Geral

Convênio entre Estácio Nova Friburgo e Prefeitura amplia atendimentos em hospitais municipais

  • PDF



A Estácio Nova Friburgo formalizou, no dia 19 de fevereiro, com a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, o Projeto Mãos Dadas. Trata-se da ampliação de um convênio com o governo local para aumentar o atendimento na rede municipal de saúde.

“A partir de agora não só os alunos de enfermagem, mas também os dos cursos de psicologia, farmácia, nutrição e fisioterapia, acompanhados de nossos preceptores, realizarão um trabalho multidisciplinar com os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde da cidade”, explica o diretor da Estácio Nova Friburgo, Leonardo Jannotti. Ele acrescenta que o projeto aumenta a oferta de estágios para os alunos da universidade.

“A ideia é atuar com as diversas áreas de formação disponíveis no campus para que possamos colaborar na redução do tempo de internação ou até mesmo na prevenção primaria para evitar eventual internação, contribuindo para a melhoria de diversos índices locais”.

Os alunos irão atuar em conjunto com os profissionais de saúde do município no atendimento à população.

Durante o evento de apresentação do Projeto de Mãos Dadas, a secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha, informou que, a princípio, os alunos serão indicados para atuar nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro, mas a ideia é que esses profissionais em formação possam auxiliar em todas as unidades de saúde do município.

“Essa é a primeira vez que um projeto como este é desenvolvido em Nova Friburgo. Já temos o estágio em enfermagem, agora ampliamos as especialidades. É excelente, porque além de trazer benefícios para a instituição de ensino, que poderá ter seus alunos colocando em prática tudo o que aprendem na teoria, também beneficia a população que terá atendimento ampliado nessas áreas. Aumentamos a gama de atendimentos e fortalecemos a rede de atenção básica com esse convênio”, explica Tânia Trilha.

Nova Friburgo tem hoje 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo 20 unidades de Saúde da Família. Além disso, existe ainda uma policlínica, a Silvio Henrique Braune, no Centro. 

Os estágios não são remunerados, não havendo ônus ao município na contratação dos alunos. Também não há um número limite de vagas para serem preenchidas, a rede deve absorver quantos profissionais forem necessários. A oportunidade é aberta para todos os alunos a partir do 5º período dos cinco cursos contemplados pelo convênio. Atualmente, cerca de 800 alunos estão aptos a participar, só neste semestre.



Adicionar Comentario

Carnaval em Trajano de Moraes promete muita animação

  • PDF



Trajano de Moraes já está no clima do Carnaval, e prova disso é que no próximo domingo, dia 3, o bloco Os Piranhudos promete lotar a avenida mais uma vez.  A expectativa é que mais de 2500 foliões estejam presentes. O bloco foi o que mais cresceu na região nos últimos anos, e atrai cada vez mais trajanenses e turistas. Para esse ano, a diretoria do bloco está preparando uma super programação. A concentração terá início às 19 horas ao som da DJ Bruna Petribu e Renan Brits, logo em seguida um super show com a banda Rabuja e fechando com chave de ouro show do DJ Zulu.

Para curtir as atrações o folião terá a disposição Open Bar com 5 mil latões de Brahma, vodka, energético, catuaba, gummy, corote, refrigerante e água. Para a criançada o Espaço Kids contará com diversos brinquedos e muita pipoca e algodão doce. Tudo liberado. Presença confirmada da TV Serra Norte, locução de Renato Bueno e fotos de Gerson Barros.

Por volta da meia noite o bloco vai subir a avenida rumo a Praça Nilo Peçanha onde terá o tradicional Happy Holi Festival das Cores.  “Você não pode ficar de fora. Adquira agora mesmo seu abadá em Trajano de Moraes na TechCom, Morais Bar e Padaria do Zezinho, em Conceição de Macabú com Felipe Felix e Luiz Fernando Sadinha, em Macaé com Derkian Ouverney, em Visconde de Imbé com Nathan Marini e em Monte Café no Bar do Taurus. O segundo lote custa apenas R$50”, explicou um dos organizadores.

Vale lembrar que esse ano além de estar de abadá o folião deverá apresentar o ingresso para entrar na concentração. Também é obrigatório apresentar documento original com foto e menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais (pessoa que detém a guarda do menor).

No próximo sábado (dia 23/02), haverá o Arrastão dos Blocos. Assim como já é tradição, o bloco Os Piranhudos vai se concentrar em frente ao Showrrasquinho do Fofão e quem estiver com o abadá do bloco terá bebida liberada (quantidade limitada). “Venha curtir o melhor carnaval da região em Trajano de Moraes. E quem está chegando com tudo? Os Piranhudos”, convidou um dos organizadores.



Adicionar Comentario

Morre o monsenhor Antonio Stael de Souza

  • PDF

No dia 18 de fevereiro em Itaocara e em Euclidelândia, distrito de Cantagalo, foi de despedida a um dos maiores líderes religiosos da região, o Monsenhor Antônio Stael de Souza. Ele faleceu neste domingo, depois de fazer tratamento nos Hospitais de Itaperuna e de Barretos, no estado de São Paulo.

Na matriz de São José de Leonissa, onde Monsenhor Stael era pároco desde 2011, fiéis, amigos, familiares, autoridades do município, seminaristas e padres da Diocese de Nova Friburgo fizeram questão de estar presentes. 

O corpo do sacerdote seguiu para o distrito de Euclidelândia, onde foi sepultado.

O bispo dom Edney Matoso, por estar em viagem ao exterior, não pode comparecer ao sepultamento e despedida de um dos padres mais queridos da região. Monsenhor Stael, foi ordenado em 29/06/1978 na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis, pela imposição das mãos de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. Exerceu algumas funções na Diocese de Petrópolis tais como vigário Coadjutor da Catedral de Petrópolis, pároco de Nossa Senhora da Conceição em Bemposta terceiro distrito de Três Rios); pároco de Santana de Inconfidência (terceiro distrito de Paraíba do Sul); administrador Paroquial de Nossa Senhora das Dores (Areal); pároco de São José do Itamarati (Petrópolis).

Na diocese de Nova Friburgo em 1996, o sacerdote muito contribuiu no trabalho pastoral e administrativo exercendo as seguintes funções: ecônomo da Diocese de Nova Friburgo em 12/12/1994; vigário Episcopal do Vicariato Norte em 04/12/1996; pároco da Paróq. Santíssimo Sacramento em Cantagalo em 01/01/1998; administrador Paroquial na Paróquia São João Batista em Macuco em 25/02/2002; pároco na Paróquia Santíssimo Sacramento em Cantagalo em 01/01/2003; administrador Paroquial na Paróquia São João Batista em Laranjais em 15/09/2003; administrador Paroquial na Paróquia de São Sebastião em São Sebastião do Alto em 08/09/2003; Administrador Diocesano em 2004; vigário Geral em 04/08/2004; pároco da Catedral de São João Batista em 01/01/2005; vigário Geral em 06/04/2010; membro do Colégio de Consultores em 06/04/2010; membro do Conselho Presbiteral em 06/04/2010; membro do Conselho de Assuntos Econômicos em 06/04/2010; e pároco da Paróquia São José de Leonissa em 16/03/2011, onde viveu seu ministério sacerdotal até os dias de hoje.

Monsenhor Stael era itaocarense, nascido na zona rural do segundo distrito (Laranjais), em 03 de julho de 1946. Formou-se em Ciências Contábeis, mas resolveu seguir sua vocação de menino aos 25 anos e entrou no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis. Somente em 2011 regressou à Itaocara como o pároco de São José de Leonissa.

O prefeito de Itaocara, Manoel Faria, decretou luto oficial de três dias no município, em virtude do falecimento do Monsenhor Antônio Stael de Souza, pároco na Paróquia de São José de Leonissa.



Adicionar Comentario

Baile a fantasia realizado em Cantagalo

  • PDF


As irmãs Maysa, Marília e Mariza com a amiga Isabel Barros.


Um grupo de amigas em Cantagalo se reuniram na casa de Angélica Braga no dia 16 de fevereiro, sábado, para realizar um baile a fantasias, como era realizado nos velhos tempos.

“Noite marcada pelas lembranças dos antigos carnavais, dos inesquecíveis bailes no Cantagalo Esporte Clube, onde a banda entoava músicas nas quais reinavam pierrôs, colombianas e  arlequins e os foliões eram abraçados por chuvas de confetes e serpentinas. Tempo bom!!!”, afirmou Angelica Braga, idealizadora do evento.

Segundo ela, “Tudo isso foi resgatado no colorido das fantasias, na alegria das foliãs. O reencontro de amigas, o reencontro da nostalgia de um tempo que já passou, mas foi relembrado e revivido nessa noite do Baile à Fantasia, idealizado e organizado com muita dedicação por Patrícia Braga, no dia 16 de fevereiro, na casa de Angélica Braga, onde se reuniram amigas amantes da folia, da alegria e da fantasia! Momento único de total descontração”.




O sucesso foi tanto do evento, que nas redes sociais bateu recorde de acesso.

“Eu, Andréa Reis, nas minhas atribuições de secretária carnavalesca do Desfile de Fantasias, comunico que a foliã Angélica foi escolhida Musa do Carnaval  2019. Foram observados os seguintes quesitos: alegria sem igual, energia total, beleza incomparável e fé inabalável! !! (Coisas de Musa)”, garantiu.

Segundo Andréa Reis, a coroação será domingo, dia 3 de março, às 21h, no Desfile de Fantasias. “Todas estão convidadas a desfilar as suas belezas na passarela! Quem concorda com a eleição da Musa, favor aplaudir” pediu a Andréa.



Isabelle e Angélica

Adicionar Comentario

Bira Bello: "...confesso que o ônibus era um sonho de criança"

  • PDF



Um sonho de criança realizado. Assim está se sentido o músico Bira Bello, ao comprar um ônibus para atender as viagens com sua banda para várias regiões do país.

Numa entrevista exclusiva do Jornal da Região, Bira Bello conta detalhes de sua carreira musical e sua nova aquisição.


Jornal da Região (JR) - Porque decidiu comprar um ônibus?
Bira Bello (BB) - Na verdade foi um investimento pensando em divulgação e logística.
Nós sabemos que, como cantor, quem não é visto, não é lembrado. Ao invés de ter um outdoor parado numa esquina qualquer, o ônibus é um outdoor móvel, que anda, expondo nossa marca e alcançando mais pessoas.
O segundo ponto foi pensando na qualidade, conforto e segurança da nossa equipe.
Nosso time aumentou em mais 3 funcionários e a van estava ficando pequena e apertada.


JR - O que vai representar este novo veículo para seu trabalho musical?
BB - Representa um degrau na minha carreira.
Esse ano eu faço 7 anos de estrada. Já tocamos em Barretos, a maior festa de peão do mundo, nosso “rock in Rio Sertanejo”, já fizemos duas turnês na Europa, passando por 4 países: Suíça, Bélgica, França e Inglaterra, lançamos nosso último CD, gravado em Goiânia, no palco do SBT no programa do Raul Gil, mas confesso que o ônibus era um sonho de criança. É algo que poucos artistas tem, devido ao custo alto e manutenção também.
Precisa fazer muito show pra sustentar essa máquina.
Acabei de comprar um sócio pra minha carreira. E majoritário.


JR - Como tem sido sua agenda musical?
BB - Graças a Deus muito trabalho.
Todo fim de semana na estrada. Hoje fazemos uma média de 12 a 15 shows por mês. É bastante corrido. É praticamente show dia sim dia não. Mas acredito que agora com o ônibus faremos mais datas, pois além dele, tenho outro filho, mais velho, chamado Joaquim, e tenho que comprar fralda também.



Adicionar Comentario

Ministério público quer redução de comissionados em Nova Friburgo

  • PDF

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, celebrou termo de ajustamento de conduta (TAC) junto à Câmara Municipal de Nova Friburgo, com o objetivo de reduzir o atual número de cargos comissionados no Legislativo Municipal, visando à  reordenação de seus quadros de acordo com os ditames legais e princípios que regem a Administração Pública. No Inquérito Civil 187-14 foi constatado um quantitativo excessivo de servidores comissionados na Casa, inclusive para o desempenho de funções permanentes.

O referido TAC é composto por 12 cláusulas, das quais se destacam o compromisso de não mais contratar pessoa física, sob a formatação de autônomo, para o exercício de atividades próprias de servidores públicos efetivos (desde 1º de fevereiro, data de assinatura do termo); de exonerar, até 1º de maio de 2019, 44 ocupantes de cargo em comissão e, até 1º de dezembro de 2020, 22 ocupantes de cargos equivalentes, para que, a partir de 1º de dezembro de 2021, cada vereador faça jus a três cargos de assessoria por gabinete; e ainda de exonerar, até 1º de março de 2019, todos os ocupantes de cargos definidos por lei como efetivos, atualmente ocupados por contratados, dando posse aos aprovados no concurso realizado em 2017, ainda em vigência e passível de prorrogação.

O documento prevê ainda a interrupção da prática de nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de outro membro ou servidor da Câmara Municipal investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, bem como a exoneração, até 1º de março, de todos os nomeados enquadrados nesta situação.

Complementam o TAC os compromissos como dar publicidade, com fácil acesso ao público, a relação atualizada de todos os nomeados em funções de confiança e cargos em comissão; realizar atos administrativos necessários, até 1º de dezembro de 2020, para abertura de concurso público para preenchimento dos cargos criados e/ou vagos, decorrentes da reforma administrativa na Câmara, que deve ser realizada até 1º de dezembro deste ano; e adotar, definitivamente, a partir de 31 de janeiro de 2020, sistema eletrônico de ponto, por identificação biométrica, para todos os servidores da Casa Legislativa.

Afirma o acordo que, desde 2015, a Câmara de Nova Friburgo vem seguidamente descumprindo compromissos assumidos para corrigir as distorções detectadas em seus quadros. E destaca que a Recomendação Ministerial, embora não tenha caráter obrigatório, pode ensejar, diante de seu não atendimento, a propositura de medida judicial visando obter o resultado almejado, bem como a imputação de improbidade administrativa em face de todos os envolvidos nos atos lesivos. O TAC foi assinado pela promotora de Justiça Simone Gomes de Souza, pelo presidente da Câmara Municipal, Alexandre Azevedo da Cruz; pelo procurador Rodrigo Jardim Ascoly, e pelo secretário de Controle Interno, Hugo Lontra da Silva.



Adicionar Comentario

Governador deverá vir a Cordeiro fazer o lançamento da pedra fundamental do cinema

  • PDF

O sonho da população cordeirense em ter novamente um Cinema no município está próximo de se realizar. E as obras devem começar em breve, com a conclusão e entrega do espaço cultural ocorrendo ainda este ano. Quem garante é o secretário de Cultura de Cordeiro, Luiz Antônio Zica Medeiros, que participou, na segunda-feira, dia 4, na capital fluminense, de reunião com o secretário estadual de Cultura Ruan Lira.

Acompanhado da assessora Rosângela Bandeira e do gestor de Projetos da Prefeitura de Cordeiro Leandro Mattos, Medeiros deixou a sede da Secretaria de Estado de Cultura bastante otimista com tudo que foi debatido, especialmente por ter observado no secretário Ruan Lira a intenção de manter um diálogo de proximidade e cooperação com os municípios do interior fluminense. 

Sobre o encontro propriamente dito, além de Cordeiro participaram Bom Jardim, Miracema, São Fidélis e São Pedro da Aldeia, que também foram contempladas com o Projeto Cinema da Cidade. No entanto, a ótima notícia para a ‘Cidade Exposição’ é que desses cinco municípios, Cordeiro será o primeiro a receber a Sala de Cinema, isso graças ao adiantado estágio do projeto, fruto do excelente trabalho do gestor cordeirense Leandro Mattos, que recebeu muitos elogios dos técnicos estaduais pela capacidade.

Segundo Zica Medeiros, a expectativa de ter o cinema aumenta porque já está definida e homologada a empresa vencedora da licitação para a construção das salas, a Rivan Construtora Ltda. Os recursos financeiros para garantir as obras também já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal, restando apenas a liberação do Orçamento do Governo do Estado, que inclusive já foi divulgada no Diário Oficial.

Outra novidade trazida do Rio de Janeiro é que o lançamento da pedra fundamental do Cinema de Cordeiro terá a presença do governador Wilson Witzel, provavelmente após o carnaval, quando ele fará uma de suas primeiras visitas oficiais ao interior fluminense. “Agradeço ao secretário Ruan Lira, ao gestor de Economia Criativa Diogo Azevedo e ao superintendente do Projeto Cinema das Cidades Vinícius Oliveira pelo carinho. Creio que essa relação trará ótimas novidades para Cordeiro”, diz Zica.



Adicionar Comentario

Lei de incentivo ao esporte pode ser grande recurso para o Friburguense

  • PDF



No dia 8 de fevereiro, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo recebeu um grupo em seu gabinete para debater questões relacionadas a investimentos para a equipe do Friburguense Atlético Clube. Estavam presentes secretários, empresários e integrantes da diretoria do Frizão.

O consultor de gestão e marketing esportivo, Michel Cravo, também participou do encontro e explicou que essa foi uma reunião primária de apresentação do funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite às empresas tributadas pelo ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – disponibilizar 3% do imposto devido ao Estado para projetos esportivos.

“Foi uma reunião importantíssima porque, quando um prefeito abraça um projeto, esse projeto passa a ser da cidade e não de um clube, e isso faz com que as empresas se interessem a estar aliando sua marca junto ao clube. É importante para o caminho do Friburguense já que a cidade, hoje, abraça a causa”, comentou Michel.

José Eduardo Siqueira, gerente de futebol do Friburguense, disse que com a tendência da elitização e com a falta de patrocínio, a Lei do Incentivo é um caminho para seguir daqui para frente e que o time está aberto para uma situação nova. Siqueirinha, como é mais conhecido, comentou que a importância disso tudo é, também, pela cidade de Nova Friburgo.

“O Friburguense hoje está partindo por esse caminho, de tentar voltar à primeira divisão, de continuar com o nosso projeto interno, mas também pensando na grande valorização que a cidade vai ter. O futebol é uma grande paixão, mas tem sido feito para poucos. Está passando por um processo de elitização, contudo, a gente quer estar entre esses poucos que hoje é uma ideia nossa, do prefeito, trazendo esses novos empresários.”



Adicionar Comentario

Pgina 1 de 436

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado