Alunos criam kit para que deficientes possam usar máquinas de costura

  • PDF

Quatro alunos de Nova Friburgo passaram para a final da competição Desafio Senai Projetos Integradores que acontece em novembro, em Brasília, com a criação de um projeto para pessoas com deficiência nos membros inferiores. O Kit Acesse é um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas de costura que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ou Direct Drive, que é um tipo de motor com acionamento direto, ou seja, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia.

O kit é dotado de um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converterá o movimento feito pelo operador em micromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura.

O controle analógico fica posicionado para ser usado pela mão direita do usuário e poderá ter seu posicionamento ajustado visando a melhor ergonomia do operador. Toda a arquitetura eletrônica e de controle do projeto foi feita em Arduino, uma plataforma de prototipagem, dotada de placa única e oferecida como um hardware livre. A solução é fruto do trabalho de José Felipe de Araújo e Ramom Souza da Silva, estudantes do curso técnico em automação; e de Pedro Augusto de Souza Miranda e Wellyson Gomes Amorim, do curso de técnico em vestuário.




Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado