Participaram do concurso 20 candidatos – 10 garotas e 10 garotos -, que receberam cabelo e maquiagem de Serginho Cabeleireiro e foram vestidos por Izirlane Costureira.
A classificação foi a seguinte: Elis de Souza (1º lugar feminino, com 179 pontos); Eduardo Teixeira (1º lugar masculino, com 171 pontos); Natália Honorato Estanislau (2º lugar feminino, com 178 pontos; Gabriel Herdy Beserra (2º lugar masculino, com 169 pontos); Isabella Marques de Souza (3º lugar feminino, com 176 pontos); e Rodrigo Ferreira (3º lugar masculino, com 162 pontos).
Os primeiros colocados receberam um aparelho de TV de 14 polegadas. Os segundo colocados receberam de premiação um aparelho de DVD. Já os que se classificaram em terceiro lugar receberam um ventilador. Todos os brindes foram ofertados pela municipalidade.
Além desses brindes, os primeiros colocados receberam uma bolsa de musculação ofertada pela Academia Super Ação. As faixas de campeão foram entregues por Rosália de Oliveira e Eniélio Silva Souza, que foram os vencedores da versão 2010. Todos os candidatos receberam certificados pela participação no evento deste ano.
O evento, que marca o Dia da Consciência Negra, também tem como objetivo, como outros do gênero espalhados pelo país, chamar a população para uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.
Algumas entidades, como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do autopreconceito, da inferiorização perante a sociedade.