Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara tem novo Pároco

  • PDF



Em cerimônia realizada no dia 29 de março e presidida pelo padre Frei Getúlio Freire Pereira, vigário Episcopal do Vicariato Norte, foi empossado como pároco da Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, o padre Gilmar Rodrigues Gomes. A comunidade católica local participou com alegria da celebração, acolhendo o seu novo Pastor e orientador espiritual com imenso carinho e rogando ao Senhor que lhe dê força e sabedoria para bem conduzir os destinos de seu novo rebanho.

Após a saudação inicial da santa missa e devidas apresentações, em que Frei Getúlio referiu-se ao padre Gilmar como um presente que ele trazia à Paróquia, procedeu-se à leitura da provisão da posse paroquial. Logo após padre Gilmar recebeu as vestes sacerdotais (sinais visíveis de seu ministério sacerdotal a ser exercido na nova Paróquia), a estola e a casula, fazendo, em seguida, a sua Profissão de Fé.

Dando continuidade à celebração, o vigário episcopal entregou o Livro dos Evangelhos ao novo pároco, que proclamou uma passagem do Evangelho de São Marcos, em que este discorre sobre os mandamentos, ressaltando o maior de todos eles: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Frei Getúlio rogou a Deus que o novo pároco fosse revestido de um projeto pastoral de busca da santidade, tendo a capacidade e a generosidade de amar sem restrições o povo que a ele estava sendo confiado. "Somente em uma caminhada conjunta entre pastor e rebanho é que ambos darão testemunho de verdadeiros discípulos de Jesus, identificados como legítimos cristãos, podendo seguir juntos, a passos largos, rumo à santificação", afirmou o sacerdote.

Após cumpridos os ritos próprios estabelecidos para a cerimônia – renovação das promessas sacerdotais; entrega das chaves da Igreja; entrega da chave do Sacrário; apresentação da Pia Batismal; administração do Sacramento do Batismo; entrega da estola da administração do Sacramento da Penitência; juramento de fidelidade à Igreja, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé, deu-se prosseguimento à cerimônia com as preces, pelas quais a comunidade rogou a Deus Pai pelo ministério sacerdotal e pela vida de padre Gilmar e de seus familiares.

Ao final da cerimônia, Pe. Gilmar lembrou outras paróquias onde exerceu seu sacerdócio, referindo-se aos seus respectivos rebanhos de forma carinhosa. A seguir, saudou e agradeceu a acolhida que recebeu na Paróquia de Itaocara e lembrou a bela missão cumprida pelos seus antecessores nesta comunidade – Monsenhor Saraiva, Monsenhor Stael, Pe. Alex, Pe. Amauri e Pe. Jorge.

Concelebrando a santa missa estavam os padres Bartolomeu de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro), Diego Fernandes (Paróquia Santa Beatriz – Portela), Fernando Pacheco (Paróquia São João Batista – Macuco), João Tadeu (Paróquia São João Batista – Laranjais), Jorge Eduardo (Paróquia São Sebastião - São Sebastião do Alto) e José Maria (Paróquia Santa Rita de Cássia – Euclidelândia).





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado