Representantes de Alagoas visitam Cantagalo para conhecer projeto de compras públicas

  • PDF



Na manhã do dia 23 de outubro, representantes de 21 municípios de Alagoas, situado no leste da região nordeste, visitaram Cantagalo por iniciativa de parceria entre o Sebrae Alagoas e o Sebrae Rio de Janeiro. Esta visita teve por objetivo conhecer de perto projetos de sucesso implantados no município, como o programa “Cantagalo Compra de Cantagalo”, a participação dos municípios da região serrana na Rede de Agentes de Desenvolvimento e um pouco do projeto de turismo rural desenvolvido em Cantagalo.

Iniciando a visita, estiveram presentes a Analista de Políticas Públicas e Responsável do Sebrae RJ pelos agentes de desenvolvimento do estado, Clarissa Perna, a analista do Sebrae Nova Friburgo, Raquel Mattos Stum, Tatiana Lima, analista de políticas públicas do Sebrae Alagoas e o secretário de Fazenda e atual presidente da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, Jorge Braz.

A primeira parte da visita foi focada em conhecer o Programa “Cantagalo Compra de Cantagalo”, onde foram destacadas por Jorge Braz algumas ações promovidas pelo Programa como a Elaboração do Decreto 3.155/17, no qual o prazo de pagamento de Microempreendedores Locais e Produtores da Agricultura Familiar com empenhos de até 8 mil reais passaram a receber da Prefeitura com 5 dias. Ainda houve também a apresentação do Plano Estimativo de Compras Municipal (PECOMPE) para os Pequenos Negócios, através do Decreto 3.127/17, elaborado duas vezes por ano o PECOMPE tem o objetivo de divulgar o que será comprado pela Prefeitura aumentando assim a participação dos Pequenos Negócios nas futuras aquisições da Administração Municipal.

Outra inovação apresentada aos visitantes foi a extinção da necessidade de apresentação do balanço patrimonial da micro e pequena empresa nas licitações, promovendo assim a desburocratização para este empresários. Uma das diversas metas do programa era por exemplo, aumentar em 10% a participação de negócios sediados em Cantagalo no volume total de contratações e o atingido através das ações do programa foi de 341,88% de crescimento, ultrapassando em muito a meta proposta. Cantagalo que antes do programa era o terceiro município nas compras da prefeitura de Cantagalo, passou a novamente ocupar a primeira colocação de municípios com o maior número de empresas contratadas.

Em seguida, foi apresentada aos participantes a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, também por Jorge Braz e contando com a presença da agentes de desenvolvimento do município de Cordeiro, Elizabeth.

A Rede de ADs da região serrana, tem sido cada vez mais reconhecida nacionalmente por seus constantes trabalhos em prol do desenvolvimento regional da serra fluminense e foi vencedora na categoria: “Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico” no prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Fazem parte da rede atualmente as cidades de Cantagalo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes.




O projeto foi iniciado em 13 de maio de 2016, oriundo de um encontro de agentes de desenvolvimento durante um curso de Agente de Desenvolvimento Avançado, onde estiveram presente 6 municípios. Daí foi iniciada a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, com o objetivo de trabalhar de forma padronizada, ações em favor do desenvolvimento econômico dessa região fossem potencializadas.

É visível o avanço nos municípios da região serrana após a formação da Rede de Agentes de Desenvolvimento, existe mais comunicação entre os municípios e com isso os avanços administrativos, podem ser medidos com facilidade. A Rede de Agentes não existiria, tão pouco sobreviveria, sem a fiel participação dos parceiros, quais sejam, associações comerciais, sindicatos rurais, JUCERJA, entre outros. Mas sem sombra de dúvidas fica o destaque para o SEBRAE que apóia incondicionalmente essa iniciativa.

“As unidades de políticas públicas de cada estado se comunicam muito e ao realizar o contato com a Clarissa aqui do Sebrae RJ, pensamos em viabilizar esta visita. No nosso estado temos muitos ADs, mas ainda não trabalham em rede, portanto viemos aqui conhecer de perto esta experiência” - Declarou a analista de políticas públicas do Sebrae Alagoas, Tatiana Lima.

Já na parte da tarde e finalizando a passagem por Cantagalo, os visitantes acompanhados do assessor de Indústria e Comércio, Alcir Belo, conhecido como Juninho Don Belo, se dirigiram para o distrito de Boa Sorte. No 5º Distrito, puderam visitar a Fazenda Santa Rita, que abriga grande acervo escravocrata e logo depois visitar o museu situado na loja Almek, no centro de Boa Sorte. Na Almek foram recepcionados pelos empresários responsáveis pelo projeto “Caminhos do Imperador” que tem sido destaque no turismo rural a nível nacional.

"O aprendizado e a experiência que eles tiveram de vivenciar nesta modalidade de turismo rural aqui foi muito importante para que possam replicar essas ações de acordo com o perfil de sua região. Ficaram sensibilizados com a história apresentada na Fazenda e muito surpresos com a visita a Almek e ao museu na loja, pela estrutura que puderam contemplar." - Declarou o assessor, Juninho Don Belo.

A Caravana de Alagoas, visita mais municípios da região ainda esta semana até na quinta-feira, sempre coordenados pelo Sebrae Nova Friburgo.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado