Projeto social e literário Cantos de Leitura chega à Cantagalo

  • PDF



No dia 28 de novembro o município carioca de Cantagalo recebeu unidade do projeto Cantos de Leitura. Acervo de novos 1200 livros chega ao Centro Comunitário Cantagalo, que atende 80 crianças entre 2 e 4 anos, e passa a beneficiar também suas famílias e comunidade do entorno. A implantação do Cantos de Leitura é uma realização da Rede Educare com patrocínio da State Grid Brazil Holding via Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

Além dos livros, que contemplam diversos temas, materiais pedagógicos e brinquedos educativos farão parte do acervo que contemplará a instituição escolar. “Nós estamos recebendo um grande presente, que sempre foi nosso sonho, mas que estava muito difícil de se concretizar. Agora nosso projeto é que, até o final desse ano, nossas crianças já possam ter experiências de leitura no novo espaço e também já prevemos para 2019 a visita semanal das crianças que estão deixando a escola esse ano,  assim como a comunidade. Todos nós estamos muito contentes e vamos trabalhar duro para que este espaço seja conservado e possa beneficiar muitas gerações de alunos”, comemora a diretora geral Cristina Fernandes.

O Cantos de Leitura foi recentemente avaliado pelo Ministério da Cultura como projeto modelo de leitura dentre os projetos patrocinados pela Lei Rouanet  Ao apostar na educação e na cultura como poderosos elementos de promoção da paz e combate à violência, o Cantos de Leitura busca dar sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto parte do acesso aos livros para possibilitar aos seus usuários uma nova forma de ler o mundo. 

"Viabilizar os cantos de leitura é dar oportunidade às crianças de multiplicarem seus sonhos através da literatura, possibilitando o desenvolvimento da imaginação, das emoções e de sentimentos de forma prazerosa e significativa para suas vidas”, reforça Ramon Haddad, vice-presidente da State Grid Brazil Holding.

Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare, realça que o Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. “O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a  conhecer’ , seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”. 

O Cantos de Leitura é realizado pela Rede Educare e busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros. 

Em 2010, o Brasil foi escolhido pela State Grid Corporation of China para a realização do primeiro grande investimento do conglomerado em países não-asiáticos. Detentora de 18 concessionárias nacionais de energia e com 51% de participação em cinco concessões de grupos de consórcio, a State Grid Brazil Holding (SGBH), está entre as maiores empresas de energia do Brasil. Grandes cidades brasileiras são beneficiadas com o modelo de fornecimento confiável, econômico, limpo e sustentável da SGBH, que até 2040 estará operando cerca de 16 mil Km de linhas de transmissão, cobrindo Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes áreas próximas aos centros de carga. 

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Em 10 anos, a missão de fazer essa rede se comunicar e funcionar construiu sua trajetória, tornando-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas. 

Especializada em leis federais de incentivo, atua em oito estados, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pelos projetos realizados através da Rede Educare nos últimos anos. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare. 





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado