Encontro de Canoagem reúne muita gente no Rio Paraíba, em Porto Marinho

  • PDF



O Encontro de Amigos de Canoagem é promovido pela Associação de Canoagem de Itaocara há 13 anos. Os organizadores do evento foram Jefferson, Miguel, Markley, Rafael, Sérgio, Wendel e Zuza. 45 canoístas e oito turistas curtiram o trecho paradisíaco do Rio Paraíba do Sul no evento este ano.

A Associação de Canoagem  (Acai) foi refundada em 2005, com a realização do primeiro evento, na região de Porto Marinho, numa confraternização entre os três amigos, Jeferson, Luizão (de Nova Friburgo) e Marclei. Já foram realizados nove eventos nestes 13 anos.

No início era somente de canoagem, mas depois foram surgidos outras modalidades no esporte. “Do quinto para frente, passamos a incrementar o lado de turismo, para divulgar o potencial do texto”, garantiu Jeferson, um dos organizadores do evento.

Os objetivos do encontro são quatro: divulgar o esporte; o lado da saúde, pois a pratica esportiva traz benefício da saúde; o turismo, pois o potencial turístico do Rio Paraíba é muito grande; e o mais importante, que é o pilar da preservação do Rio Paraíba.

O local do evento é em Porto Marinho, na divisa dos municípios de Cantagalo e Itaocara, pois é um local apropriado para a pratica esportiva, garante os organizadores.

Itaocara e Pádua é um berço da canoagem, e este ano foi homenageado um campeão mundial, Walnner Viegas Falante. Um outro destaque do evento este ano foi a participação de  mulheres. A jovem Maria Perez participou da conoagem. 

Nas redes sociais, o evento deste ano recebeu elogios. A fotógrafa Elizabete Carvalho afirmou que foi sua primeira experiência em fotografar no balanço das águas, e garantiu que foi uma experiência única.

“Parabéns a ACAI- Associação dos Amigos da Canoagem de Itaocara, pelo belíssimo evento. Parabéns ao nosso campeão Walnner Viegas Falante, uma homenagem cheia de verdade, admiração e reconhecimento por tudo que vocês representou para esta categoria do esporte e representa para todos nós itaocarenses”, afirmou Elizabete Carvalho, fotógrafo de Itaocara.

O encontro foi também muito familiar, pois várias famílias estavam a beira do rio assistindo os participantes do evento.

Além do apoio das Prefeituras de Cantagalo e de Itaocara, através das Secretarias de Turismo, o Encontro de Amigos de Canoagem teve apoio de empresas privadas e instituições.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado