Monumento Raiz e Flor comemora 200 anos de Nova Friburgo no SENAI

  • PDF

A obra representa famílias de colonos que empreenderam no início da história do município e a força industrial da cidade

Uma obra feita em alumínio, representando os 11 cantões suíços que fundaram a cidade de Nova Friburgo, recepciona quem passa pela entrada do SENAI Nova Friburgo, no Centro.

O monumento Raiz e Flor é fruto de uma parceria entre o artista plástico Felga de Moraes e o Sistema FIRJAN, com o objetivo de homenagear os moradores do município - que no dia 16 de maio completa 200 anos - e a contribuição dos empreendimentos dos primeiros imigrantes para o desenvolvimento da indústria na região.

Durante a inauguração, o presidente em exercício do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, parabenizou Nova Friburgo e lembrou que a história da indústria no município começou há mais de 100 anos, inaugurando setores que até hoje são destaque no desenvolvimento econômico da região Centro-Norte. “Atualmente, a indústria é o setor que mais emprega na cidade, com mais de 17.000 empregos formais. Por isso, a FIRJAN está aqui com sua representação regional há 40 anos”, ressaltou Mariani.

O dia 16 de maio também é uma data especial para o SENAI Nova Friburgo, que comemora na mesma dada seu aniversário de 75 anos, sendo uma das primeiras unidades no Brasil. 

“Essa conquista é um reflexo de muita luta e trabalho do cidadão Friburguense. E estamos aqui também para participar ativamente do futuro, com equipamentos e laboratórios de última geração no FabLab para que os próximos 200 anos da nossa indústria sejam ainda mais promissores”, destacou Carlos Eduardo de Lima, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense.

Segundo o artista plástico que idealizou o monumento, Felga de Moraes, a obra representa as primeiras famílias que empreenderam em Nova Friburgo. 

Ainda durante a abertura, a primeira-dama do município, Cristina Bravo, coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 Anos, salientou a importância do SENAI para o desenvolvimento da economia de toda região por meio da educação profissional. Também participou do evento o cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss.

O SENAI Nova Friburgo, onde o monumento está localizado, fica na Rua Prefeito José Eugênio Müller, número 220, no Centro.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado