Ensino do jogo de xadrez chega às escolas municipais

  • PDF

A boa fama do jogo de xadrez já se expandiu faz tempo. Ele ajuda no desenvolvimento mental e psicológico, auxiliando na cognição e caráter do indivíduo. A partir deste mês de agosto, alunos de escolas municipais de Nova Friburgo começam a ter aulas de xadrez, além da capacitação de professores para que sejam multiplicadores e mais alunos possam ser beneficiados com o conhecimento do jogo. A iniciativa da prefeitura é coordenada pela secretaria de Educação e atende, também, à lei municipal de nº 3.973 de 2011, que trata do projeto piloto de implantação do “Programa municipal de aprendizagem do jogo de xadrez”.

A escola municipal Padre Rafael, no Cordoeira, está sendo a primeira a receber o projeto piloto. O professor Guilherme Moraes da Silveira é o responsável por colocar em prática o projeto, dando aulas para os alunos daquela escola e repassando os conhecimentos e metodologia para os professores.

Os principais objetivos do projeto são os de promover e incrementar habilidades cognitivas e emocionais como atenção, concentração, planejamento, imaginação, memória, criatividade, inteligência, espírito de equipe, entre outras.

 As aulas são teóricas e práticas, com base nos seguintes conteúdos: história do xadrez, o tabuleiro, as peças, preparação das peças para o início do jogo, movimento e valor das peças, xeque, xeque-mate, e marcação do tempo. 

Participam do projeto piloto alunos da escola Padre Rafael, tanto do turno da manhã quanto do turno da tarde. Segundo a diretora da unidade escolar, professora Iolla Sampaio da Silva, os alunos estão muito animados com o novo aprendizado e vêm pedindo para jogar. São cerca de 330 alunos do 1º ao 9º ano, inclusive os portadores de necessidades especiais.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado