ABCP anuncia construção de 6,5 mil casas na Região Serrana

  • PDF


Durante a abertura da 3ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Norte Fluminense, realizada sexta-feira da semana passada, 23 de setembro, na Fazenda Gamela Eco Resort, em Cantagalo, evento organizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e as três fábricas de cimento do Polo Cimenteiro de Cantagalo – Votorantim, Lafarge e Holcim –, o diretor de Relações Institucionais da ABCP, Mário William Esper, anunciou que a entidade está firmando uma parceria com as prefeituras e o Governo do Estado para a construção de 6,5 mil casas populares na Região Serrana, beneficiando famílias atingidas pela maior catástrofe climática registrada no Brasil, ocorrida em janeiro deste ano.

Mário William Esper disse que esteve conversando há poucos dias com o subsecretário estadual para Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, ex-prefeito de Bom Jardim, para acertar os últimos detalhes da parceria. Já a partir de outubro, serão iniciadas as obras das primeiras 4.150 unidades, das quais 3,8 mil em Nova Friburgo e 350 em Bom Jardim. Ele não antecipou onde serão erguidas as demais 2.350 casas. A previsão inicial é de que as obras durem cerca de quatro meses.

Segundo o diretor da ABCP, serão casas sustentáveis, com eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental, entre outros. O sistema construtivo das unidades habitacionais será o concreto PVC, um sistema desenvolvido no Canadá e formado por perfis leves e modulares de PVC, de simples encaixe. O sistema é preenchido com concreto e aço, resultando em um produto de elevada resistência e com inúmeras qualidades construtivas. As obras terão apoio técnico da ABCP. “O concreto PVC possibilita uma construção rápida e de baixo custo. O mesmo sistema foi adotado nas casas para as vítimas de São Luiz do Paraitinga (SP). Em apenas três meses, foram feitas 151 habitações”, diz Mário William Esper.




Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado