Técnicos e especialistas garantem que aeroporto regional em Friburgo é viável

  • PDF

Especialistas e técnicos de uma empresa contratada pelo Banco do Brasil sobrevoaram e fizeram simulações de pouso e decolagem numa área em Conquista, na zona rural de Nova Friburgo, em 30 de julho, e aprovaram o local para a instalação de um aeroporto regional de médio porte. O terreno escolhido fica entre a Ceasa e o Barracão dos Mendes, às margens da Estrada de São Lourenço. Há dois meses, engenheiros e outros profissionais já haviam vistoriado a área e também aprovaram o local. O estudo técnico será repassado para a Secretaria Nacional de Aviação Civil e para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A possível construção do aeroporto regional no município faz parte do Programa Nacional de Aviação Civil do Governo Federal. Nova Friburgo foi uma das sete cidades escolhidas para receber o aeroporto.

O prefeito Rogério Cabral (PSD), que acompanhou, de perto, o trabalho dos especialistas em aviação, disse que o aval técnico é apenas uma das muitas etapas a serem cumpridas para viabilizar o projeto. Segundo ele, o próximo passo será a realização de um trabalho político para a liberação dos recursos necessários junto ao Governo Federal.

– A proposta de construção do aeroporto foi feita através de um programa específico do Governo Federal, com verba carimbada e exclusiva para tal finalidade. A aprovação técnica foi um passo, mas trata-se de uma discussão longa junto ao Governo Federal – afirmou. “O aeroporto interessa muito, mas estamos tratando o assunto com muita cautela para não criarmos falsas expectativas”, acrescentou o prefeito.

O estudo de viabilidade técnica, segundo os especialistas, permite a construção de uma pista de pouso e decolagem de até 1,4 mil quilômetros, com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio portes. A área escolhida fica próxima à Ceasa de Conquista, região onde estão previstos a instalação do Condomínio Industrial, Centro de Convenções e Parque de Exposições de Nova Friburgo.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado