Vereadores e aprovam projetos do Executivo

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou quatro sessões extraordinárias, quando foram aprovados, por unanimidade, dois projetos de lei. Um deles autoriza a administração do município a regularizar, por prazo determinado, a situação dos profissionais que já compõem os quadros da Prefeitura. A preocupação da votação emergencial do projeto é que os serviços essenciais para a população não sejam interrompidos.

A outra aprovação é a criação da Secretaria de Defesa Civil, que tem por finalidade planejar, coordenar e propor a execução de projetos, programas e atividades visando a prevenção de desastres decorrentes de fenômenos naturais.

 

‘Curva do Janu’ deverá ter sinal eletrônico

O vereador Robson Careca, atento, há vários anos, com o perigo da ‘Curva do Janu’, em Cordeiro, depois de uma conversa com seu amigo e deputado Paulo Melo, fez um ofício, no dia 8 de setembro, reivindicando a instalação de um sinalizador eletrônico para a RJ-160 (Cordeiro-Cantagalo), altura da ‘Curva do Janu’. O presidente da Alerj imediatamente enviou um ofício ao presidente estadual do DER, Henrique Ribeiro, solicitando que sejam tomadas providências de acordo com a solicitação do vereador Robson Careca.

 

‘Curva do Janu’ II

– A temida ‘Curva do Janu’ vem, periodicamente, proporcionando vários acidentes, e muitos fatais. Essa preocupação das autoridades de Cordeiro e Cantagalo só vai ser resolvida com a instalação de sinalizador eletrônico nos dois lados da curva – disse o vereador Robson Careca, de Cordeiro. Ele acredita que, com empenho do presidente da Alerj, o benefício pode chegar e salvar diversas vidas, garantindo que  diariamente é procurado por moradores, motoristas e pedestres que vivem preocupados com o alto índice de acidentes.

 

Escolas de samba

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou a liberação das subvenções municipais para as agremiações carnavalescas.

Segundo o projeto do Executivo municipal, cada uma das cinco escolas de samba (Vilage no Samba, Unidos da Saudade, Imperatriz de Olaria, Alunos do Samba e Acadêmicos do Prado), receberão R$ 43.309,94 cada, enquanto os quatro blocos de enredo (Globo de Ouro, Bola Branca, Raio de Luar e Unidos do Imperador) receberão metade deste valor (23.154,33).

 

Vereadora pede uniformes novos para banda

A vereadora Renata Huguenin apresentou indicação ao Poder Executivo para que, através da Secretaria de Cultura, viabilize a doação de uniformes novos para a Sociedade Musical 15 de Novembro. Na defesa de sua indicação, a vereadora disse que “por quase um século, nossa banda vem mantendo uma tradição musical que apenas pequenas cidades interioranas preservam, além de conservar, com muito esmero e gosto, vários gêneros musicais, que, esquecidos pelo tempo, estão apenas na memória daqueles que viveram e apreciaram o estilo alegre e inocente de música.”

Outro argumento é o de desgaste natural pelo uso prolongado. Já os músicos mais novos têm contra si o fato de terem crescido, deixando os uniformes inadequados.

 

Prefeito e vice

O vereador Heitor Purger parabenizou o vereador Pulunga pela moção de parabenização ao presidente do Sindicato Rural de Cantagalo, Elson Pereira, reconhecendo ser merecedor, pois, como produtor rural é testemunha do trabalho que vem sendo realizado. Lembrou que 2012 é ano eleitoral. “Teremos eleições para prefeito e vereadores. Meu sonho era ver sair da Câmara uma chapa completa com candidatos a prefeito e vice…”, disse, agradecendo a colaboração dos colegas na aprovação das matérias do governo, e desejou a todos um bom recesso e que o Natal seja muito bom. “Que voltemos no próximo ano com as baterias recarregadas”, finalizou.

 

Subsídios

Projeto do Executivo que equipara os subsídios dos administradores distritais aos dos assessores recebeu emenda do vereador Valdevino Zanon para que já valesse para o mês de dezembro. A Procuradoria Jurídica da Câmara deu parecer contrário, mas os vereadores entenderam que, se é para beneficiar os administradores, poderiam aprovar. Como é uma matéria de duas votações, na segunda votação, o mesmo vereador retirou sua emenda por recomendação do Executivo, pois ela seria vetada, impedindo a lei de entrar em vigor, pois a Câmara entraria em recesso parlamentar de final de ano em 15 de dezembro, só retornando em fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email