Renato Bravo recebe premiação no Sebrae

  • PDF

Após a grande vitória de Nova Friburgo em primeira colocada no programa “Cidades Empreendedoras”, projeto desenvolvido pelo Sebrae e voltado para o desenvolvimento econômico local, o chefe do Executivo, Renato Bravo, conquistou o título de Prefeito Empreendedor, e dia 28, no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, foi realizada a premiação, que está na sua 10° edição.

O prefeito obteve a premiação da categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico com o projeto da rede de agentes de desenvolvimento compilado com outros 11 prefeitos e municípios. São eles: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Carmo, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

A rede de agentes é a união de servidores, gestores públicos, capacitados pelo próprio Sebrae, que trabalham no auxílio da implantação da lei geral da micro e pequena empresa, fazendo dela não só uma teoria, mas algo prático. “Esse grupo foi formado há três anos, foi feito um planejamento estratégico com plano de fundo que é a lei geral da micro e pequena empresas focando muito no capítulo da desburocratização e simplificação de processos. [...] Então, essa rede de agentes em nossa região, da qual Nova Friburgo faz parte, trabalha justamente com esse intuito.”, pontuou Raquel Mattos Stumm, analista do Sebrae.

Raquel ainda relatou a importância da incorporação desse trabalho por parte das prefeituras, já que sem ele a micro e pequena empresas não têm acesso aos benefícios que estão na lei, sendo uma via de mão dupla, na qual o empresário se beneficia da lei e o município cria ferramentas para facilitar a atividade da micro e pequena empresas.

“Um dos objetivos da rede é o empoderamento desses agentes que estão na prefeitura fazendo a lei acontecer. É fazendo com que a lei geral seja conhecida pelos empresários, é aproximar os empresários das compras públicas do município, é fazer com que as salas do empreendedor sejam reconhecidas e utilizadas pelos empresários, então, por conta desse trabalho que a rede vem desenvolvendo na nossa região, que eles ganharam o prêmio de cooperação municipal para o desenvolvimento econômico, por conta dessa união de esforços para a ação acontecer.”

Após essa etapa, o projeto seguirá para uma nova fase e será apresentado a nível nacional, concorrendo, assim, com outros estados do país. Desta forma, cria-se a chance real do nome de Nova Friburgo, com esta ação, servir de modelo para outros locais.





Adicione essa página em sua rede social
Artigos Relacionados:

blog comments powered by Disqus

Área exclusiva - Login

Notícias completas e versão digital exclusivas para assinantes

Informativo JR

Cadastre-se e fique bem informado