Cordeiro debate políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

  • PDF



Uma tarde dedicada às avaliações e propostas sobre as políticas públicas voltadas à garantia da qualidade de vida daqueles que em breve serão o futuro da nação. Assim aconteceu, nesta quinta-feira, 20, no plenário da Câmara de Vereadores, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cordeiro.

Organizado e coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o encontro reuniu conselheiros tutelares, autoridades locais, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil e o que é mais significativo, crianças e adolescentes, representados por estudantes de educandários das redes de ensino Municipal, Estadual e Particular de Cordeiro. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também participou ativamente do evento.

Para propor diretrizes de aprimoramento das ações, visando fortalecer os direitos de crianças e adolescentes, a conferência debateu temas como ‘Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social’; ‘Prevenção e Enfrentamento da Violência’; ‘Orçamento e Financiamento das Políticas’; ‘Participação, Comunicação Social e Protagonismo’; e ‘Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes’. Além disso, a participação dos alunos da Oficina de Dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcou um momento emocionante e de pura reflexão.

Durante a conferência, foi realizada a escolha dos delegados de Cordeiro para a Conferência Estadual, que acontece em março de 2019, em Nova Iguaçu. Foram aprovadas as seguintes propostas: desenvolver parcerias para realizar ações voltadas às crianças e adolescentes; capacitar agentes na rede de atendimento ligada ao Sistema de Garantia de Direitos; ampliar mecanismos de aquisição de recursos para Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente; criar o Comitê Gestor Municipal de Crianças e Adolescentes; e incentivar a sociedade civil a participar dos Conselhos.

Os delegados apontados na conferência foram os adolescentes Breno Costa, Kailayne Oliveira e Wesley Rodrigues; Rejane Nunes, representante dos órgãos públicos; Humberto Campos, da Câmara Municipal; e Vinícius Melo, do CMDCA. “Decidimos aqui as políticas públicas para garantir oportunidades mais amplas e justas para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito no encontro.

Além de Luciano Batatinha e da vice Maria Helena, compuseram a mesa o presidente do CMDCA, Vinícius Melo; sua vice Sandra Toledo; as secretárias de Assistência Social e Educação, Letícia Reis e Telma Macedo, respectivamente; os vereadores Thiago Macedo, Robson Careca e Beth do Postinho; o presidente da OAB/Cordeiro, Wilson Vieitas; a integrante da Comissão organizadora, Maria da Glória Ferreira; representante do Conselho Tutelar, Gleiziane Baptista; os estudantes Breno Costa e Luiz Fernando Ramos; e a conferencista Márcia Elizabeth Brito, que recebeu Moção de Aplauso dos vereadores Elielson Fracinha e Fabíola Bianchini.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado