A importância do Projeto Piabanha para Rio Paraíba

  • PDF

O Projeto Piabanha é uma organização não governamental (Ong), criado em defesa do Rio Paraíba do Sul. O Projeto Piabanha é regido pela Associação de Pescadores e Amigos do rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público municipal, sem fins lucrativos, fundada no dia 14 de maio de 1998, com sede e foro na comarca de Itaocara, município da região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. 

“Nossa missão é promover estratégias de gestão e manejo, pesquisas científicas, programas de conscientização e mobilização da sociedade civil no processo de conservação ambiental da fauna e da flora da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul”, garantem seus idealizadores. 

Em parceria com o Colégio Estadual Frei Tomás, através do professor Carlos Eduardo, 80 alunos do ensino médio participaram de uma palestra ambiental seguido de duas aulas práticas enfatizando os seguintes temas: espécies de peixes ameaçadas de extinção; e espécies de peixes invasoras. A visita ocorreu no dia 13 de setembro deste ano.

Fundado em 1998, o Projeto Piabanha está localizado na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro/ RIO, em Itaocara, município da região noroeste. 

Com o maior plantel de reprodutores de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, o Projeto mantém no seu campus um Centro Socioambiental com Laboratório de Monitoramento de Ictiofauna; Setor de Conservação da Fauna Aquática; Laboratório de Incubação de Ovos e Larvas, dezenas de tanques para alevinos, juvenis e reprodutores e ainda retém uma área com potencial para construção de outras instalações.

 O Projeto está inserido no Domínio das Ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul e desenvolve linhas de pesquisa como o Programa de Ovos e Larvas de Peixes, Monitoramento de Ictiofauna e Crustáceos, dentre outras pesquisas relacionadas à fauna aquática a fim de subsidiar futuras decisões para a conservação dos estoques pesqueiros, e valoração ecológica e ambiental do Domínio das Ilhas Fluviais. 

Uma equipe técnica comanda todas as atividades do projeto, em Itaocara.




Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado