Prefeito da cidade portuguesa de Santo Tirso visita gabinete do prefeito Guga de Paula

  • PDF


A cidade de Cantagalo recebeu, no dia 17 de maio, o prefeito da cidade portuguesa de Santo Tirso, Joaquim Couto. O prefeito português e seu vice, Alberto Costa, foram recebidos pelo prefeito de Cantagalo, Guga de Paula. Acompanharam também o presidente da Câmara de Nova Friburgo, Alexandre Cruz (PPS).

Joaquim Couto foi médico de profissão e agora exerce seu segundo mandato. Joaquim também foi presidente da Câmara de Santo Tirso entre 1982 e 1999, além de Governador Civil do Porto entre 1999 e 2002.

A visita do prefeito português foi motivada pela vontade de conhecer Cantagalo, além de interesse histórico pela figura de Mão de Luva. O português presenteou o prefeito Guga de Paula com uma medalha e a bandeira oficial da cidade de Santo Tirso. Em retribuição ao gesto, o prefeito cantagalense ofertou uma bandeira de Cantagalo, um livro sobre Mão de Luva e um livro de poesias da autora Amélia Thomaz. Os livros foram um presente colaborativo com o historiador Gilberto Cunha.

Participaram deste encontro também o vice-prefeito Valdevino Zanon, o deputado federal Altineu Cortes, o secretário de governo Eduardo Medeiros e os vereadores Tadeu Leite, Antonio Geraldo e Paulinho.



No Brasil a divisão da federação se resume a estados, municípios, e o distrito federal. No total temos 26 estados e 5.565 municípios. Em Portugal há uma pequena diferença em relação a essa divisão, que conta com 18 distritos, 308 conselho e 4260 freguesias.

O estado ou unidade da federação brasileira são entidades sub-nacionais autônomas (autogoverno, auto legislação e auto arrecadação). O Poder Executivo é exercido por um governador eleito em quadriênios. O Poder Judiciário é exercido por tribunais estaduais que cuidam da justiça comum. E ainda existe a Assembléia Legislativa que tem a função de fiscalizar as atividades do Poder Executivo.

Em Portugal aos distritos constituem as divisões administrativas e judiciais de Portugal. Ao distrito administrativo compete o Poder Executivo e é exercido por um governador civil. E aos distritos judiciais constituem as áreas de jurisdição dos tribunais superiores, ou, Poder Judiciário.

Em relação aos municípios há uma diferença entre Brasil e Portugal. No Brasil o município exerce a função de divisão territorial e autarquia local, que fornece serviços constituídos por diferentes órgãos. Em Portugal, essa divisão seria realizada entre o conselho (divisão territorial) e o município (autarquia local).

No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara municipal (órgão legislativo). Em Portugal, é composta pela Câmara Municipal (órgão executivo), a Assembléia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho municipal.



Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado