Festa do Bacalhau tem expectativa de grande público em Duas Barras

O próximo final de semana, mais precisamente os dias 25 a 27 de outubro tem sido aguardados com imensa expectativa por grande parte da população bibarrense, e de turistas oriundos da região serrana, como Nova Friburgo, Bom Jardim, Carmo, Sumidouro, Cantagalo, Cordeiro, cidades vizinhas a Duas Barras e até mesmo turistas oriundos do Rio de Janeiro e de Niterói, que vêm neste final de semana, para matar as saudades dos amigos, dos familiares e, principalmente, do delicioso bacalhau.

Bacalhau esse que já foi cantado em verso e prosa pelo ilustre bibarrense Martinho da Vila, em sua ode a cidade de Duas Barras, “Meu off-Rio”.

O que certamente chama a atenção do turista é o fato de uma cidade do interior fluminense, na região serrana, promover uma Festa para o Bacalhau.

O presidente da ACETUR, José Ilhiarte, é quem nos revela a história.

“Tudo começou quando um visitante italiano pediu ao Sr. Everardo para fazer um bacalhau para ele em um restaurante da cidade. Provou e disse que o bacalhau feito aqui em Duas Barras era semelhante ao que ele havia provado nos melhores restaurantes portugueses. Dessa forma, o empresário enxergou que Duas Barras tinha potencial e vocação turística, e com esse gancho do Martinho da Vila com a sua música “Meu off-Rio” e o bacalhau no centro da cidade, começamos a realizar a Festa do Bacalhau em 2015″, explicou o presidente.

José Ilhiarte acrescenta que no início a festa era conhecida como Festival do Bacalhau, somente alguns anos depois, é que a festa passou a ser chamada de Festa do Bacalhau.

Ele conta ainda que nos três dias, haverá muitos shows, muita banda de bom gosto, muitos nomes da MPB, mas nada muito famoso, porque o custo da festa é limitado.

“O custo da festa é limitado, a nossa intenção é trazer o turista para cá e incrementar e fomentar a economia local, por isso não abrimos mão de dar oportunidade para os comerciantes locais, porque a crise está aí, está generalizada e isso é um meio de darmos um up na economia local”, contou o presidente.

Em relação ao apoio e aos patrocínios o presidente revelou que esse ano, a expectativa é das melhores pois conseguiu um bom apoio da prefeitura, e de alguns patrocinadores.

“Ano passado eles não puderam contribuir devido a questões financeiras, mas esse ano, eles estão contribuindo com outdoor, com três shows, cartazes, som e iluminação, o que já é uma grande ajuda. Fora isso, os patrocinadores também tem sido muito importantes e estão ajudando a fazer com que a festa aconteça da melhor maneira possível”, disse José Ilhiarte.

José Ilhiarte confessa que tem acompanhado diariamente a previsão do tempo pelo aplicativo ou pelo site do Climatempo, e tem vibrado muito pelo fato de que não há previsão de chuva para o próximo final de semana, o que será um elemento chave para o sucesso da Festa.

“Tenho acompanhado diariamente a previsão do tempo e já sei de antemão que não há previsão de chuva para os dias 25 a 27 de outubro, e isso já é um ponto muito positivo. Outro ponto positivo é o fato de que não vi no pedágio, nenhuma propaganda de festa na região para esses dias. Além disso, os hotéis e pousadas de Duas Barras e Bom Jardim, já estão com suas capacidades esgotadas. O que significa que teremos uma festa do Bacalhau com um público que irá superar nossas expectativas”, concluiu o presidente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email