Rede de Agentes de Desenvolvimento Local

  • PDF

Servidores públicos de 12 municípios da Região Serrana reuniram-se em Nova Friburgo, no Hotel Bucsky, durante encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) local. O evento serviu para apresentação de balanço, alinhamento das futuras iniciativas da equipe e como comemoração aos dois anos de existência do grupo de trabalho, que desenvolve ações em prol do desenvolvimento econômico regional. Além dos ADs, também estiveram presentes prefeitos, representantes da Jucerja, TCE, Anvisa, INEA, Corpo de Bombeiros e Sebrae/RJ.

De acordo com o coordenador da Rede de Agentes de Desenvolvimento local, Jorge Braz, em 2017 o grupo de trabalho já apresenta índice de 80% de metas atingidas, ou superadas, em relação às iniciativas que viabilizam o desenvolvimento regional pelo estímulo às atividades empreendedoras - através da desburocratização - e de promoção da utilização de recursos das Administrações Municipais em favor dos Pequenos Negócios - por meio das compras públicas. 

“Saímos de um cenário em que os municípios de nossa região trabalhavam de forma individualizada, ou desarticulada (quando tentavam trabalhar juntos), para atingimos os melhores resultados que uma Rede de ADs pode alcançar. E isso acontece depois de apenas dois anos de trabalho ininterrupto e muito empenho. Hoje, os municípios de nossa região atuam de forma estruturada, coordenada e organizada, em um ambiente extremamente colaborativo, de modo que essa parceria fortalece os Pequenos Negócios locais que compõem 99% da economia ativa de nossa região. O objetivo é que, através da Rede de ADs possamos conquistar, a cada ano, mais benefícios, o fortalecimento das parcerias, além de atingir metas cada vez maiores em favor da economia e da população local”, garantiu Jorge Braz, que também é secretário Municipal de Fazenda em Cantagalo.

No encontro da Rede de ADs, os municípios receberam do Sebrae/RJ um certificado simbólico em homenagem das iniciativas tomadas pelas prefeituras em prol do desenvolvimento econômico regional. Além disso houve palestras, painéis e debates de caráter técnico sobre modelos de desburocratização e simplificação de abertura, alteração e baixa de empresas que já foram implementadas em 11 municípios da região por meio da emissão de alvará online.

A Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, considerando Nova Friburgo e municípios do seu entorno, é a única do país que conseguiu que quase a totalidade das cidades que a compõem (11 de 12 no total) já estejam adequadas a cumprir o que determina a Lei Complementar nº 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A emissão de alvará online e as compras públicas são os dois principais instrumentos que contribuem para este cenário positivo de destaque nacional.

Entre os municípios que já cumprem o que determina a legislação em vigor estão: Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cantagalo, Bom Jardim, Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes. A expectativa é que até o final do ano São Sebastião do Alto já esteja apta a cumprir o que determina a Lei Geral, integrando em definitivo a Rede de Agentes de Desenvolvimento.




Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado