Acervo da Biblioteca de Cantagalo será todo catalogado

  • PDF



A Secretaria Municipal de Cultura, o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo e o CEDERJ fecharam parceria com o intuito de organizar, catalogar, higienizar e digitalizar o acervo da Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias localizada no Centro de Cantagalo.

A ideia surgiu entre conversas do Assessor Municipal de Cultura Matheus Arruda, a professora e historiadora Sheila Siqueira de Castro Faria e o coordenador do Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo, Wesley Gonçalves com a finalidade de organizar o acervo para a consulta e pesquisa pública voltado aos munícipes, visitantes, turistas e pesquisadores.

O trabalho será ministrado pela professora Sheila de Castro Faria com o aval do professor da UNIRIO, Anderson Oliveira, e feito pelos alunos voluntários do curso de história do CEDERJ Juliana Bessa, Marcus Vinicius Hart, Mariana, Tulio Falcão e Bruno Wermelinger, que terão a oportunidade de conhecer, se aprofundar na história do município de Cantagalo, ter contato com material inédito e receber horas de atividades complementares para a realização da atividade.

O acervo da Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias conta com uma variedade de documentos datados do século XVIII, XIX e XX, jornais da época do império, como o voto livre, documentos sobre os ex-combatentes cantagalenses, uma variedade de pesquisas e exemplares mais recentes do Jornal da Região, por exemplo, doados pelo proprietário do periódico, dentre livros, fotos e escritos.

A atividade terá início no final de abril, quinzenalmente, e término em novembro. Tal parceria tem grande importância para manter a cultura, memória e história do município de Cantagalo.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado