Até o início da tarde, sete pessoas já haviam sido presas e serão ouvidas em depoimento. Outras quatro já estavam presas no Rio e foram acusadas de comandar atividades ilícitas de dentro da cadeia. A movimentação de familiares e amigos dos presos em casa também foi grande na 151ª DP, na Vila Amélia. As prisões e apreensões realizadas durante a operação Gênesis são resultado de investigações nos últimos meses. A megaoperação visa desarticular quadrilhas que distribuem drogas em vários bairros periféricos de Nova Friburgo, principalmente no distrito de Conselheiro Paulino. Muitas, inclusive, segundo a polícia, ostentam poder e armamentos pesados e até de uso exclusivo das Forças Armadas.
Há pouco mais de dez dias, um fuzil 762 do Exército foi apreendido pelo 11º BPM numa casa do Alto de Olaria. Tudo isso sem contar a disseminação dos serviços de entrega de drogas em domicílio, o tráfico delivery, que culminou, mês passado, com uma prisão em flagrante em plena Avenida Alberto Braune, no Centro.
De acordo com estatísticas do 11º BPM, de março a outubro foram apreendidos, em incursões, mais de 271 kg de cocaína e quase 30 kg de maconha, além de 1,75 kg de crack em operações de combate ao tráfico de drogas. Ao todo, nesse período, 256 pessoas foram presas, nem todas por envolvimento com o tráfico, e recolhidas 88 armas de fogo.