Confirmando sua vocação pecuária e reafirmando a condição de ‘Capital do Leite’ no estado do Rio de Janeiro, Macuco sediou a 35ª Feira de Animais Rio Genética, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach, que registrou um número excepcional de compradores dispostos a melhorar a qualidade genética de seus rebanhos e aumentar a produtividade.
No total, foram ofertadas 200 vacas e novilhas registradas da raça girolando, filhas de reprodutores de alto padrão genético. Assim como em edições anteriores da feira, outro grande atrativo foi o financiamento, cujos recursos utilizados foram do Tesouro Estadual, com juros de 2% ao ano e até 60 meses para que os proprietários rurais possam quitar o pagamento.
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou o empenho do Governo do Estado em defender a cadeia produtiva do leite e disse que o modelo da Feira Rio Genética tem sido copiado por outros estados.
“Foram mais de 22 mil animais comercializados em feiras onde o produtor é o astro principal. Com isso, estamos contribuindo ainda para o movimento de retorno das famílias ao campo, segundo dados do próprio IBGE”, garantiu Áureo.
Já o prefeito Félix Lengruber destacou a posição de Macuco no cenário da produção leiteira.
“Agradeço ao Christino Áureo e às autoridades estaduais por acreditarem na força de Macuco, reconhecendo em nosso município esse potencial para alavancar a produção leiteira no interior”, afirmou.