São Sebastião do Alto comemora 126 anos, com shows de Anita e João Bosco & Vinicius

  • PDF
Segundo historiadores, desbravadores aqui vieram motivados pela febre do ouro, que na metade do século XVIII, arrastou bandos de aventureiros para as margens dos córregos auríferos e afluentes dos rios Macuco, Negro e Grande, dirigidos pelo legendário bandoleiro Manoel Henrique, conhecido pela alcunha de Mão de Luva.

Seus primeiros habitantes foram formados por tribos de Coroados e Goitacás dominados pelos desbravadores por seu número e valentia.

Desiludidos por não haver encontrado o metal, muitos dos garimpeiros foram embora, outros aqui permaneceram, se firmaram, e como colonizadores se ramificaram, divididos em Italianos, Portugueses, Caboclos e Negros. Desenvolveram a agricultura do café e criaram o arraial de São Sebastião do Alto, elevado a Curato sobre o Decreto Provincial Nº 600 de 20/09/1852, com Freguesia em Santa Rita no município de Cantagalo.

 Em 1855 foi elevado à Freguesia, obedecendo desta ao município de Santa Maria Madalena e mais tarde a comunidade de São Francisco de Paula. Em 17 de abril de 1891, foi elevado à cidade.

 O município de São Sebastião do Alto, que conta atualmente com quatro distritos, sendo a primeira sede São Sebastião do Alto, o segundo Valão do Barro, o terceiro Ipituna e o quarto Ibipeba.

Atualmente o município de São Sebastião do Alto se destaca como uns dos maiores produtores de leite da região. Suas plantações de cana de açúcar, cereais e legumes enriquecem sua agricultura. Atualmente, o município de São Sebastião do Alto, destaca-se como um dos maiores fornecedores de leite da cooperativa de Macuco.

O Município mantém suas festas religiosas preservadas, onde suas procissões são sempre acompanhadas pela tradicional Banda Musical Santa Irene de Nazareth.
O Grupo de Dança Bumba meu boi, o Grupo de Dança Mineiro Pau e as Folias de Reis têm por objetivo resgatar e divulgar a cultura folclórica.

A Companhia de Teatro do Centro Cultural, Peter Joseph Corbett, além de realizar peças na região tem como ponto forte a encenação da Paixão de Cristo, que acontece todo ano em via pública com mAédia de 90 atores e uma produção de 40 pessoas, além da participação de entidades religiosas e da comunidade.

O dia do padroeiro é comemorado no dia 20 de janeiro com missa, procissão e a parte social com shows na Praça Dr. Hermes Ferro. O evento atrai muitos visitantes. Cada distrito tem o seu padroeiro sendo: Nossa Senhora do Livramento, Valão do Barro; Santa Luzia, Ipituna e São Fidélis, Ibipeba. Assim sendo, feriados municipais nestes dias.

O município também teve uma pessoa ilustre no setor da medicina, que foi Dr. Francisco de Paula Fajardo Júnior. Este foi um pioneiro nas pesquisas científicas que colaborou para o tratamento e a cura de doenças como: a descoberta do parasita causador da Malária e da Febre Amarela. Além disso, o médico teve publicações científicas rele-vantes realizadas junto com Carlos Chagas, Osvaldo Cruz, Adolph Lutz, entre outros.

Na área política, nos últimos anos o município tem passado por algumas crises. Depois de ter sido governado pelo médico Antonio Segalote que realizou grandes obras no município, os últimos prefeitos, Carmod Bastos e Mauro Henrique Chagas foram afastados do cargo pela Câmara de Vereadores e pela justiça. Na época, assumiu a prefeitura, a então presidenta da Câmara, Rosângela Pereira Bor-ges do Amaral. 

Eleito em outubro de 2016, assumiu a Prefeitura Altense é governada pelo prefeito Carlos Otávio da Silva Rodrigues
As comemorações do aniversário de São Sebastião do Alto foram transferidas para o final de semana, que terá shows com a cantora Anita, a dupla João Bosco & Vinicius e o cantor Glauco Zullo.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado