir



Durante a realização da segunda Conferência da Cidade realizada na sede da Câmara Municipal de Cantagalo, logo na abertura do evento, o vereador João Bôsco de Paula Bon Cardoso prestou uma homenagem ao pesquisador e escritor Clélio Erthal.

Através do projeto de resolução foi concedido o Diploma de Mérito Cultural e Histórico Cantagalense ao desembargador federal aposentado, pesquisador e escritor Clélio Erthal. Clélio Erthal é filho de Eugênio Erthal Sobrinho e Maria Wermelinger Erthal. Nasceu em Cantagalo no dia 6 de maio de 1930.

Cursou o primário no colégio particular da professora Dulce Barros Lutterbach e depois no Ginásio Euclides da Cunha, com a professora Corina Penna da Fonseca. O curso de admissão ao ginásio foi ministrado pelos professores Manoel Ramos e Romildo Cariello, no período de férias.

No ginasial, teve como professores Alcides Ventura, Niltho Leite, Manoel Vieira Baptista, Sílvio Lutterbach, Lourdes Dietrich Gonçalves, Marino de Paula Pinto, Messias Moraes Teixeira e outros.

Terminado o curso ginasial, em 1947, foi para Niterói, onde cursou o científico (no Colégio Bittencourt Silva) e depois o acadêmico (na Faculdade de Direito da Cidade).

Como professor, lecionou nos dois colégios da Campanha dos Educandários Gratuitos em Itaocara (onde também foi eleito vereador e vice-prefeito) e no Ginásio João Brasil e Escola Normal Ilca Peçanha, em companhia da esposa Vera Dias Erthal.




Vereador em Itaocara, no período de 1959 a 1962; Vice-Prefeito do município de Itaocara, de 1963 a 1966; Advogado do BNDE (função obtida por concurso nacional) no período entre 1967 e 1976, tendo então exercido a função de chefe da Divisão de Contratos; Procurador da República no período entre 1977 e 1983 - quando exerceu a Chefia do Órgão no antigo Estado do Rio. Juiz Federal (também por concurso público, prestado em Brasília), no período entre 1983 e 1987 - ocasião em que exerceu o cargo de Diretor do Foro Federal no Rio de Janeiro por duas vezes. Foi no exercício dessa função que construiu a nova sede da Entidade, na Cinelândia, e preparou o prédio da rua Acre, nº 80, para receber o Tribunal Federal da 2ª Região, então criado.

Desembargador Federal entre 1988 (quando foi criado o TRF - 2) e 1998 (quando se aposentou); Diretor da Escola da Magistratura Federal (EMARF) e Presidente da Comissão de Interiorização da Justiça Federal, mediante criação de Varas Federais nas principais cidades do interior.

É um dos mais importantes pesquisadores da História de Cantagalo e da História Regional. Seus livros são referência para muitos historiadores, professores, alunos, e todos aqueles que desejam compreender melhor nosso passado.

Sobre a história cantagalense, é autor de trabalhos de grande fôlego, como: “Cantagalo - da miragem do ouro ao esplendor do café” e “Cantagalo 2 - do surto da pecuária à industrialização do calcário”.

Sobre a história bonjardinense, escreveu: “Bom Jardim - breves notas sobre a evolução do município, à luz da história regional”.

“É inquestionável a imprescindível contribuição do Dr. Clélio Erthal para o enriquecimento cultural de Cantagalo, bem como, para o avanço da produção historiográfica local, fazendo jus, portanto, ao Diploma de Mérito Cultural e Histórico Cantagalense”, afirmou o vereador João Bôsco.

Clélio Erthal, emocionado, agradeceu as homenagens e disse não merecer tantas considerações. “Agradeço a honraria que acabo de receber, por iniciativa do vereador João Bôsco”, disse Clélio Erthal durante a solenidade, e aproveitou para contar um pouco da história do município de Cantagalo, reafirmando a data de 09 de março, como a emancipação do município.





Adicione essa página em sua rede social
 Mais...
Artigos Relacionados:
Vereador cria, em Cantagalo, o diploma ‘Cidade do Calcário’ para reconhecer apoio ao setor turístico
Noticias > Política
Hospital Antônio Castro recebe R$ 130 mil mensais da Prefeitura de Cordeiro
Noticias > Geral
Ibama inaugura seu espaço cultural em Friburgo
Noticias > Geral
Secretaria de Saúde recebe nova frota
Noticias > Política

blog comments powered by Disqus
back to top