"A Câmara tem priorizado o debate de temas de interesse de toda a coletividade, sempre procurando priorizar o bem-estar de cada cidadão."

  • PDF


O Jornal da Região entrevista Armando Rosemberto Mattos Teixeira (Bebeto), 
Vereador e Presidente da Câmara de Duas Barras

    

Jornal da Região: Quando entrou na política?

Armando Rosemberto: Atendendo a um convite do então prefeito Antonio Carlos que me convidou para ser candidato a vereador no ano de 2008, ocasião em que fui eleito com um total de 365 votos pelo partido do PSDB para cumprir o meu primeiro mandato. Vale lembrar que entrei na política dando continuidade a história política da minha família iniciada pelo meu avô Alberto Alvino de Mattos (que foi Vereador e Presidente de Câmara de Duas Barras por 4 mandatos).


JR: Qual é a sua avaliação dos políticos no atual momento, no Estado e no Brasil?

AR: Apesar da flagrante crise de representatividade vivida atualmente em todo o país, principalmente, devido a ‘corrupção’, acredito que a transformação desse momento só será possível pela ampla participação da população, que exercendo seu poder de escolha garantida pela democracia poderá escolher melhores representantes verdadeiramente comprometidos com a “Res pública” (ou seja com a ‘coisa do povo’), que nada mais é do que o compromisso com o bem comum.


JR: Como é o relacionamento da câmara com o executivo municipal?

AR: Além do papel constitucional sobre a harmonia e respeito entre as instituições que fazemos questão de cumprir, não abrimos mão do nosso papel de fiscalizadores das ações do Executivo e de Legisladores que trabalham em prol do bem de cada cidadão. Pois acreditamos que no desempenho do nosso mandato confiado pelo povo temos que trabalhar integralmente em favor das pessoas que para nós tem que estar sempre em primeiro lugar.


JR: Na sua opinião, o que deveria ser prioridade para o governo municipal realizar?

AR: No nosso entendimento o governo deveria trabalhar totalmente voltado para as pessoas (...). Enquanto não entendermos que as pessoas são mais importantes do que qualquer obra ou evento, não atingiremos as expectativas do povo e continuaremos nessa crise de representatividade que se arrasta no dia-a-dia. Precisamos entender definitivamente que a valorização das pessoas tem que ser o principal objetivo de toda a administração pública. Nesse ponto, a Educação se torna fundamental para garantir o desenvolvimento do nosso povo, da nossa gente, pois só assim poderemos transformar uma sociedade sem esperança. O Político, gestor ou o homem público, precisa entender que “cada centavo investido na educação será economizado no futuro com a construção de presídios”.


JR: Recentemente, o prefeito da cidade foi acusado de nepotismo e teve que demitir alguns parentes que trabalham com ele. Como analisa esta situação?

AR: Essa foi uma determinação da Justiça. Por isso, como citei anteriormente, o respeito às instituições deve estar sempre acima de tudo. Cabe a nós políticos cumprir as determinações legais que são de fato as regras que a própria sociedade estabelece. Cabe ao político trabalhar por todos e não defender apenas os seus próprios interesses.


JR: Poderia citar alguns temas discutidos na câmara nos últimos meses que ressaltam a importância para a comunidade bibarrense?

AR: A Câmara tem priorizado o debate de temas de interesse de toda a coletividade, sempre procurando priorizar o bem-estar de cada cidadão. Todas as matérias enviadas ao Legislativo pelo Executivo que sejam de interesse do povo tem recebido total apoio dos vereadores. Durante meu mandato de dois anos à frente da Câmara várias conquistas já foram alcançadas, tais como: Aumento de 33% no valor do "cartão alimentação" para o servidor da Câmara (com bônus de 50% no mês de aniversário e mais 75% no natal); Aumento do salário base do servidor da Câmara acumulado em quase 20%; Gratificação anual de R$ 1.000,00 para todos os servidores do legislativo; Criação do Fundo Especial da Câmara garantindo maior transparência na gestão dos recursos do legislativo que já garantiu uma economia em torno de R$ 400.000,00 no primeiro ano da atual gestão; Término da Construção da sede própria da Câmara com recursos próprios. Todas essas conquistas só foram possíveis porque acreditamos que para administrar o dinheiro público é preciso ter seriedade e responsabilidade. Infelizmente, essas conquistas não puderam beneficiar a todos servidores públicos do município, somente os da Câmara Municipal que está sob nossa responsabilidade, pois a legislação impede que os vereadores criem leis que gerem gastos para o Executivo.


JR: Uma mensagem ao povo bibarrense, quando o município completa 127 anos?

AR: No aniversário de 127 anos de Emancipação Político-Administrativa do nosso município é tempo de refletir que precisamos cada vez mais de homens e mulheres que tenham coragem de lutar em favor do bem-estar de todos, combatendo, principalmente, a corrupção que tanto nos aflige e dispostos a construir uma nova sociedade onde "você" esteja sempre em primeiro lugar. Parabéns a todos os bibarrenses e aqueles que escolheram Duas Barras como sua terra de coração!



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado