A assinatura do convênio firmado para emissão de alvará automatizado aconteceu no dia 12 de setembro, no hotel Buscky, durante o curso gratuito para empresários e contadores, promovido pelo Sebrae junto aos agentes de desenvolvimento da Região Serrana em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Sescon RJ, CRC/RJ. O termo foi assinado previamente pelo prefeito Guga de Paula, e durante o evento assinado pelo secretário de Fazenda, Jorge Braz e pelo presidente do Sescon Rio, Renato Mansur.
A partir de agora, quem quiser abrir uma nova empresa no em Cantagalo pode fazer a solicitação online através do site da Jucerja (www.jucerja.rj.gov.br).
Com o alvará automático, os futuros empresários podem obter registro, CNPJ e Inscrição Estadual através de um único sistema chamado REGIN, que integra a Junta Comercial com vários outros órgãos, como CBMERJ, SEFAZ, Vigilância Sanitária e INEA, além dos Municípios do estado.
Do total de 92 municípios fluminenses, mais de 35 já aderiram ao Alvará Eletrônico Automatizado.
“Cantagalo sempre busca estar na frente, melhorando o ambiente de negócios com agilidade e tendo a desburocratização como meta de Governo. Isso vai facilitar muito o nosso trabalho e o dos contadores do município”, destacou Jorge Braz, atual secretário de Fazenda.
Segundo dados, nos primeiros sete meses, houve crescimento de 11% no número de empresas abertas deste ano no estado, em comparação ao mesmo período em 2018.
“O principal diferencial da automatização é a emissão do documento em até 48 horas, já computados neste prazo a resposta de viabilidade do nome empresarial, locacional e a constituição da empresa para as atividades de baixo risco. Essas medidas estimulam o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado, com a desburocratização de processos e obrigações, garantindo o livre exercício da atividade econômica”, afirmou o presidente da Jucerja, Vitor Feitosa.