A vitória sobre o câncer como lição de vida

  • PDF



Demonstrando visão diferenciada de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o CRAS Manancial convidou para um papo a professora e pedagoga Cyntia Lopes Vilanova, que em 2016 vivenciou esse drama. Segundo ela, que reside em Cantagalo, superação e vontade de viver foram maiores que tudo. “Não apenas por mim, mas por minha família, principalmente meu grande amor: minha neta” garantiu Cyntia.

Já no início da palestra ela relatou que professor também tem como missão contar histórias, assim ela contaria um pouco da história de sua vida, abordando especialmente a descoberta do câncer. Casada, mãe de dois filhos médicos, foi junto com eles que ela descobriu a doença num exame de ultrassonografia.

Em seu relato foi possível compreender que uma vida, que era tida como um conto de fadas, de repente mudou e ela se viu perdida. “Mas nada disso fez com que eu desistisse. Busquei todos os tratamentos, enfrentei filas gigantes para passar pela quimioterapia, perdi os cabelos, mas não deixei de ser feliz ou vaidosa”, contou sob a atenção dos presentes.

Hoje, muito bem e servindo de exemplo e esperança para muita gente, ela aceitou o convite para oferecer seu testemunho e ajudar tantas mulheres que enfrentam o mesmo período de ‘mutação’. “De ajudar a mudar os alarmantes índices e desmitificar o câncer, cuja palavra sequer era pronunciada no tempo de nossas avós, pois era visto como algo incapacitante e irreversível”, relembra Cyntia, que está curada e há pouco mais de um ano e meio recomeçou sua vida.

“O câncer não escolhe pessoas, nem classe social. Quero que todas vocês mulheres aqui presentes me prometam que irão se cuidar e se amar mais. Não vamos deixar que essa doença nos derrote, porque somos mulheres e poderosas”, concluiu Cyntia, deixando muitas usuárias emocionadas e com um olhar diferente sobre se amar e cuidar da vida.

Ao final, a equipe do CRAS agradeceu Cyntia pelo apoio, carisma e, principalmente, pelo depoimento emocionante e verdadeiro.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado