Escritor lança livro sobre famílias da região

  • PDF



O genealogista Júlio César Araújo Lutterbach Galhardo de Castro, estudioso acerca do passado histórico da família Lutterbach e autor de alguns livros sobre a mesma, acaba de lançar um livro de biografias. Embora não se trate de uma obra genealógica, os biografados são membros de cinco tradicionais famílias da região centro-norte fluminense. 

Com exceção da família Erthal, de origem alemã, as famílias Wermelinger, Monnerat, Lutterbach e Lemgruber são todas de origem suíça e fizeram parte da colonização e fundação da cidade de Nova Friburgo. Aos poucos seus descendentes se espalharam por toda a Velha Cantagalo, participando ativamente da vida política, construindo estabelecimentos agrícolas modelares, sendo pioneiros na introdução do gado zebu no Brasil, destacando-se em seus respectivos segmentos. É exatamente sobre a vida de alguns desses familiares que o autor aborda, de forma simples e objetiva, desde os patriarcas até os dias atuais.

Essas cinco famílias se entrelaçaram por matrimônio ainda na primeira geração e, ainda que em menor escala, podemos ver casamentos acontecerem entre alguns de seus membros, . Esses casamentos entre si, através das gerações, fez com que essas famílias formassem um verdadeiro clã, existindo, por isso, de certa forma, grau de parentesco entre todos os biografados.

O prefácio fica por conta do médico e escritor Dr. Henrique Bom, autor de vários livros e um dos maiores estudiosos da colonização suíça em Nova Friburgo.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado