As 10 Colônias de Nova Friburgo

  • PDF

Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município:




Colônia da Suíça


Em 1818, D. João VI autorizou a vinda de 100 famílias do Cantão de Fribourg, numa experiência pioneira no Brasil, fazendo surgir em 1820 a vila de Nova Friburgo. O Memorial da Colonização, a Escola de Queijo e Chocolate, resgataram a memória desta colonização. A Colônia comemora o seu dia 1 de agosto, data da unificação da confederação helvética. Os suíços foram os primeiros a chegar ao território friburguense, oriundos do Cantão de Fribourg, com a criação da localidade chamada Morro Queimado. Logo depois vieram outros imigrantes para as terras fluminenses.


Colônia da Alemanha

A presença alemã em Nova Friburgo começou em 03 de maio de 1824, quando chegaram os primeiros imigrantes alemães contratados, experiência pioneira em todo o Brasil. Trouxeram, com eles, a religião Luterana. Em 1911, novas levas de imigrantes desenvolvera um parque industrial que revolucionou a economia da cidade e regiões vizinhas, alcançando destaque em todo o Brasil


Colônia da Itália


Os primeiros italianos chegaram a Nova Friburgo por volta de 1855. Destacaram-se no comércio, como a Casa Miele, Vassalo, Lo Bianco, Spinelli, Mina de Ouro, profissões liberais e na vinda de instituições religiosas, como os colégios Anchieta e Nossa Senhora das Dores. A Colônia comemora o seu dia 02 de junho, dia da unificação italiana.


Colônia do Líbano


Por volta de 1870 chegavam à Nova Friburgo os primeiros imigrantes libaneses, trabalhando inicialmente como mascates e depois se destacando em diversas atividades. O Brasil abriga hoje o maior número de libaneses do mundo fora do Líbano, em torno de oito milhões. A data comemorativa é 22 de novembro.


Colônia do Japão


Os japoneses chegaram ao Brasil a partir de 1908 e logo se destacaram na agricultura, oferecendo sua técnica para melhorar as culturas brasileiras. A presença japonesa em Nova Friburgo começou em 1927, quando aqui chegou o engenheiro agrônomo Tohoro Kassuga, com sua família. A Colônia comemora o seu dia em 29 de abril, data natalícia do imperador Hiroíto.


Colônia da Espanha


Os espanhóis chegaram a Nova Friburgo no final do século XIX. Destacaram-se no comércio, nas olarias e na construção civil (prédio do Colégio Anchieta). A religiosidade é uma característica marcante: o Colégio Nossa Senhora das Mercês foi fundado por uma ordem espanhola. A Colônia comemora o seu dia em 12 de outubro, dia do descobrimento da américa.


Colônia de Portugal


A presença portuguesa na região remonta ao século XVIII, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Destacaram-se na música (Banda Euterpe), comércio e construção civil. Em 11 de junho de 1933, foi fundado o Grêmio Português de Nova Friburgo. A Colônia comemora o seu dia 10 de junho, dia da morte de Camões.


Colônia da Áustria


O Brasil e a Áustria têm uma relação antiga e profunda, desde o casamento de D. Pedro I com a princesa austríaca D. Leopoldina. Em Nova Friburgo, os austríacos se destacaram nas indústrias têxteis e no comércio, frutificando daí uma herança de tecnologia, trabalho, alegria e originalidade. A colônia comemora o seu dia em 26 de outubro.


Colônia da Hungria


Os húngaros que aqui se estabeleceram trouxeram consigo a confiança num mundo melhor. Pioneiros em muitas atividades, indústria do vestuário infantil, tintura em fio sintético, tiveram destaque também na hotelaria e na gastronomia. A Colônia comemora seu dia em 23 de outubro, dia da revolução de 1956, quando os húngaros se insurgiram contra a presença soviética em seu país.


Colônia Pan-Africana


A Presença africana na região remonta ao século XVIII, em fazendas ou quilombos. Os negros muito contribuíram para o progresso da cidade. Hoje, os afro-descendentes constituem 55% da população. Em 1983, foi fundado o centro cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê. A Colônia comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares.




Bandeiras dos países que estabeleceram colônia em Nova Friburgo,
fundando, assim, a cidade que agora completa seu bicentenário


Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado