Eleitos os membros do Conselho Tutelar de Duas Barras

  • PDF

Software especial também agiliza a contabilização do resultado

A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, com sucesso, a eleição do novo Conselho Tutelar de Duas Barras, com mandato previsto para os próximos dois anos.

Organização, transparência e lisura, segundo o promotor de Justiça, Nestor Rocha, que fez questão de estar presente no dia da eleição, foram responsáveis por garantir o sucesso de todo o processo eleitoral, que teve como base um edital previamente definido onde foi previsto um calendário com as principais datas e atividades de todo o período, que culminou com a eleição dos cinco novos conselheiros e respectivos suplentes.

– A nossa participação em todo o processo, que fizemos questão de acompanhar, de perto, foi orientar a Secretaria de Assistência Social e a presidência do CMDCA para que fosse garantida total legitimidade a eleição dos novos conselheiros. Isso só foi possível porque eles entenderam a nossa orientação de realizar uma eleição tomando como base uma ampla divulgação, transparência e lisura, o que acabou atraindo um grande número de candidatos e garantiu total credibilidade a todo o processo. Tudo isso somado à organização, que foi observada no dia de hoje, e que, com certeza, contribuíram para a eleição dos melhores nomes para compor o conselho – garantiu o promotor.

Segundo ele, na atual conjuntura, é impossível que um município possa realizar um trabalho sério em defesa dos interesses da criança e do adolescente na faixa de 0 a 18 anos, sem a presença de um Conselho Tutelar atuante. Esse conselho atua tomando como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conselheiro que não cumprir suas responsabilidades pode ser punido, tomando como base uma lei municipal específica para este fim, onde estão previstas as sanções legais.

Conforme informou a presidente do CMDCA, Sônia Hoelz, cerca de 40 pessoas atuaram no dia da eleição em Duas Barras e Monnerat, segundo distrito, onde a coordenação ficou a cargo da vice-presidente Taís Helena. Além de avaliar positivamente a organização de todo o processo eleitoral, que contou com a participação de 48 candidatos, ela fez questão de agradecer a todos que se empenharam para garantir o sucesso da eleição. Ela fez questão de destacar e agradecer, especialmente, ao apoio dado pelo prefeito Alex Rodrigues (PMDB), que não poupou esforços no sentido de garantir o bom andamento de todo o processo eleitoral.

Em sua avaliação, a secretária de Assistência Social, Mara Rodrigues, agradeceu pelo trabalho realizado não só por alguns membros da equipe, mas o apoio dado por outros servidores da Prefeitura. “Além de agradecer o apoio dos voluntários, quero deixar claro que foi de fundamental importância as orientações dadas pelo promotor da Nestor Rocha, que muito nos ajudou. Destaco, também, o trabalho e dedicação da presidente do CMDCA, Sônia Hoelz, e a vice, Taís Helena, que, através de suas contribuições, nos ajudaram a alcançar o sucesso de todo o trabalho”, disse.

A apuração da eleição ficou a cargo de Ricardo Melo, que criou um software especial para agilizar o trabalho de registro e totalização dos votos em tempo real, o que garantiu a divulgação do resultado na sequência do término da eleição. Para realizar esse trabalho, ele contou com a parceria de Fábio Mattos, Carla Mello e Maely Oliveira.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado