Paixão de Cristo em São Sebastião do Alto

  • PDF



Ao redor do mundo a história do sacrifício de Cristo é contada de diversas formas. Mas é no interior do Estado do Rio de Janeiro que vem de forma simples e amadora, porém singular, a encenação. O maior teatro ao ar livre do município de São Sebastião do Alto. A história que todo ano relembra o real sentido da Páscoa.

A encenação da Paixão de Cristo foi criada pela Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto/RJ, tendo em vista a necessidade de colocar em prática uma cultura local, onde a comunidade ao longo dos anos pode assistir uma trajetória de pessoas da comunidade que fazia esse teatro em praça pública e comovia a população com cenas fortes da Paixão de Cristo; a população se mobilizava e fazia acontecer esse costume na cidade; tudo era um momento de reflexão, as pessoas confeccionavam suas vestes para o grande espetáculo, porém com o passar dos anos, essa tradição do teatro da Semana Santa se perdeu e nossa comunidade passou anos e anos sem a realização desse teatro.

Em 1999, com a criação do Centro Cultural Pe. Peter Joseph Corbett, como solução para levar à comunidade a oportunidade de vivenciar experiências com as artes, nesse espaço, o grupo de Teatro do Centro Cultural optou por realizar oficinas, estudos de textos e incentivar os alunos na montagem de peças adaptadas. No ano de 2001, o grupo começou um trabalho de pesquisa na comunidade para poder resgatar essa tradição. Depois de muita luta conseguimos realizar o espetáculo. O sucesso foi tanto que, a partir daí, o grupo vem crescendo e realizando a encenação cada vez mais qualificada. Com um público estimado de quase 1000 espectadores em praça pública, o evento conta com a participação da comunidade na montagem do espetáculo que chega a ter 100 atores e mais 40 pessoas envolvidas na produção, dividido entre funcionários da prefeitura, paróquia e comunidade trabalhando os valores culturais e a tradição religiosa.

O foco do espetáculo consiste na dramaturgia dos atores da Cia de Teatro em dar bastante realismo às cenas bíblicas sobre a Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um espetáculo organizado pela Companhia de Teatro Thearte juntamente com a Paróquia de São Sebastião e realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio da comunidade.

A realização da encenação da Paixão de Cristo dá visibilidade não só a Companhia de Teatro, mas ao município e é um caminho de consolidação do evento e atração de público da Região Serrana, dando suporte e incentivando à visitação turística no período dos Festejos da Páscoa.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado