Geral

Trajano de Moraes completa 126 anos de emancipação

  • PDF
O desbravamento do município de Trajano de Moraes, está ligado aos portugueses que subiram a serra, em busca de riquezas. Os veios de ouro não existiam, mas logo eles descobriram um outro tipo de riqueza: O café. Os colonos portugueses e a mão de obra escrava tornaram a terra produtiva e dela, se extraíram grandes fortunas. Em 1881, chegaram os primeiros colonos europeus à região, atraí-dos pelos cafezais.

O primeiro núcleo populacional se formou em volta da Capela Nosso Senhor dos Passos, em 1840, situada na atual São Francisco de Paula. A agricultura fez com que São Francisco de Paula vivesse um período de imponência.

Em 1846, em decorrência do desenvolvimento alcançado pela região através da cultura cafeeira e por influência de José Antônio de Moraes, proprietário da fazenda Aurora, o núcleo foi elevado à categoria de freguesia, sob a denominação de São Francisco de Paula, então pertencente ao município de Cantagalo. Em virtude da emancipação de Santa Maria Madalena no ano de 1861, a freguesia foi incorporada ao território do novo município. 

Com a abolição da escravatura em 1888 e esgotamento dos solos, no entanto, toda a economia da região ficou abalada. No intuito de atenuar a crise econômica, o governo decretou a criação do município de São Francisco de Paula, através do Decreto n.º 178, de 12 de março de 1891, instalado em 25 de abril do mesmo ano, tendo a freguesia sido elevada à categoria de vila e sede do novo município.
Com a chegada da linha férrea, em 1893, na localidade denominada Ventania, foi inaugurada a estação ferroviária Trajano de Moraes, um novo núcleo populacional se formou ao redor da linha férrea. Essa localidade desenvolveu-se com tal rapidez que o governo transferiu para lá a sede municipal, em 1915. Entre 1919 e 1923, a sede do município foi temporariamente alterada para a localidade onde ficava a estação de Aurora, atual Visconde de Imbé. Em 1923, a sede do município foi novamente transferida para Vila Ventania, hoje Trajano de Moraes.

Em 27 de dezembro de 1929, o coronel Alfredo Lopes Martins mudou o nome do município de São Francisco de Paula para Trajano de Moraes.

Trajano Antônio de Morais nasceu no município de Borrazópolis, no estado do Paraná, e mudou-se ainda criança com seus pais para o estado do Rio de Janeiro, estabelecendo residência na Fazenda Aurora. Era filho de José Antônio de Morais (o Visconde de Imbé) e Leopoldina Neves de Morais (a Viscondessa de Imbé). Era um homem influente de sua época e um grande fazendeiro, proprietário das fazendas de Santo Inácio, Barro Alto e Retiro. O comendador Trajano Antônio de Moraes morreu em 1911.
O clima temperado e úmido, com temperatura variando entre 10º e 30 °C, faz Trajano de Moraes ser considerado o oitavo melhor clima do Brasil. Há registros de até -2 °C nas noites mais frias de inverno no município, principalmente nas localidades de Tirol e Alto Macabu que possuem uma altitude bem mais elevada que a da sede.

As cachoeiras localizadas no município de Trajano de Moraes chamam atenção pela exuberância e exagero. 
As muitas montanhas do município, são propícias para esportes como mountain bike down hill e voos de parapente. Além disso, por ser uma cidade interiorana, Trajano de Moraes oferece atividades do campo, como passeios a cavalo e caminhadas ecológicas.
Em Vila da Grama, quarto distrito, é comum a prática de esportes aquáticos como pesca, nado e passeios de jet ski, devido a represa do Rio Macabu.

Trajano de Moraes era no século XX um grande produtor de flores, e há relatos de que as flores produzidas eram exportadas para vários países da Europa como Inglaterra, Itália e França. 

O município já ocupou destaque na produção de caqui, sendo considerado um dos maiores do Estado, mas nos últimos anos, uma praga tem prejudicado a plantação dos moradores




Adicionar Comentario

Representante de Minas Gerais vence concurso Miss T Brasil 2017

  • PDF
A modelo Izabele Coimbra, de 23 anos, foi a vencedora do concurso Miss T Brasil 2017, realizado no dia 21 de abril, em São Paulo. Ela representou o estado de Minas Gerais no concurso.

Izabele Coimbra agradeceu o apoio que recebeu. “Queria agradecer o apoio de todo mundo. Foi fundamental, foi primordial nessa reta final”, disse.

A vencedora da edição anterior, Nathalie Olival Oliveira, que é natural da cidade de Bom Jardim, se despediu no facebook. “Foi uma experiência maravilhosa para mim. Transformou a minha vida. Foi incrível. Vai transformar a vida dela também”, afirmou.

O concurso ocorreu no Teatro Santo Agostinho, na região central de São Paulo. Ao todo, 29 candidatas de diferentes cidades concorreram ao título. A campeã concorrerá ao Miss International Queen, que acontece na Tailândia, em 2018.

A vencedora do concurso, Izabele Coimbra, vai ganhar duas cirurgias, caso seja de seu interesse: uma de feminização facial – de alteração da estrutura óssea de testa e mandíbula – e outra de adequação do aparelho genital ao gênero feminino.
O concurso de beleza reuniu candidatas com as profissões mais diversas: administradora, arquiteta, educadora física, empresária, modelo, enfermeira, bailarina e até operadora de fábrica.









Adicionar Comentario

Agência do Ministério do Trabalho é fechada em Cordeiro

  • PDF
Um aviso no prédio onde funcionava o posto do Ministério do Trabalho em Cordeiro informa que encerrou suas atividades no dia 15 de março deste ano. “O cidadão que precisar dos serviços deste Ministério deverá se encaminhar para a agência mais próxima que está localizada no município de Cantagalo. Esclarece ainda que todos os atendimentos precisam ser agendados pelo site: http://saa.mte.gov.br

A reportagem do Jornal da Região manteve contato com a comunicação social do Ministério do Trabalho que enviou a seguinte nota:
“A agência de Cordeiro foi fechada pois a gerência de Cantagalo fica a apenas seis quilômetros de onde estava localizada a de Cordeiro e o número de servidores é maior, os trabalhadores estão sendo direcionados para este local.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro também já está com a Prefeitura de Cordeiro para celebração de convênio para confecção de carteira de trabalho naquele município”, concluiu a nota, assinada por Vânia Lain, coordenadora de jornalismo do Ministério do Trabalho, do Governo Federal.



Adicionar Comentario

Melhor motorista é brasileiro

  • PDF

O caminhoneiro baiano Luis Carlos dos Santos é o mais novo proprietário de um caminhão topo de linha do mercado. Ele foi recebido com uma grande festa ontem (4), na Casa Scania Movesa, para levar para casa o tão sonhado prêmio que ganhou ao se tornar o melhor motorista de caminhão da América Latina, em novembro de 2016.

Natural de Salvador, o profissional derrotou os outros 11 condutores classificados para a final latinoamericana do Scania Driver Competitions 2016, e conquistou o desejado título. A disputa inédita contou com participantes de Brasil, Argentina, Chile e Peru. Santos já é proprietário de um caminhão Scania Streamline R 440 6x2 zero quilômetro. As provas foram disputadas nos dias 26 e 27 de novembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

“Estou muito feliz. Foi um dia inesquecível. Receber o caminhão na minha terra me proporcionou levar a minha família e amigos, pois com eles foi ainda mais especial. Minha vida toma um novo rumo a partir de hoje. Será totalmente diferente, especialmente em um momento de crise econômica, vou ter a chance de ser dono da minha própria empresa. Agradeço a Scania por mudar a minha vida”, afirma Luis Carlos dos Santos, 31.  

“É um orgulho ter um brasileiro como o primeiro vencedor do SDC América Latina. A Bahia é um grande polo de transporte e de um enorme potencial. Desejamos que o Luis Carlos seja muito feliz com seu caminhão. Nestes tempos de dificuldades da economia brasileira, ter o próprio caminhão abre muitas oportunidades”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do SDC Brasil.

“A Scania Movesa será a responsável por oferecer todo o suporte que o Luis Carlos precisar na sua operação. Nós seremos uma “segunda casa” para o campeão. Ele poderá ver de perto nossa forma de atender as necessidades dos clientes, um diferencial já reconhecido no mercado baiano. Além disso, estamos muito felizes por ser um baiano o primeiro campeão da América Latina desta competição”, afirma Eduardo Shinohara, gerente-geral da Casa Scania Movesa.

Caminhão topo de linha

O Scania Streamline R 440 6x2 zero quilômetro que Luis Carlos ganhou é um sonho de consumo no mercado. Ele vem com programa de manutenção Scania, Seguro e Pacote Desempenho dos Serviços Conectados. Ou seja, o campeão recebeu uma solução Scania como prêmio para melhorar sua rentabilidade e produtividade, que é uma preocupação constante da marca. A Casa Scania Movesa será responsável por oferecer toda a cobertura ao campeão.

Os Serviços Conectados é uma das recentes novidades da marca, com início de comercialização em janeiro de 2017. Trata-se de uma solução inovadora para ajudar o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo, a fim de encontrar alternativas rentáveis. Os Serviços Conectados Scania superam a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas de nossos clientes. O pacote Desempenho permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista. O cliente e a rede de concessionárias Scania podem determinar com exatidão quais são os pontos que precisam de atenção, e, eventualmente, correção no estilo de condução de um motorista.

A história de um campeão

Cada um dos quatro países que competiram teve os três melhores motoristas classificados após meses de disputas em várias fases. No sábado (26), os 12 competidores fizeram quatro provas, entre elas teórica e de percurso. O domingo (27) começou com o teste de manobra individual ao volante. A soma dessas cinco avaliações classificou oito motoristas dentre os 12. Os oito candidatos se enfrentaram em duplas, em provas eliminatórias de habilidade na condução do caminhão e corrida contra o tempo.

Na grande final, Santos enfrentou o argentino Hugo Armando Valdiviezo, de 35 anos. Ambos tinham algo em comum, pois ficaram em terceiro lugar na fase nacional de seus países. Ou seja, não chegaram como favoritos entre os 12. A difícil prova que valeu um caminhão consistia em fazer um circuito em Z, dirigindo de ré e depois de frente derrubando pinos com a máxima destreza e no menor tempo possível. O brasileiro errou logo no começo e teve de manter a calma para vencer o argentino, que ao cometer uma sequencia de falhas foi superado pela agilidade de Santos.

Santos estava prestes a desistir da profissão, após seis anos de estrada. Mas, com a vitória mudou totalmente sua visão.


Adicionar Comentario

Mulheres nas cavalgadas na região

  • PDF

O hobby de andar a cavalo é muito antigo. Mas ultimamente está se tornando um esporte muito praticado na região, por homens e mulheres.

 A reportagem do Jornal da Região conversou com Isadora Silveira, uma das apaixonadas pelas cavalgadas, que explicou como funciona os eventos: “Todos fazem cavalgada desde pequenos... Esse grupo de amigos é composto por 16 cavaleiros. Há bastante tempo a gente tinha vontade de juntar os amigos pra fazer uma cavalgada só nossa, mas é difícil coincidir um dia que todos estão livres, aí conseguimos reunir nesse final de semana. Já estamos pensando na próxima, mas ainda vamos confirmar o percurso e o dia para que todos possam ir”, afirma com entusiasmo.

Na cavalgada realizada no dia 08 de abril, na Serra de São Primo. “Uma parte do grupo, saiu da Fazenda São Joaquim no Paraíba e a outra parte saiu do sítio de Evilásio que faz divisa com a  Fazenda Bom Fim, nos encontrando em Campo Alegre. De campo alegre, subimos por São Primo, e de São Primo passamos pelo Tarden, e saímos no Bar do Hernane. No domingo, saímos do Hernane, passando pelo Arraial. Paramos no bar do Salvador. Uma parte do grupo seguiu caminho de volta até a Fazenda São Joaquim e a outra parte  retornou para o sítio de Evilásio”, contou Isadora Silveira. 

No próximo dia 23 de abril, será realizada a Cavalgada de São Jorge, no distrito de Carmo, Córrego da Prata.



Adicionar Comentario

Carlos Colla será homenageado por uma escola em Maria Mendonça em Trajano de Moraes

  • PDF
O cantor e compositor Carlos Colla é autor de muitas músicas gravadas por vários artistas no país, principalmente Roberto Carlos. Mas pouca gente sabe que ele passou sua infância em Tapera, no município de Trajano de Moraes. É que seu pai, era engenheiro, e foi responsável pela construção da Represa hidrelétrica.

Mas recentemente, Carlos Colla compartilhou no seu facebook, a correspondência que ele recebeu do professor e diretor Nilton Riguetii. “Meus queridos do face, acabei de receber este ofício, é da terra onde eu passei minha infância, estou dividindo com vocês a minha alegria e gratidão pela minha terra”, afirmou o compositor.

O ofício assinado pelo professor Nilton Riguetti dizia: “conforme contato por telefone, entro em contato para saber da possibilidade de termos a honra de sua presença na inauguração da “Sala Cultural Carlos Colla”, na Escola Maria Mendonça, no quarto distrito de Trajano de Moraes. Nossa ideia é homenageá-lo por tudo que fez e faz pela boa música brasileira, por ter divulgado o nome de Trajano de Moraes, sobretudo da Tapera, em vários pronunciamentos e por tê-lo como ídolo”, justificou o convite.

Segundo Nilton Riguetti serão uma semana temática, de 26 a 30 de junho, quando terá uma série de eventos culturais. “Sugerimos que a Sala Cultural Carlos Colla seja inaugurada no dia 27 de junho, mas, sabendo de sua agenda sempre cheia, nos colocamos a disposição para trocar essa data por uma que lhe seja mais viável”, informou.

Nilton disse também que “já planejamos para a “Sala Cultural Carlos Colla” a instalação da biblioteca da escola, um mural “Fogão de Lenha”, instalação de equipamento multimídia (TV, datashow, som), além de ser o local onde desenvolveremos o nosso projeto de inclusão social através da prática xadrez, esporte que já nos deu inúmeras conquistas a nível estadual, com repercussão nacional”.
A repercussão nas redes sociais a homenagem que Trajano de Moraes irá fazer a Carlos Colla foi muito grande. Nas redes sociais já tem 662 visualizações, e quase 300 cometários sobre a homenagem. Nas redes sociais já tem 662 visualizações, e quase 300 cometários sobre a homenagem.

Regina Lúcia de Carvalho Schwarc parabenizou Carlos no facebook. “Carlos,você merece! É uma linda homenagem e lindo o trabalho que fazem com as crianças, estudando suas músicas, e introduzindo-os no mundo maravilhoso da música e poesia. Que bom que esta homenagem seja em vida. Muito lindo a sala Cultural Carlos Colla. Mais uma vez, parabéns”, enfatizou.

A irmã, Hana Colla, disse “Mano você merece!!! Adorei, especialmente em Trajano. Familia e amigos, é inverno, vamos todos juntos? Fico pensando no orgulho que mamãe e papai estariam sentindo. Pode ter certeza que estarei sorrindo, aplaudindo e chorando por nós três”, afirmou. A filha de Carlos Colla, Daniela Colla: “Uhuuuuu!!! Parabéns, pai!!!”, comemorou
Seu parceiro de várias músicas, Michael Sullivan parabenizou pelo ato. “Mais do que merecido querido parceiro! Receba o triunfo pela suas escolhas, pela sua vitória, por você sempre ter dado honra a quem tem honra”, afirmou.
O próprio Carlos Colla, deixou dois comentários no facebook: “Fiquei comovido com o carinho deles!!! Que honra maravilhosa! Parabéns!!!”, afirmou.



Adicionar Comentario

São Sebastião do Alto comemora 126 anos, com shows de Anita e João Bosco & Vinicius

  • PDF
Segundo historiadores, desbravadores aqui vieram motivados pela febre do ouro, que na metade do século XVIII, arrastou bandos de aventureiros para as margens dos córregos auríferos e afluentes dos rios Macuco, Negro e Grande, dirigidos pelo legendário bandoleiro Manoel Henrique, conhecido pela alcunha de Mão de Luva.

Seus primeiros habitantes foram formados por tribos de Coroados e Goitacás dominados pelos desbravadores por seu número e valentia.

Desiludidos por não haver encontrado o metal, muitos dos garimpeiros foram embora, outros aqui permaneceram, se firmaram, e como colonizadores se ramificaram, divididos em Italianos, Portugueses, Caboclos e Negros. Desenvolveram a agricultura do café e criaram o arraial de São Sebastião do Alto, elevado a Curato sobre o Decreto Provincial Nº 600 de 20/09/1852, com Freguesia em Santa Rita no município de Cantagalo.

 Em 1855 foi elevado à Freguesia, obedecendo desta ao município de Santa Maria Madalena e mais tarde a comunidade de São Francisco de Paula. Em 17 de abril de 1891, foi elevado à cidade.

 O município de São Sebastião do Alto, que conta atualmente com quatro distritos, sendo a primeira sede São Sebastião do Alto, o segundo Valão do Barro, o terceiro Ipituna e o quarto Ibipeba.

Atualmente o município de São Sebastião do Alto se destaca como uns dos maiores produtores de leite da região. Suas plantações de cana de açúcar, cereais e legumes enriquecem sua agricultura. Atualmente, o município de São Sebastião do Alto, destaca-se como um dos maiores fornecedores de leite da cooperativa de Macuco.

O Município mantém suas festas religiosas preservadas, onde suas procissões são sempre acompanhadas pela tradicional Banda Musical Santa Irene de Nazareth.
O Grupo de Dança Bumba meu boi, o Grupo de Dança Mineiro Pau e as Folias de Reis têm por objetivo resgatar e divulgar a cultura folclórica.

A Companhia de Teatro do Centro Cultural, Peter Joseph Corbett, além de realizar peças na região tem como ponto forte a encenação da Paixão de Cristo, que acontece todo ano em via pública com mAédia de 90 atores e uma produção de 40 pessoas, além da participação de entidades religiosas e da comunidade.

O dia do padroeiro é comemorado no dia 20 de janeiro com missa, procissão e a parte social com shows na Praça Dr. Hermes Ferro. O evento atrai muitos visitantes. Cada distrito tem o seu padroeiro sendo: Nossa Senhora do Livramento, Valão do Barro; Santa Luzia, Ipituna e São Fidélis, Ibipeba. Assim sendo, feriados municipais nestes dias.

O município também teve uma pessoa ilustre no setor da medicina, que foi Dr. Francisco de Paula Fajardo Júnior. Este foi um pioneiro nas pesquisas científicas que colaborou para o tratamento e a cura de doenças como: a descoberta do parasita causador da Malária e da Febre Amarela. Além disso, o médico teve publicações científicas rele-vantes realizadas junto com Carlos Chagas, Osvaldo Cruz, Adolph Lutz, entre outros.

Na área política, nos últimos anos o município tem passado por algumas crises. Depois de ter sido governado pelo médico Antonio Segalote que realizou grandes obras no município, os últimos prefeitos, Carmod Bastos e Mauro Henrique Chagas foram afastados do cargo pela Câmara de Vereadores e pela justiça. Na época, assumiu a prefeitura, a então presidenta da Câmara, Rosângela Pereira Bor-ges do Amaral. 

Eleito em outubro de 2016, assumiu a Prefeitura Altense é governada pelo prefeito Carlos Otávio da Silva Rodrigues
As comemorações do aniversário de São Sebastião do Alto foram transferidas para o final de semana, que terá shows com a cantora Anita, a dupla João Bosco & Vinicius e o cantor Glauco Zullo.



Adicionar Comentario

Macuco inaugura horto Municipal

  • PDF
A Prefeitura de Macuco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil, inaugurou na ultima sexta-feira(7) o Horto Municipal Junot Abi-Râmia Antônio, que tem por objetivos: Coletar sementes e produzir mudas de espécies vegetais nativas e exóticas para utilização pelo próprio município em projetos de reflorestamento e paisagismo e dar apoio a projetos de educação ambiental, inclusão social e turismo ecológico em parceria com as demais secretarias do município e outras instituições afins.

Cerca de 10 mil mudas vão ser produzidas por mês, e as visitas são gratuitas e poderão ser feitas a partir de hoje(10).
O nome de Junot Abi-Râmia Antônio, é uma homenagem justa ao homem honesto, íntegro, filho de Macuco, que esteve sempre empenhado nos interesses de nossa Cidade, trabalhou de forma incansável na emancipação de nosso Município, durante anos nas festas do Santo Padroeiro de Macuco São João Batista, com uma força tarefa familiar, preparava um majestoso café da manhã, ao longo da madrugada, a espera da Sociedade Musical São João Batista e para seu público.


Adicionar Comentario

Pgina 1 de 387

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado