Alunos da engenharia civil da Fasap realizam visita de campo em Ouro Preto e Mariana

  • PDF

Alunos do 5º período do curso de Engenharia Civil da FASAP, acompanhados pelos docentes da graduação professor Anselmo Biasse e Anderson Barbosa, participaram no último final de semana, nos dias 4 e 5 de maio, de uma visita de campo realizada no Museu de Mineralogia da UFOP em Ouro Preto/MG e Mina de Ouro da Passagem em Mariana/MG, respectivamente. 

Alunos do 5º período de Engenharia Civil realizando visita no Museu de Mineralogia – UFOP – Ouro Preto/MG

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi criado em 1877, como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. 

Hoje, possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.

Alunos do 5º período de Engenharia Civil realizando visita na Mina de Ouro da Passagem – Mariana/MG

A Mina da Passagem é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas,  formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis, quando estes deixaram de ser bombeados.

Alunos do 5º período de Engenharia Civil realizando visita na Mina de Ouro da Passagem – Mariana/MG

A visita teve como objeto de estudo os tipos de rochas e minerais. Durante a visita nos setores de mineração e mineralogia, os alunos puderam visualizar e analisar o processo de formação e composição das rochas e minerais na natureza, bem como, a importância econômica que as mesmas exercem na região, o que proporciona ainda, uma interação com a comunidade local, explana o Prof. Anselmo Biasse.

Alunos do 5º período de Engenharia Civil realizando visita na Mina de Ouro da Passagem – Mariana/MG

A visita foi organizada e coordenada pelos professores Anselmo Biasse e Alex Gomes, a atividade fez parte de uma complementação do conteúdo trabalhado em sala de aula, cujo objetivo foi colocar os universitários em contato com as teorias estudadas.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado