I Festival de Karatê vai reunir grandes campeões em Trajano

  • PDF
Pela primeira vez na história de Trajano de Moraes, a secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza em parceria com a Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro, FKERJ – o I Festival de Karatê Olímpico e Workshop, e a implantação do Projeto Karate Educacional na cidade. O evento tradicional da modalidade deve reunir mais de 400 pessoas no próximo fim de semana, no Ciep Brizolão 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, a partir das 8h, no centro.
 
Nomes importantes no cenário esportivo confirmaram presença. Um dele é o de Ciça Maia – Tricampeã mundial de Karate, Juarez Santos - Campeão dos Jogos Pan Americanos, vão ministrar palestras nas escolas públicas de Trajano com o tema: Karate o esporte que mudou minha vida, na sexta-feira, (19).
 
Durante encontro para acertar os últimos detalhes, o secretário municipal de Esportes, Elielton Riguete, afirmou que o objetivo do festival é estimular os alunos a uma pratica saudável. “O evento vai integrar os alunos, onde os familiares dos mesmos vão poder observar o quanto é importante o esporte na vida de uma pessoa. Espero que este seja o primeiro de muitos. O festival tem total aprovação do prefeito Rodrigo Viana, por entender ser uma iniciativa importante para a vida das crianças”, disse.
 
No sábado, (20), será inaugurada na cidade o Núcleo Oficial de Karate do Clube de Regatas Vasco da Gama, com a presença do técnico de Karatê do CRVG, Manoel Varella e atletas do Vasco, além de um workshop: Karate Modalidade Olímpica com a presença de Luiz Otávio Aranha Lacombe - Ex. Técnico da Seleção Brasileira de Karate, Moacir Varella - Técnico da Seleção de Karate do Estado do Rio de Janeiro, e de Ciça Maia - Tricampeã mundial de Karate.
 
O festival tem o incentivo do coordenador municipal de Esporte Alex Louza Pinheiro, e do diretor de regiões da FKERJ, Leonardo Silveira. “O trabalho de karate tem seus objetivos focados no desenvolvimento educacional da criança, sendo três os fundamentos básicos: cidadania, onde são abrangidos disciplina, autocontrole, autoconfiança, defesa pessoal, regras, limites e companheirismo”, explicou Leonardo.
 
Ainda de acordo com ele outro objetivo é o esportivo. “Fazemos um trabalho focado no condicionamento físico para que as crianças possam ter melhor qualidade de vida, com saúde e disposição para enfrentar as atividades cotidianas. E educacional girando em torno da lateralidade, contagem, ângulos, noções espaciais, história do surgimento do karate dentre outros”, acrescentou.
 
O projeto vai muito além, acredita o coordenador municipal Alex Pinheiro. “Ele lança idéias inovadoras, desenvolve-se superior aos objetivos convencionais na maioria das vezes competicionais. Posso afirmar que é uma proposta diferente, que prepara as crianças para serem em primeiro lugar grandes pessoas e consequentemente respeita o desenvolvimento de cada um”, destaca.
 
E para encerrar, no domingo, (21), o evento recebe técnicos de Karate para competição no I Trajano Open de Karate Olímpico, com início previsto para às 11h. Em seguida workshop - Kumite - Kata - arbitragem - Karate Educacional. “Vale lembrar que o workshop e as palestras são gratuitas e o evento estará aberto ao publico interessado em artes marciais”, conclui.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado