Ciep 280 de Carmo inova com sala de artes temática

  • PDF

O Ciep 280 de Carmo está com um projeto de ampliar o conhecimento das artes para todos seus alunos, um projeto criado pelas diretoras Elaine Gaspar e Eva Rocha. 

A ornamentação temática e criação das pinturas ficou por conta de Luciano Huguenin, que também ensinará técnicas de desenho e pintura para os alunos.   Geralmente, as salas de aula das escolas públicas são todas iguais, usadas para todas as outras matérias, criando um ambiente homogêneo, monocromático  para todas elas. 

“Por exemplo, as aulas de humanas ocorrem no mesmo ambiente das aulas de exatas. Aulas de arte na mesma sala de aula onde são dadas aulas de matemática, ou outras matérias. Com isso, os alunos não tem estímulos extras para seu aprendizado. Com uma sala específica para essa finalidade, há muito mais possibilidades na assimilação dos conteúdos. Ornamentar a sala com decoração temática, com muito mais estimulo visual,  possibilita mais incentivo para o aluno desenvolver suas atividades”, afirma Luciano.

 Luciano Huguenin expôs na sala uma parte de cada movimento artístico e pintores famosos, desde o renascimento até a contemporaniedade. Na porta tem um desenho do rosto de Leonardo da Vinci, uma cópia do esboço que ele mesmo fez há mais 500 anos. Por que colocar o Leonardo da Vinci na porta? Porque foi ele que abriu as portas para o grande renascimento das artes, sendo um grande nome da cultura artística ocidental. Tudo começou com ele. Também há nas paredes da sala várias reproduções dos esboços dele e de Miguel Angelo, todos desenhados por Luciano. O teto foi uma homenagem ao pintor espanhol Juan Miró. As colunas foram pintadas ao estilo de um quadro de Jackson Pollock. Também há homenagens a Picasso, Van Gogh, Mondrian, Monet, Frida Kahlo, Andy Warhol e outros. Todos eles representados em algum lugar da sala. Uma grande obra da sala é uma reprodução de Luciano do quadro  Monalisa, feita toda a tinta à óleo sobre parede, no tamanho de 3 metros de altura. Esse quadro é um grande símbolo da cultura ocidental, o maior legado de Leonardo da Vinci para a humanidade. Os alunos precisam ter contato muito próximo com essas obras, para valorizarem toda a trajetória das artes durante a história. A implementação desse projeto da sala temática de artes será um grande estimulo para despertar os alunos do Ciep 280 para o infinito mundo das artes.

No fundo da sala encontra-se uma parte da pintura da Capela Sistina, A Criação de Adão, com o dedo de Adão econtrando-se com  o dedo de Deus. Essa pintura tem muitos significados, sendo o encontro com a parte humana e a parte divina, presente em todos nós.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado