Morador de Boa Sorte garante cura de doenças com raízes de ervas

  • PDF

Cyrineo Matias Rodrigues nasceu no dia 6 de janeiro de 1940, na Fazenda de Jacutinga, em  Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, e, com seus 10 anos, foi morar em Itaoca. Raizeiro da floresta são algumas das denominações dadas ao  raizeiro Cyrineo, como é  conhecido em Boa Sorte e região.

Aos 16 anos,  Cyrineo  já ia  no mato com sua avó apanhar as  raízes: cascas de árvores e ervas. Com o passar dos anos, sua avó, já com a idade avançada, mandava o seu neto Cyrineo apanhar as milagrosas ervas.

Cyrineo obedecendo sua avó,  pegava o  facão e o enxadão e já ia para o mato pegar o que ela havia pedido. Com isso, foi aprendendo com pessoas da época os nomes e para que servia cada uma das ervas, raízes e cascas de árvores para preparo de algumas “garrafadas”.

De acordo com  Cyrineo, sua avó  tratava os filhos, netos e amigos  com receitas naturais, herdadas de seus antecedentes. “Minha avó curava várias doenças comuns  com seus remédios.  Através dela, me interessei pelas plantas. A medicina dela funcionou, viveu até os 98 anos”, conta Cyrineo.

São mais de 200 tipos de ervas e raízes de árvores, indicados para quase todos os males. Entre os compostos mais receitados pelo raizeiro estão a garrafada para os homens mais velhos  (aquele para cobra sem veneno). “A partir daí, comecei  a receber encomendas dos amigo. Tenho muitos clientes fiéis há mais de 40 anos. Em minha casa, é um entra a sai constante, demonstrando a credibilidade,  mesmo com a desconfiança de alguns. Mas é possível encontrar testemunhas de curas pelas ervas que receito”, garantiu.

Cyrineo conta que tratou  muito de João Carlos Burguês de Abreu, quando ele era secretario da Agricultura, e de sua esposa, Dona Ivone. E até do então governador do estado.






Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado