Ex-vereador e médico recebe homenagem na Câmara Municipal

  • PDF

O médico e ex-vereador do município de Cantagalo, Júlio Marcos de Souza Carvalho, foi homenageado na Câmara de Vereadores, pela sua destacada atuação na sociedade cantagalense nos campos da medicina e da política. A homenagem partiu dos vereadores João Bosco e Antonio Geraldo. 

Júlio Carvalho é filho do médico Joaquim de Souza Carvalho Júnior e de Maria das Dores Pinheiro de Carvalho. É casado com a professora Letícia Ventura de Souza Carvalho, pai do médico Marco Antônio e dos advogados Dr. Márcio Ventura e  Regina Ventura, e avô de Louise e Gabriela.

Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e adquirir cada vez mais habilidades e competências nas várias áreas da medicina, Dr. Júlio empreendeu intensa vida universitária: ocupou os postos de auxiliar acadêmico de Medicina do Serviço de Pronto Socorro da SUSEME, no Hospital Rocha Faria, entre os anos de 1960 e 1961; ingressou como auxiliar de medicina do S.A.M.D.U., da Previdência Social, no Posto Médico de Campo Grande, Rio de Janeiro, em 1961; tornou-se estagiário da 2a Clínica Cirúrgica do Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, em 1961; fez cursos de Radiologia, Fisioterapia, Cardiologia, Cirurgia de Urgência, Neurocirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Perícia Médica, entre tantos outros. 

Presença constante em congressos médicos, Júlio Carvalho atuava nesses ambientes de interlocução, não somente na condição de membro participante, mas também presidindo e secretariando inúmeras mesas de debates. 

Nosso homenageado, dentro do ambiente hospitalar, militou, e ainda milita, também no âmbito das atividades administrativas e, para tal, capacitou-se em auditoria médica e hospitalar, obtendo o título de Pós-Graduação em  Auditoria em Saúde, pela Universidade UNIMED em conjunto com a Universidade Gama Filho.

Além da extrema dedicação à medicina, além da criteriosa atuação como administrador e auditor médico-hospitalar, outra excepcional característica do Júlio Carvalho é a oratória.               Em 1989, o compromisso com as causas comunitárias, o desejo sempre latente de construção de um município melhor e sua excepcional oratória o levaram à política; seara que há muito lhe era familiar, haja vista que seu pai, Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior, fora prefeito de 1945 a 1946; seu irmão, Dr. Joaquim Maurício de Souza Carvalho, fora vereador em três mandatos, entre os anos de 1967 e 1976; e seu cunhado, Wilder Sebastião de Paula, já havia cumprido o primeiro mandato à frente do Executivo Municipal, entre os anos de 1977 e 1982.

Julio Carvalho cumpriu quatro mandatos legislativos, a saber: de 1989 a 1992, de 1993 a 1996, de 1997 a 2000, de 2001 a 2004; primeiramente atuando nos quadros do MDB e, posteriormente, pelo PFL. Dr. Júlio era presença frequente na Tribuna da Câmara, discutindo assuntos de interesse do Município, do Estado e da Nação. Ocupou a função de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara por 4 vezes; bem como era ativo participante dos trabalhos das comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, e de Educação, Saúde a Assistência, a qual presidiu no processo de produção da Lei Orgânica do Município. Notabilizou-se também por sua expressiva atuação na feitura do Regimento Interno da Câmara. 

Parlamentar de ideias e de ação, apresentou o projeto de lei que criou a Reserva Ecológica dos Cambucás, à época, a única unidade de preservação municipal existente em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sob a iniciativa do seu mandato foi criado o Instituto Cantagalense da Criança, que tinha como objetivo cuidar da infância cantagalense desde a fase intrauterina até a adolescência; e, imbuído do mais elevado espírito cidadão, foi de sua autoria a propositura apresentada em 1989 que passou a denominou a sala de sessões do legislativo municipal, como sendo: Sala das Sessões Patrono Cívico Tiradentes. 

“Dono de uma memória prodigiosa e incomparável narrador dos tempos vividos pela comunidade cantagalense, dedica-se atualmente à pesquisa e a escrita histórica, abarcando em seus textos temáticas variadas, sempre tendo como norte o seu imensurável universo de lembranças”, informou o vereador João Bosco. 

         




Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado