Política

Prefeito nascido em Cantagalo inaugura obras no interior da Bahia

  • PDF

Enquanto a maioria dos prefeitos do país, estão tendo dificuldades para administrar os primeiros nove meses de governo, o atual prefeito do interior da Bahia, o médico cantagalense, Frederico Vasconcelos, inaugura uma praça na localidade de Jurema, no município de Licínio de Almeida.

"Inauguramos neste fim de semana no povoado de Jurema- Licinio de Almeida, na Bahia, não apenas uma praça, que por sinal, muito linda e bem planejada, mas, principalmente entregamos `a população o direito dos jovens, crianças e adultos encontrarem um local adequado para diversão, lazer e encontros familiares", afirmou nas redes sociais, o médico e prefeito Frederico Vasconcelos, que além de ter nascido em Cantagalo, estudou na região.

Com a presença maciça da população, do ex-prefeito Alan Lacerda; do deputado estadual Fabrício Falcão; todo o secretariado e a vice-prefeita, Gabriela;  juntamente com os vereadores do município. "Tivemos o encontro do povo com o respeito do dinheiro público. Obra 100% realizada com recursos próprios. Meus agradecimentos a" in memorian" a Dr. Áureo, idealizador deste projeto, a todos os envolvidos neste grande evento de inauguração, e prometo a todos diversas inaugurações ainda neste meu mandato", garantiu em discurso o prefeito, Frederico Vasconcelos.

O prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (Dr. Fred), recebeu o convite para receber a Medalha Alferes Tiradentes, no 119º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores e Procuradores Jurídicos, a ser realizado nos dia 26 e 27 de Outubro, no auditório do Sol Victoria Marina, em Salvador-Bahia.

A Medalha Alferes Tiradentes Colar Ouro é conferida a agentes políticos que obtiveram expressiva aprovação da população, devido aos relevantes serviços prestados em prol da comunidade. 

A gestão de Dr. Fred foi aprovada por mais de 80 % dos moradores de Licínio de Almeida, considerando os 210 primeiros dias de governo e reprovada por apenas 7%. Os dados são do Instituto Tiradentes, que realizou a pesquisa, por meio de consulta telefônica, entre os dias 11 e 18 de Setembro de 2017. "Estou feliz por saber que nossa administração vai no caminho certo, e por ter a sinalização de que a população entende a necessidade de priorizar os investimentos sempre pensando nas áreas essenciais, como a saúde, educação, agricultura e assistência social" - disse o prefeito. 


Adicionar Comentario

Decretada situação de emergência em Itaocara

  • PDF

A Prefeitura de Itaocara  decretou no dia 25 de setembro situação de emergência no município em consequência da grave estiagem que assola a zona rural. Famílias enfrentam falta de água e produtores têm perdas incalculáveis na pecuária e agricultura.

É a primeira vez na história que Itaocara decreta estado de emergência por conta da estiagem.

A Secretaria Municipal de Agricultura estimou queda de 50% na produção de leite e de 40% nas lavouras. 80% dos produtores rurais estão sendo afetados pela falta de chuvas. A agricultura gera renda para cerca de 5 mil pessoas em Itaocara, sendo um dos pilares da economia.

Cerca de 2,733 mil hectares de pastos e de matas foram destruídos pelas queimadas. Somente entre agosto e setembro foram 94 queimadas registradas. A área atingida representa 9% do território municipal, mas onde o fogo não avançou, o capim secou pela falta de chuvas. A última precipitação volumosa em Itaocara ocorreu em maio.

O decreto estabelece situação de emergência em Itaocara por cento e oitenta dias (seis meses) ininterruptos, contados a partir do dia 25. De acordo com o decreto, fica dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres e socorro aos produtores da zona rural. O decreto ainda deve ser reconhecido pelo Estado e pelo Ministério da Integração. 


Adicionar Comentario

Câmara derruba veto do prefeito de Duas Barras na ‘criação do fundo especial’

  • PDF

A realização da 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara de Duas Barras, ocorrida no último dia 21 de setembro, agitou os bastidores da política bibarrense que andava meio parado, quando numa demonstração de forte união por parte vereadores de oposição, foi derrubado o ‘Veto’ do Prefeito que tentou barrar a criação do ‘Fundo Especial da Câmara’, que garante mais autonomia para utilização dos recursos disponíveis para uso do Legislativo Bibarrense. 

Sob a presidência do vereador Armando Rosemberto, o Bebeto, que conduziu a sessão em conformidade com a Lei Orgânica e o Regimento Interno, que prevê matéria única ao se tratar da análise de veto, a atitude do Prefeito foi considerada uma tentativa de interferência política no legítimo direito da Câmara de criação do ‘Fundo Especial’, que já vem ocorrendo em outras Câmaras do Estado com o aval do Tribunal de Contas que passa a ter mais um canal de fiscalização sobre as ações do legislativo.     

Por um placar de 6 votos contrários garantidos pelos vereadores Armando Rosemberto, o Bebeto; Dannyiel Tostes, o Dannielzinho; Antônio José; Marcos Serpa, o Kinka e Frederico Turque, o Fred, que contaram com o importante reforço do vereador João Batista da Silva, o Batista, restou ao prefeito Luiz Carlos amargar mais uma derrota no Legislativo ao ter sua tentativa de ‘Veto’ rechaçada pela oposição que não poupou críticas ao chefe do Executivo Bibarrense. 

Durante a sessão onde o Prefeito ficou isolado em sua tentativa de vetar a lei do ‘Fundo Especial’ de autoria da Câmara aprovada por todos os nove vereadores do Legislativo Bibarrense, somente o vereador suplente José Henrique Lopes, o Zique, votou a favor do veto do prefeito. 

Sem poder contar com o apoio do vereador mais experiente da base do governo Diego Thurler Ornellas, o Diego Ornellas, que apesar de esperado e mesmo tendo sido favorável ao projeto não compareceu na sessão onde foi analisado o veto do prefeito, o líder do governo vereador de primeiro mandato Jânder Raposo da Silveira, o Jander Raposo,  acabou ficando isolado, o que o levou a se ‘abster’ de seu voto. Mesmo tendo sido favorável nas duas votações que aprovaram o projeto ele ainda tentou pedir ‘vistas’ para analisar o veto do prefeito, mas teve seu pedido negado pelos demais vereadores presentes na sessão.

Terminada a sessão que decidiu pela derrubada do veto, o vereador Fred fez questão de parabenizar o vereador Batista por sua coragem em votar contra o veto do prefeito. Ao se dirigir ao seu colega Batista, o vereador Fred confirmou “Saio desta sessão orgulhoso em ser vereador de Duas Barras pela atitude de Vossa Excelência em não ter voltado atrás em seu voto que garantiu a aprovação do Fundo Especial. A derrubada do veto do prefeito é uma confirmação de que a Câmara merece respeito em suas decisões”, concluiu.  


Adicionar Comentario

Cantagalense assume comando do Corpo de Bombeiros no estado

  • PDF

Natural de Cantagalo, o coronel Roberto Robadey Costa Júnior foi nomeado comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), pelo governador Luiz Fernando Pezão.
Roberto Robadey atuou nos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Nova Friburgo na Defesa Civil destes municípios. Em Nova Friburgo, no período da tragédia climática de 2011.

O coronel Robadey, a princípio, ocupará o cargo interinamente. Ele também assume a Secretaria Estadual de Defesa Civil. 
Robadey foi nomeado para substituir o coronel Ronaldo Alcântara que pediu exoneração das duas funções. 
O Governo Estadual emitiu a seguinte nota oficial:

"O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Ronaldo Alcântara, pediu afastamento do cargo, na tarde desta terça-feira (12.09), ao governador Luiz Fernando Pezão. O atual subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral, coronel Roberto Robadey, responderá pelo comando da corporação, bem como pela secretaria de Estado de Defesa Civil".

Já o novo comandante, Roberto Robadey comentou nas redes sociais sua situação:

"O Diário Oficial de hoje trouxe a minha nomeação para o cargo de secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ. Infelizmente acontece num momento conturbado da nossa amada Corporação. Mas a vida tem que continuar. O Corpo de Bombeiros, com seus 13.989 militares ativos, é muito maior do que isso! Tenho muitos agradecimentos, que encheriam essa página. Estão sendo feitos pessoalmente, como ontem, quando me reuni com o governador Luiz Fernando Pezão a quem muito devo por essas e outras oportunidades!", afirmou o cantagalense Roberto Robadey.


Adicionar Comentario

Prefeitura de Cantagalo recebe licenças ambientais e recursos federais para fazer obras em Euclidelândia

  • PDF

No dia 31 de Agosto, o prefeito de Cantagalo Guga de Paula, recebeu em seu gabinete o superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) da região serrana, Rogério Cabral.

O município recebeu das mãos de Rogério, três novas licenças ambientais para a realização de obras. 
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo por meio do qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

As três referidas licenças se referem as seguintes localidades: Entrada de Euclidelândia (Rua Senador José Ermínio de Moraes), Vila João Gerk e Vila João Purger, e por ultimo a licença para terminar a Rua Silvio Barreto Lima no Bairro São José.

Ainda no último dia 31 de Agosto, com a presença da equipe de convênios da Prefeitura de Cantagalo e a gerência da Caixa Econômica unidade Cantagalo, através de seu gerente Leandro, o prefeito Guga de Paula assinou o contrato com a entidade bancária para liberação dos recursos pelo Ministério das Cidades.

Esta contratualização contempla as obras a serem realizadas na entrada de Euclidelândia.
No caso da entrada de Euclidelândia , os recursos previstos para serem recebidos do Ministério das Cidades é de R$1.185.400,00 e o município entrará com uma contrapartida de R$11.854,00. 
Estas obras citadas são fruto de emendas parlamentares do deputado Federal Luiz Sérgio.


Adicionar Comentario

Policiais Militares recebem homenagens em Duas Barras

  • PDF

Em tempos de violência contra a Polícia do Estado do Rio de Janeiro, que já registra a espantosa soma de mais de 100 policiais mortos somente este ano no estado, vereadores da Câmara de Duas Barras, decidiram destacar o trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar, através das ações desenvolvidas pelo sub tenente Alessandro de Oliveira Pinto e o sargento José Carlos Ferreira Júnior, lotados no Batalhão de Polícia Rodoviária.

Após terem seus nomes e currículos submetidos à apreciação dos vereadores no plenário da Câmara de Duas Barras, que os aprovaram por unanimidade, ambos foram escolhidos para receberem a maior comenda do Município Bibarrense a ‘Medalha Victorino Araújo de Barros’.

Durante a sessão os homenageados sub tenente Pinto e o sargento J. Júnior foram convidados pelo presidente da Câmara, vereador Bebeto a ocuparem lugar de destaque no Plenário da Casa, onde juntamente com os vereadores e convidados presentes, acompanharam atentamente a leitura dos seus currículos que justificaram a homenagem.


Adicionar Comentario

Rogério Cabral assume INEA

  • PDF
O Superintendente Regional do Instituto do Ambiente - Rio dois Rios (SUPRID), Rogério Cabral, assumiu recentemente o cargo e tem trabalhado com a sua equipe técnica e jurídica para agilizar todo o processo de liberação de licenças ambientais desde que assumiu o cargo, em 09 de junho deste ano. 22 licenças já foram emitidas e uma das cidades contempladas é a Prefeitura de Cantagalo.

A Prefeitura de Cantagalo, no último dia 08, solicitou a licença ambiental simplificada para pavimentação com asfalto para o final da Rua Silva Barreto Lima, no bairro São José e Parque dos Girassóis, cuja área total é de três quilômetros. Sabendo a importância desta autorização, os profissionais do INEA vistoriaram o local e constataram estar de acordo com as normas da Superintendência para aquele tipo de obra.

Segundo Rogério Cabral, a emissão desta licença foi o seu primeiro ato como Superintendente do INEA-SUPRID, o que lhe trouxe grande alegria por ter contribuído com a região com um pedido tão importante para os moradores da localidade, que sofriam com a lama em dias de chuva. Essa obra vai ajudar no desenvolvimento econômico do município. Rogério Cabral ainda ressalta que a agilidade nos processos contribui para as Prefeituras não perderam os recursos sejam eles, estaduais ou federais, através de emendas parlamentares.

Como já ocupou o cargo de Prefeito, Rogério entende quais são as demandas e as necessidades municipais, bem como conhece as dificuldades das Prefeituras em obter as autorizações necessárias e é um compromisso dele como superintendente regional do INEA -SUPRID ter rapidez em todos os processos.


Adicionar Comentario

Nova Friburgo tem Ouvidoria Municipal

  • PDF
A Ouvidoria Municipal de Nova Friburgo, que funciona desde o último dia 2 de janeiro, teve seu espaço aberto oficialmente nesta quarta-feira, 31 de maio. Compareceram ao evento autoridades civis, militares e população em geral.

A sede do equipamento está funcionando na antiga rodoviária Leopoldina – prédio anexo ao Palácio Barão de Nova Friburgo.O local tem como objetivo se transformar em um grande elo de comunicação entre o cidadão e o governo.

“Esta será mais uma ferramenta para auxiliar na solução de demandas da cidade. Nossa meta é estabelecer uma comunicação eficiente e colocar este espaço a serviço de todos, para que possamos nos tornar a ponte entre o cidadão e o poder público”, mencionou Girlan Guil-land, chefe da Ouvidoria.


Além disso, há também uma plataforma online, disponível através do portal da Transparência da Prefeitura de Nova Friburgo, no ícone Sistema de Informação ao Cidadão, o e-SIC. O contribuinte poderá acessar o portal e abrir um protocolo digital. E ainda existem outros canais de comunicação como o contato via e-mail, pelo endereço  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou viatelefone, através do número 2525-9244.
“Ouvidoria é sinônimo de parceria. E o trabalho deste setor é exatamente nos demandar tudo aquilo que podemos fazer em conjunto para melhorar a qualidade de vida da população. Esta será, portanto, mais uma porta de acesso da comunidade, e fazemos questão de que este equipamento se torne referência em todo o Estado do Rio”, frisou o prefeito Renato Bravo.

Projetos a serem implantados futuramente:
Ouvido-Rua: uma espécie de ouvidoria itinerante, que deverá percorrer eventos da cidade, bairros e distritos, a fim de aproximar a população do equipamento.

Ouvidores Voluntários: medida que propõe aproveitar o engajamento da própria população para auxiliar no trabalho desempenhado pela ouvidoria.
Ponto de Cultura: a ideia é abrir o espaço para exposições, arrecadação de livros, e outros, para humanizar o atendimento do setor.
Adicionar Comentario

Pgina 1 de 184

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado