Produtores de café de Bom Jardim, Trajano de Moraes e Nova Friburgo participam de Concurso de Qualidade do Café do Estado do Rio de Janeiro

  • PDF



Foram anunciados os dez finalistas o Concurso Estadual de Qualidade do Café, evento realizado pelo Sebrae Rio para incentivar os cafeicultores fluminenses a produzirem café de alta qualidade, dar visibilidade a produção e atrair compradores de cafés especiais.

Os dez melhores participarão da etapa final do concurso que acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro (terça e quarta-feira), em Conservatória, quando serão conhecidos os melhores cafés do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os finalistas estão os serranos Moacyr Carvalho R'lho, Everardo Tardin Erthal, Maria Adriana Monnerat Erthal (da Região Serrana I, que engloba Nova Friburgo, Bom Jardim, Trajano de Moraes e região) e Inês Zoli Tassinari (da Região Serrana II, que fica no entorno de Petrópolis).

Além deles, estão na final os representantes do Noroeste Fluminense: Carlinda Bendiade de Oliveira Vargas, Fidélis José de Oliveira Rodolphi, José Ferreira Pinto, Lázaro Silva Gualtieri Rosa, Marcos Fernando Pelegrini Menezes e Rafael José Duarte Fernandes. 

Os cafés finalistas receberão certificado e serão degustados por compradores, para a aquisição dos lotes ganhadores. Também ganharão um laudo técnico que os habilitam a participar do Cupping dos Cafés do Rio de Janeiro, edição de 2018 da Semana Internacional do Café (em Belo Horizonte). 

A seleção dos dez melhores cafés foi realizada em quatro etapas – análise física e eliminatória, seguida de degustação, conforme a metodologia de análise sensorial de cafés especiais da SCA (Specialty Coffee Association). 

O concurso foi aberto para todos os produtores do estado, com inscrição gratuita.

A iniciativa é uma ação do Projeto de Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Sebrae Rio e parceiros.






Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado