Política

Deputado Luiz Antônio Corrêa volta ao Centro-Norte e refirma seu compromisso com a região

  • PDF


Depois de cumprir os compromissos parlamentares da semana em Brasília, o deputado federal Luiz Antônio Corrêa aproveitou a última semana para visitar quatro municípios da região Centro-Norte fluminense. O objetivo da viagem foi reabrir o diálogo com Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro e Sumidouro para conhecer as demandas que a população espera levar à Câmara e deixar as portas do gabinete no Distrito Federal e no Rio de Janeiro abertas a todos que desejarem contribuir em um mandato participativo.

“Na última vez que estive aqui, falei que precisávamos de gente focada em construir pontes. Agora, estou retornando para colocar isso em prática. Vim retomar o diálogo e saber desses municípios como a minha atuação parlamentar pode ajudar”, explicou o deputado federal Luiz Antônio.

Mesmo com o tempo chuvoso e o ponto facultativo marcado em comemoração aos 201 anos de Nova Friburgo, o deputado federal foi recebido nos gabinetes da Câmara dos Vereadores e conversou sobre a possibilidade de ajudar a cidade através de sua atuação na Capital Federal. Durante a passagem, os representantes do legislativo Naim Pedro (DEM) e Márcio Damazio (DEM) traçaram um panorama do atual momento friburguense e aproveitaram para solicitar o empenho na destinação de emendas parlamentares para a região.

O apoio também foi tema em Bom Jardim, onde Luiz Antônio foi recebido pelo vereador Dail (PSB) e pelo prefeito Antônio Gonçalves (PSB). Por lá, o deputado quis saber quais eram as carências e necessidades do município e, mais uma vez, foi alertado sobre a importância da chegada de recursos às áreas-chave para a população. Já em Cordeiro, onde encontrou o vereador Mário (DEM), e em Sumidouro, onde visitou o ex-vereador Diê, o parlamentar recebeu pedidos de apoio à Saúde e ao Meio Ambiente.



Adicionar Comentario

Chapa única é reeleita no Sindicato dos Servidores Municipais de Cantagalo

  • PDF

O servidor Nirley de Mello Ferreira foi reeleito para mais um mandato a frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Autarquias e das Fundações do Município de Cantagalo (Sinsecan).

A diretoria do Sinsecan está assim constituída, depois de eleita no dia 30 de abril, para o mandato de 25 de maio de 2019 a 25 de maio de 2023: presidente - Nirley de Mello Ferreira; vice-presidente - Luiz Gonzaga Costa; primeiro secretário - Leandra Estephane da Silva; segundo secretário - Maria de Fátima Stael Guedes; primeiro tesoureiro - Edson de Moura Cardoso; segundo tesoureiro - Girlane Telles Guzzo B. Peixoto; diretor social - Carlos Edy Pinto Cunha.

O Conselho Fiscal é composto por Dalton Ivo Muzzy Silva, Jear Carlo Curty Cunha e Wanderlei de Abreu Curty. Os suplentes do Conselho Fiscal são: Andrea Terezinha Ramos Reis, Esdras Gil e Joseli Pinheiro Escobar.

Já os Delegados são Diego Soutelino Goulart e Júlio Márcio da Silva Dantas. Os suplentes de Delegados são: Dagomir Vasconcelos da Silva e Luiz Carlos de Carvalho Ramos.

Dos 394 associados do Sinsecan, votaram na eleição 170 associados. A chapa liderada por Nirley Mello Ferreiraq teve 162 votos a favor; sete votos contra e um voto nulo. Com isso a chapa "União e Ação" sagrou-se vencedora do pleito e tomará posse no dia 26 de maio deste ano.



Adicionar Comentario

Deputado recebe prefeitos

  • PDF



Em seu gabinete em Nova Friburgo, o deputado federal Luiz Lima recebeu os prefeitos de Carmo, Macuco e Cachoeiras de Macacu; vereadores de Italva, Macuco e Nova Friburgo; representantes de Aperibé e Guapimirim; secretário de administração de Cordeiro, além de entidades de classe e lideranças. 

Diversos friburguenses passaram pelo local para abraçar Luiz Lima, que passou boa parte da sua adolescência no município. 

“A partir de hoje o gabinete estadual atende as regiões Serrana, Norte, Noroeste, Baixadas Litorâneas, e quem mais estiver passando pela cidade e desejar apresentar alguma demanda, sugestão ou crítica. O gabinete em Nova Friburgo é uma forma de estar cada vez mais próximo e alinhado com a população”, garantiu o deputado Luiz Lima.

O Gabinete está localizado na Praça 1º de maio 14, sobreloja, Olaria, em Nova Friburgo.

No dia 3 de maio, o deputado Luiz Lima recebeu a visita dos prefeitos Bruno Boaretto, de Macuco; e de Cesar Ladeira, de Carmo.




"Iniciando a vasta agenda de abertura do gabinete estadual em Nova Friburgo, recebi os prefeitos do Carmo e Macuco. Na conversa, ambos relataram as dificuldades das cidades, assim como os projetos que desejam implantar em seus municípios. Independente de apoio político nas eleições, meu mandato está à disposição de todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. A eleição passou! Agora, precisamos nos unir para alavancarmos a economia desses municípios", afirmou Luiz Lima. 

Bruno Boaretto afirmou que está tendo uma boa impressão do deputado e que a região precisa deste apoio. "Quero agradecer a oportunidade de estar te conhecendo pessoalmente, pois já tinha uma simpatia de você durante quando era atleta. Precisamos de seu mandato, e já passamos nossa demanda para nosso município", afirmou.

Já Cesar Ladeira, agradeceu e espera contar com seu apoio junto ao governo estadual e federal. "Precisamos de seu apoio junto aos governos. Vimos sua vontade de querer ajudar nossa região. Saio daqui muito confiante do apoio, desta primeira impressão do deputado. Quando for a Macuco, vá também ao Carmo; e quando for ao Carmo vá também a Macuco", concluiu Cesar Ladeira.



Adicionar Comentario

Governador cria gabinete de crise para acompanhar chuvas no estado

  • PDF



O governador Wilson Witzel determinou, nesta terça-feira (09/04), a criação de um gabinete de crise por causa das fortes chuvas que atingiram o estado, principalmente a cidade do Rio de Janeiro. O governador acompanha as ações desde o início do temporal na tarde de ontem (08/04) e colocou à disposição dos prefeitos toda a estrutura da administração estadual. Na tarde desta terça, Witzel se reuniu, no Palácio Guanabara, com os secretários da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, de Educação, Pedro Fernandes, de Saúde, Edmar Santos, de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Helena Witzel, o chefe de gabinete, Cleiton Rodrigues, além de representantes da Cedae e das secretarias de Polícia Civil e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para discutir medidas emergenciais para minimizar os impactos causados pelas chuvas. O  governador se solidariza com as famílias das vítimas e afirma que o Estado vai prestar toda assistência a elas.

"Quero prestar minha solidariedade a todas as vítimas nesse momento tão difícil de perdas humanas. Estamos sensíveis a essa realidade e lamentamos muito que isso tenha acontecido. Vamos tomar todas as providências para ajudar o máximo possível e trabalhar 24 horas para isso", ressaltou o governador.

O Corpo de Bombeiros do Rio também está mobilizado no atendimento à população, desde o início das chuvas. Os militares estão empenhados em diversas ocorrências, como quedas de árvores e salvamentos provocados por inundações, desabamentos e deslizamentos. O trabalho continuará até o estágio de normalidade. A Secretaria de Defesa Civil está em alerta e segue monitoramento as condições meteorológicas e apoiando as ações municipais.

"O Corpo de Bombeiros registrou mais de 2 mil ocorrências nas últimas 24h em todo o estado, quando a média diária é de 1.200 ocorrências. Nossos militares atuam de forma incansável no atendimento à população, a fim de minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Seguiremos acompanhando e atendendo as necessidades da população. O atendimento é feito de acordo com a avaliação da gravidade do chamado", destacou o secretário de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.  

A Cedae está empenhada em ajudar a prefeitura do Rio a desobstruir os bueiros da cidade. Ao todo, 18 caminhões foram colocados à disposição da administração municipal para permitir o escoamento da água nas vias.



Adicionar Comentario

Prefeitos da região tem encontro com vice-governador e presidente da Alerj

  • PDF



Os cinco prefeitos da região, dos municípios de Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes, Cordeiro e Santa Maria Madalena tiveram um encontro muito importante na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Participaram da reunião o atual vice-governador de estado, Cláudio Castro; o atual presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, o líder de Governo, Márcio Pacheco,  e o deputado estadual Chico Machado.

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana aproveitou o encontro com o vice-governador do Estado, Cláudio Castro, reinvidicou o asfalto entre o município e o distrito de Tapera, além do repasse da verba para conclusão da obra na antiga Estação Ferroviária de Visconde de Imbé.

 Para o prefeito Rodrigo Viana, encontro como este ajuda o Governo Estadual a conhecer de perto a realidade de cada município, de forma a tentar resolver os problemas enfrentados pelo mesmo. “É preciso estreitar laço e passar para eles a real situação de nossa cidade. Trajano de Moraes assim como outras, precisa sim do apoio, incentivo e investimentos do governo estadual”, disse o prefeito.

O prefeito Rodrigo Viana, acredita que com o asfalto da RJ-162 saindo do papel, muita coisa tente a mudar na cidade e região, como por exemplo, o setor de turismo que tende a alavancar em 100% a economia. “Temos belezas naturais que precisam ser exploradas e o asfalto permitiria isso de forma natural. Acredito e este é um dos meus sonhos, e enquanto for prefeito vou lutar por isso. Nosso povo merece o melhor e o turista que freqüenta Trajano de Moraes também”, disse Rodrigo.

O chefe do executivo aproveitou o momento para pedir ao vice-governador, Cláudio Castro, a liberação do repasse verba para a conclusão da obra da antiga Estação Ferroviária em Visconde de Imbé. A manutenção da mesma está parada há quase quatro anos. “É um sonho nosso e da população de Visconde de Imbé, inaugurar o espaço. Sei que a luta não é fácil, mas confesso a todos que não vou desistir de levar para o município de Trajano de Moraes, o melhor”, observou o prefeito.

O deputado Chico Machado, nas redes sociais, comentou a importância do encontro. "Há pouco, reunido com os prefeitos da região serrana do Estado, Bruno Boaretto, prefeito de Macuco, Guga de Paula, de Cantagalo, Beto Verbicário, de Santa Maria Madalena, Rodrigo Viana, de Trajano de Moraes, Luciano Batatinha, prefeito de Cordeiro, o vice-Governador, Cláudio Castro, o presidente da ALERJ, André Ceciliano e o líder de Governo, Márcio Pacheco, debatendo questões necessárias para atender os municípios da região", afirmou o deputado que assumiu o cargo recentemente.



Adicionar Comentario

Municípios já receberam este ano R$ 3,56 bilhões do Governo do Estado

  • PDF



O Governo do Estado depositou nesta semana R$ 174 milhões em repasses de tributos para os 92 municípios fluminenses. O depósito feito pela Secretaria de Fazenda refere-se ao montante arrecadado no período de 18 a 22 de março. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação dos tributos IPVA e ICMS às administrações municipais, além da transferência federal de royalties de petróleo e gás.

As prefeituras já haviam recebido R$ 162,2 milhões nos repasses anteriores, realizados nos dias 12 e 19 de março. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação de IPI, IPVA e ICMS às administrações municipais. Neste montante, os repasses relacionados ao Fundeb não estão incluídos.

Desde janeiro, ao adicionar as cotas-parte e os repasses relacionados às transferências federais e à receita diretamente arrecadada pelo Estado, os municípios receberam total acumulado de R$ 3,56 bilhões.

Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria de Fazenda, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990. As consultas dos valores dos exercícios anteriores podem ser feitas no Portal do Tesouro do site da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br).

Os valores semanais transferidos aos municípios fluminenses variam em função dos prazos fixados na legislação vigente. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento tributário e o volume dos recursos arrecadados.  A agenda de recolhimento tributário pelos contribuintes está concentrada no dia 10 de cada mês.

Os repasses aos municípios dos tributos IPI e ICMS são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios (IPM), apurados anualmente para aplicação no exercício seguinte, conforme determina a Constituição Federal e observado o disposto na Lei Complementar Federal nº 63, de 11 de janeiro de 1990, nas Leis Estaduais nº 2.664, de 27 de dezembro de 1996, e nº 5.100, de 04 de outubro de 2007, e nos Decretos Estaduais nº 46.470, de 23 de outubro de 2018, e nº 46.575, de 13 de fevereiro de 2019.

Os repasses aos municípios do tributo IPVA são liberados com base na Lei Estadual nº 2.877, de 22 de dezembro de 1997, e na Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007.



Adicionar Comentario

Guga de Paula e Bruno Boaretto têm encontro com vice-governador

  • PDF



Na semana passada um encontro interessante ocorreu na Rádio 94 FM. Os prefeitos de Cantagalo, Guga de Paula e de Macuco, Bruno Boaretto participaram de uma entrevista na Rádio 94 FM, que também contou com a participação do deputado estadual Chico Machado.

O prefeito Guga de Paula lançou a ideia do retorno da criação da Associação dos Municípios da Região, inclusive, lançando o nome do atual prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, como futuro presidente da entidade. “Bruno é sangue novo, e eu acho que precisamos nos unir em uma associação com onze municípios, e o nome dele poderia ser o nosso presidente da Associação”, afirmou Guga de Paula.

Já Bruno Boaretto também defendeu a ideia da união dos prefeitos da região para fazer conquistas para todas as cidades. “Temos que nos unir, e agora contamos com o apoio do deputado estadual Chico Machado, que poderá ser nosso representante na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou na entrevista.

Já o deputado Chico Machado que participava ao vivo da entrevista fez elogios ao prefeito Bruno Boaretto que deu a maior votação a um deputado no município de Macuco. “Quero agradecer o apoio de Bruno e de todo o povo de Macuco a minha eleição”, afirmou. Ele também fez referência a Guga de Paula, que sabe que é um homem sério e de palavra, e que irá ajudar nas suas reivindicações. Chico Machado também fez referência ao estado da Rodovia Cantagalo-Carmo, que precisa urgentemente de reformas.

Um encontro entre o vice-governador, Cláudio Castro, e o deputado Chico Machado, com os dois prefeitos Guga de Paula e Bruno Boaretto no Rio de Janeiro para discutir obras no Estado nos municípios da região.

Durante a entrevista, Guga de Paula reclamou da burocracia da Caixa e do Tribunal de Contas e pediu apoio ao deputado para tentar solucionar emendas de recursos que não são liberadas para Cantagalo.



Adicionar Comentario

Deputado Luiz Lima e secretário de Nova Friburgo se reúnem com Ministro do Turismo

  • PDF



No dia 21 de março, em Brasília, o deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) e seu chefe de gabinete, Welbert Pedro, acompanhados do secretário de turismo de Nova Friburgo (RJ), Pablo Sprei, se reuniram com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar de ações de fomento ao turismo na região serrana do Rio de Janeiro. Em pauta, dois importantes projetos: o MercoSerra e Caminhos de Nova Friburgo.

O projeto Caminhos de Nova Friburgo desenvolve um plano de integração entre os distritos de Nova Friburgo, integrando circuitos e atrativos turísticos do município, além de colaborar com o escoamento da produção rural. O programa prevê a revitalização de 112 quilômetros de estradas (ao todo são 207 km no circuito), por todos os distritos de Nova Friburgo, e contempla sinalização por placas seguindo as orientações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística (Embratur).

Já o MercoSerra, é uma Agência de Desenvolvimento Econômico Regional, que visa ações integradas pelo fortalecimento socioeconômico, turístico e cultural de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O projeto é um esforço conjunto de empresários e entidades de classe para fortalecer o potencial dos três municípios, através do aperfeiçoamento e expansão infraestrutural. 




“Estive anteriormente em Brasília reunido com o deputado Luiz Lima e demonstrei todo o potencial turístico da nossa região. Ele ficou muito impressionado e articulou a reunião com o Ministro do Turismo para que a gente consiga tirar do papel todas as ações para incrementar o turismo na região. Queremos ser referência, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região” - afirmou, Pablo Sprei. 

O deputado Luiz Lima se mostrou empenhado em colaborar para fomentar o turismo na serra carioca: “A região serrana do estado possui um potencial turístico muito grande, com roteiros de charme, turismo ecológico, atividades esportivas, além de ser um importante polo gastronômico e cervejeiro para o nosso estado. O desenvolvimento do MercoSerra e do Caminhos de Nova Friburgo possibilita a expansão em larga escala do turismo na região, transformando os municípios em grandes potências turísticas e econômicas. Nosso mandato está à disposição para colaborar com todas as frentes para tornar realidade esses grandes projetos.”, concluiu o deputado.​​



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 196

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado