Esporte

Trajano de Moares recebe etapa do Rally Carioca

  • PDF

O município de Trajano de Moraes recebeu os amantes dos carros grandes, pesados e cheios de atrativos no dia 3 de novembro, durante a Etapa do Campeonato Carioca de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro, o Rally Carioca 2018. A competição de automobilismo desportivo multimarca recebeu categorias do tipo 4×2 e 4×4, além de UTVs, em disputas que levou muita emoção e adrenalina para as ruas e estradas trajanenses. Os carros saíram da Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade.

O evento tem apoio da Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e organização da Guarda Municipal, Coordenação de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e realização da Trovão 4×4. O secretário municipal de Turismo, Tiago Pecly, enalteceu a realização do campeonato no município em parceria com a cidade de Santa Maria Madalena.

“Esse é mais um evento que nossa cidade faz com o incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho Diniz. É um evento de nível estadual que recebemos. Acreditamos que incentivar o esporte é muito importante, fortalece a modalidade e contribui para fomentar o nosso turismo, os comércios locais, restaurantes e pousadas. Quero agradecer em nome da gestão pública de nosso município a participação de todos os envolvidos”, disse Tiago Pecly.

Em Trajano de Moraes, a prova diurna tem em seu traçado um trajeto radical e cheio de aventuras. O percurso abrange áreas rurais e particulares da cidade. “O rally conseguiu atrair para nossa cidade dezenas de pilotos, percorrendo trechos de lama e terra com areia em regime de regularidade, onde os pilotos seguiram um trajeto em determinada média de tempo. Nosso município esta de portas abertas para receber outros eventos como este”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.



Adicionar Comentario

Gêmeos jogam xadrez juntos

  • PDF

Dois jovens, irmãos gêmeos, que gostam de jogar xadrez e andar de skate. São eles, Afrânio e Afonso Malaquias, moradores do bairro São José, em Cantagalo, e estudantes do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.

"Eu aprendi a jogar xadrez em casa, quando eu tinha 12 anos, através do computados. Fui para a escola joar, e vi um professor que tinha xadrez, e ele começou a ensinar as coisas do xadrez", afirmou o jovem Afrânio.

Na rua de sua casa no bairro São José, em Cantagalo, Afrânio disse que as pessoas do bairro, principalmente seus colegas, gostam de copiar o que eles fazem. "Tudo que a gente faz eles querem fazer. Nós andamos de skate, eles querem fazem também. O mesmo aconteceu com o xadrez. Começamos a jogar e ensinar os passos de praticar o esporte".

Eles defendem que nos colégios deveriam ter mais tabuleiros e livros na biblioteca para emprestar sobre os jogos que incentivam o raciocínio dos alunos.

O professor Gilson Andrade, nas suas aulas, criou, com seus alunos, o "Zulmira News", quando os próprios alunos apresentam e fazem matéria sobre diversos assuntos. Um dos temas feitos pelos alunos foi o xadrez.

Esta semana, o professor Nilton Riguetti, da Escola Maria Mendonça, em Trajano de Moraes, que também é enxadrista, estará visitando o colégio em Cantagalo para fazer uma palestra sobre o esporte para os alunos.



Adicionar Comentario

Trajano e Madalena no campeonato Estadual de Rally de Regularidade

  • PDF

Está chegando um momento singular no campeonato de regularidade do Rio de Janeiro e ele já tem hora, locais marcados: Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena – cidades que compõe o bucólico cenário na Região Serrana. O evento pretende definir o campeonato quase que de maneira irreversível. E atenção, o negócio parece que vai pegar tanto que até curso de navegação terá. O evento será entre 2 e 4 de novembro.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Tiago Pecly, o município de Trajano de Moraes, por exemplo, é privilegiado, pois além das montanhas, estradas com acessos íngremes, o local é perfeito para a prática de esportes radicais. “Temos também a Zona Rural que serve para trilhas e esportes radicais. Nosso povo é hospitaleiro e gosta de eventos desta natureza”, comentou Tiago Pecly.

No Rally da Inclusão todos são vitoriosos, desde que completem o percurso. “O prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorginho Diniz, são gestores que gostam de incentivar e apostar o esporte num todo. Essa parceria entre nosso município e a cidade vizinha de Santa Maria Madalena, fomenta de forma clara e objetiva o turismo no local. Tenho certeza que será mais um evento de grande sucesso, visto que os envolvidos são muito organizados”, disse o secretário.

O site Diários de Judith (www.diariosdejudith.com.br), esta recheado de informações sobre o evento. Segundo informações publicadas na edição on-line, o evento é “instantâneo” e a pontuação, não se pode prever o que irá rolar nas etapas seguintes, porém, demonstra o quanto importante serão as 4º e 5º etapas do campeonato.

E com isso chegamos novamente ao ponto! Um campeonato inteiro convergindo nas cidades de Santa Maria Madalena e Trajano de Morais em uma rodada dupla, dois dias, totalizando quatro provas e um absurdo de possibilidades. Eduardo da Hora parece não se conter quanto ao objetivo de trazer ao Carioca de Regularidade um portfólio infindável de desafios, muito além do que a simples navegação, mas uma experiência completa que envolve inclusive logística e disponibilidade para competir.

Do centro do Rio de Janeiro até Santa Maria Madalena são aproximadamente 260 quilômetros com uma previsão de 3 horas e 40 minutos. A largada será em Maria Madalena e a chegada na cidade vizinha Trajano de Morais que fica a 30 quilômetros de distância, sendo que no domingo as coisas se invertem entre largada e chegada, partida em Trajano e chegada em Maria Madalena.

O traçado é desconhecido, como todas as provas, mas notícias do front indicam uma prova “curta” com o objetivo de liberar os competidores para conhecer as cidades porem com um traçado que requer cuidado e atenção como em qualquer prova de regularidade, apesar de ser rico em belezas naturais.



Adicionar Comentario

Darcy Ribeiro e Zulmira Torres são campeões dos Jogos Estudantis em Cantagalo

  • PDF



Os tradicionais Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo, o JEEC, como é popularmente denominado, teve sua abertura oficial na sexta-feira 28 de Setembro e o encerramento no último dia 11 de outubro. Contando com a participação de 13 escolas, o vencedor na categoria infantil foi a Escola Municipal Darcy José Ribeiro e na categoria juvenil foi o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.

Nesta edição 2018, o JEEC contou com 156 jogos, um total de 90h de competição e 1200 inscritos, 500 a mais que na última edição. Os jogos foram realizados nas unidades esportivas municipais: Ginásio Poliesportivo José Dos Santos Vieira,  no Centro, Ginásio de Esporte Julio Cesar Couto Guimarães, no Cantelmo e Estádio Municipal Nelson Heleno Jucá (Leninho) no bairro São José.

“O JEEC é um momento de integração, dos mais esperado por nossa Juventude Cantagalense, onde temos na prática esportiva muitas emoções, e destacamos principalmente o amor pelo  esporte e a escola!” - Declarou o Assessor de Esportes, Moacyr Junior.

Foram premiadas também as melhores torcidas, sendo na categoria infantil o prêmio ficou para a Escola Municipal Lameira de Andrade e a melhor torcida na categoria juvenil foi a Escola Municipal Elestar Caetano Mendes.

A premiação geral na categoria infantil teve a seguinte configuração, em terceiro lugar com 51 pontos, ficou o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em segundo lugar com 60 pontos ficou a Escola Municipal Elestar Caetano Mendes e em primeiro lugar com 63 pontos a Escola Municipal Darcy José Ribeiro.

Já na categoria juvenil o terceiro lugar totalizando 35 pontos, Escola Municipal Darcy José Ribeiro, em segundo lugar com 37 pontos, o Colégio Euclides da Cunha e no primeiro lugar com 71 pontos o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.



Adicionar Comentario

Macuco, Trajano e Cantagalo EC são campeões do Calcário

  • PDF



No dia 12 de outubro, em Macuco, encerrou a 16a edição do Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol, no Estádio Dr. Mário Freire Martins.

Na categoria Sub 11, Macuco sagrou se campeão, ao vencer nos pênaltis a equipe de Trajano de Moraes, apos empate em 3 a 3 no tempo normal. Ryan Diniz (Trajano) foi artilheiro com 9 gols e melhor jogador da competição. Joao Renan (Cordeiro) foi eleito melhor goleiro. Melhor treinador foi Gabriel Espíndola (Macuco) e a equipe fair play foi o Bom Jardim EC.

Na categoria Sub 13, Trajano sagrou se campeão, ao vencer nos pênaltis a equipe do Monte Carmelo AC, apos empate em 2 a 2 no tempo normal. Matheus Magalhães (Trajano) foi artilheiro com 11 gols e melhor jogador da competição. Gustavo (Macuco) foi eleito melhor goleiro. Melhor treinador foi Ze Carlos (Trajano) e a equipe fair play foi o Macuco.




Na categoria Sub 15, Cantagalo EC sagrou se campeão, ao vencer a equipe do Monte Carmelo AC por 1 a 0. Ryan Mesquita (Cantagalo) foi artilheiro com 6 gols e melhor jogador da competição foi Samuel Francisco (Carmelo). Joao Felipe (Carmelo) foi eleito melhor goleiro. Melhor treinador foi Suca (Cantagalo) e a equipe fair play foi o Trajano de  Moraes.

A entrega da premiação foi feita após os jogos pelo Presidente da Liga de Macuco e Vereador Diogo Latini, pelo Prefeito Bruno Boaretto, pelos Secretários de Esporte Hugo (Macuco), Alex (Trajano) e Hudson (Carmo), além do Presidente da Liga de Carmo (Vilmar) e dos presidentes de clube Merica (Carmelo), Jorge Moraes (Cordeiro).

A competição foi realizada pela Liga Desportiva de Macuco com apoio da Prefeitura de Macuco, das equipes participantes e da FERJ



Adicionar Comentario

Jogos Estudantis de Cantagalo tem 10 escolas participantes

  • PDF



Os tradicionais Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo, o JEEC, tiveram sua abertura oficial no dia 28 de Setembro. A solenidade teve início com um desfile comemorativo com as escolas participantes, saindo do centro da cidade em direção a Quadra Municipal José dos Santos Viera. 

Durante o desfile os alunos embalados pela fanfarra do Colégio Euclides da Cunha, que é uma das instituições de ensino participante do JEEC, demonstraram muita energia e garra, embalando pela avenida Cantagalense os seus hinos de guerra e já dando uma prévia da animação que acontecerá durante todos os dias de jogos.

Já na quadra municipal, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Fanfarra do Euclides da Cunha, a execução do Hino de Cantagalo, que foi cantando pelos alunos presentes, e a execução da canção “Campeão Vencedor”, pelo Coral de Santa Rita da Floresta, sob o comando do músico Maurício Freitas. 

Houve também a realização do juramento do atleta, realizado pela estudante do Colégio Maria Zulmira Torres, Larrisa Moura, que em suas palavras repetidas por todos alunos participantes, ressaltou a participação sadia no evento e buscando sempre a valorização do esporte. Outro juramento foi o dos árbitros, realizado pelo árbitro esportivo, Alex Coelho, que prometeu assegurar a boa participação da arbitragem durante todo evento. Ao final foi acesa a Chama da Pira Esportiva do JEEC 2018 pelo Aluno Arthur Guerra.

“Quero parabenizar aos diretores, professores e alunos aqui presentes. E peço a todos que não deixei de participar e competir, porém sempre respeitando os seus adversários”, declarou o secretário de Governo, Eduardo Medeiros, que representou o prefeito Guga de Paula no evento.

O JEEC 2018 conta com 10 escolas participantes, e sete modalidades esportivas: Futsal, Vôlei, Handbol, Queimada, Volei de praia, Peteca e Atletismo. Os jogos estudantis das escolas de Cantagalo é realizado através de uma parceria da Secretaria de Turismo e Esportes, Assessoria de Esportes com a Secretaria Municipal de Educação. 



O estudante Arthur Guerra e os secretários de Turismo e Esportes, Cleyton Filho, e de Educação,
Carla Guimarães, acendendo a Chama da Pira Esportiva na abertura dos Jogos Estudantis

Adicionar Comentario

Macuco, Monte Carmelo e Cantagalo já estão classificados no Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol

  • PDF

Na manhã do dia 22 de setembro deste ano, em Macuco, foram realizadas os jogos das semifinal do décimo sexto Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol, no Estádio Dr. Mário Freire Martins.

As equipes do Macuco, Monte Carmelo e Cantagalo estão classificados para a final do Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol.

Os resultados foram o seguinte: Sub 11, Macuco 2 x 2 Duas Barras, com o empate, o time de Macuco está classificado. Na categoria Sub 13, o Macuco perdeu por 2 a 0 para o Monte Carmelo AC. E na categoria Sub 15, o time do Cantagalo EC venceu Duas Barras por 1 a 0.

Os classificados aguardam os confrontos do próximo sábado, dia 29 de setembro entre Trajano x Cordeiro FC - Sub 11; Trajano x Cantagalo EC - Sub 13; e Monte Carmelo AC x Bom Jardim EC - Sub 15.

A final será realizada dia 12 de outubro, em Macuco.

No dia 15 de setembro, foram realizadas as partidades da sexta rodada, com os seguintes resultados dos jogos do 16° Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol: 

Os jogos entre Trajano Moraes x Monte Carmelo AC, a categoria Sub 11 - 2 x 0; Sub 13 - 1 x 0; e Sub 15 - 0 x 2.

As partidas entre Duas Barras e Santa Maria Madalena ficaram assim: Sub 11 - 3 x 0; Sub 13 - 0 x 3; e Sub 15 - 2 x 0.

Já Cantagalo EC e Cordeiro FC terminaram assim: Sub 11 - 0 x 0; Sub 13 - 2 x 0; e Sub 15 - 2 x 1. E Bom Jardim EC e Macuco, os resultados foram: Sub 11 - 0 x 3; Sub 13 - 1 x 4; e Sub 15 - 3 x 0.

O Campeonato do Calcário  é uma promoção da Liga Desportiva de Macuco, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), da Prefeitura Municipal de Macuco, através da Secretaria de Esportes e Lazer.



Adicionar Comentario

Ibipeba F.C. e Lagoa F.C. são campeões em São Sebastião do Alto

  • PDF



No domingo, 23 de setembro, foi realizada a grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São Sebastião do Alto – 2018 nas Categorias Aspirantes e Principal. A final aconteceu no Estádio Altense Clube em São Sebastião do Alto. 

Um expressivo público compareceu para assistir aos jogos decisivos da competição. Na categoria Aspirantes, o jogo entre as equipes de Ibipeba Futebol Clube x Lagoa Futebol Clube terminou empatado em 0x0. Desta forma, o título da competição foi decidido em cobranças de pênaltis, onde a equipe do Lagoa Futebol Clube venceu o Ibipeba Futebol Clube, se consagrando campeã na Categoria Aspirantes. 

Na Categoria Principal, a equipe de Ibipeba Futebol Clube venceu a equipe do Barra Mansa Futebol Clube por 1x0, com um gol de Lenilsom. Um jogo onde as equipes apresentaram um bom futebol, especialmente na parte técnica, com jogadas que chamaram a atenção dos torcedores.

Desta forma, com o resultado de 1x0 no tempo normal, o Ibipeba Futebol Clube conquistou o título de Campeão do Municipal na Categoria Principal. O jogo foi arbitrado por Lucas Estevão, árbitro FIFA de futebol de areia e eleito em 2018 o melhor árbitro FERJ da série B. 



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 108

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado