Congresso de Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Belém-PA

  • PDF

O 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde foi realizado de 25 a 27 de julho em Belém do Pará, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. 

Este ano, o evento foi marcado pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

“Pela primeira vez o município de Macuco participa da “Mostra Brasil Aqui Tem SUS” e se destaca no cenário da saúde Nacional. Agradeço ao prefeito Bruno Boaretto e ao secretário de Saúde Adivar Exposto pelo comprometimento e apoio recebido para a participação no congresso”, afirmou a técnica de enfermagem Marlise Quintana Cerbino Juliano nas redes sociais.

Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, teve como objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

O Congresso promoveu o encontro de mais de 5 mil congressistas, dentre eles gestores municipais de saúde,  trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

O congresso trouxe na programação o destaque para a 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, com grande espaço e reconhecimento. A Mostra deu oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, experiências bem sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores.

Foram cerca de 300 trabalhos apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores. Os melhores projetos por região serão premiados com o valor de R$ 10 mil reais, os melhores por estado serão registrados em vídeo na próxima temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os outros premiados por tema e por sala serão contemplados com medalhas e certificados.

O evento conta com 4.401 participantes inscritos e 1.478 secretários municipais de saúde de todo o país. Durante o dia, as salas do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia receberam as apresentações das 342 experiências participantes da 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. 





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado