Os três principais canditatos a presidente da República

  • PDF

A hora chegou: a eleição é nesse domingo (5)



Aécio Neves

Natural da capital mineira, Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha nasceu em 1960 e é formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Aécio Neves é neto de Tancredo Neves. Em 1986, foi eleito para seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, quando foi reeleito por mais três mandatos. Foi reeleito em 2006 com 77% dos votos válidos e atingiu o índice de aprovação popular de 90%, segundo pesquisa da Vox Populi/Fiemg.

Em 1986, foi eleito deputado federal por Minas Gerais e reeleito em 1990, 1994 e 1998. Foi eleito governador de Minas Gerais em 2002 e reeleito em 2006. Em 2010, foi eleito senador por Minas Gerais.


Dilma Rousseff

Nascida na capital mineira, Belo Horizonte, em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dilma esteve detida durante quase três anos – entre 1970 e 1972 –, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Filiou-se pela primeira vez a um partido político no final da década de 1970, passando a militar pelo PDT. Em 1986, foi nomeada secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.

Quatro anos depois, assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e, em 1993, foi nomeada pelo então governador do estado, Alceu Collares, secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e, antes de chegar à presidência da República, ainda ocupou o cardo de ministra-chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência da República, terminando eleita com quase 56 milhões de votos.


Marina Silva

Natural da capital Rio Branco, no Acre, Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima nasceu em 1958 e passou a infância e parte da adolescência no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de distância de Rio Branco, para onde se mudou apenas aos 15 anos de idade. Marina só foi alfabetizada aos 16 anos, e ainda conseguiu se formar em história pela Universidade Federal do Acre, aos 26 anos. Além da licenciatura, é pós-graduada em teoria psicanalítica pela Universidade de Brasília (UnB) e em psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília.

Em 1990, alcançou uma vaga na Assembleia Legislativa e, quatro anos depois, chegou ao Senado, como a mais jovem da história a conseguir o cargo, sendo reeleita por mais um mandato. Em 2003, foi nomeada ao cargo de ministra do Meio Ambiente, permanecendo até 2008. Um ano depois, saiu do PT e, em 2010, foi candidata à Presidência da República como militante do PV, chegando ao terceiro lugar com 19.636.359 votos, o equivalente a 19,33%.

Saiu do PV em 2011, com a intenção de criar um novo partido, o Rede Sustentabilidade, que foi lançado dois anos depois, mas não conseguiu o número de assinaturas suficientes exigido pela Justiça Eleitoral para ser aprovado para as eleições de 2014. 



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado