Debate sobre “Intolerância” no Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo

  • PDF

No dia 8 de junho de 2018, o Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo, realizou um importante momento de reflexão sobre o tema “Intolerância” com o Prof. Dr. Nilton dos Anjos e a professora Flavia Bon Cardoso.  

Nilton dos Anjos, é Prof. e Diretor da Faculdade de Filosofia da UNIRIO, Mestre e Doutor em Ciências da Literatura- UFRJ/Universidade Salamanca- Espanha), e pesquisador de pós-doutorado (CNPq/FAPERJ/AECID- Espanha) e a cantagalense Prof. Flávia Bon Cardoso é Especialista em Leitura e Produção Textual-UFF, atualmente moradora da cidade de Petrópolis.

Ao longo do debate, foram colocadas algumas questões sobre determinados papéis sociais e a visão preconceituosa em relação a eles, como também o processo de desvalorização de determinadas profissões necessárias. Salientou-se a necessidade de exercitarmos a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, característica extremamente necessária para o exercício da tolerância, e a importância da afirmação da originalidade única de cada indivíduo, como condição para compreensão da diversidade do outro. 

Recordando algumas palavras do Professor "Ninguém consegue se construir sozinho. E portanto, ser intolerante é equívoco. É perder a possibilidade de ampliar a sua percepção vida".





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado