– Já conversei com o secretário (de Cultura) Rafael Carvalhaes e com o seu empresário. O que queremos é reconhecer a sua importância cultural não só para Cantagalo, mas para o Brasil e o mundo. Nesse local, queremos reservar um espaço para o museu de Rogéria, tal qual o que existe em Santa Maria Madalena para Dercy Gonçalves, onde teremos vários objetos seus, a história de sua carreira, sua trajetória artística e objetos pessoais, como as belas roupas que você usa nas suas apresentações ao longo de todo esse tempo – disse o prefeito a Rogéria, emocionada com a calorosa recepção, 30 anos após sua primeira apresentação na cidade.
Para a inauguração do centro cultural, o prefeito formalizou convite a Rogéria. “Eu aceito, prefeito. Estou muito emocionada, adorei a recepção em Cantagalo, minha querida terra natal, que nunca deixei de falar pelo mundo afora. A partir de hoje, Cantagalo mora ainda mais no meu coração, pois foi uma recepção muito calorosa, muito amável de todos vocês, não só das autoridades, mas do povo que se encontra aqui, demonstrando todo esse afeto. Isto é valoroso para mim, que já andei hoje pelas ruas, vi que muita coisa mudou, e para melhor na cidade, mas tive grandes recordações. Acho que até vou querer passar parte das minhas férias em Cantagalo, que está linda, se comprada ao que era 30 anos atrás. Parabéns, prefeito, por tudo que ouvi falar de você. Pude perceber que esse povo lhe é muito grato pelo trabalho que desenvolve e lhe admira muito, o que é raro se ver hoje em relação aos políticos”, disse, enquanto recebia uma placa ofertada pelo município, além de buquê de flores e de uma cesta de produtos de Cantagalo.
Rogéria contou o motivo de estar na cidade. “Estava fazendo um show no Rio de Janeiro, quando Rafael (Carvalhaes) se aproximou e disse que era de Cantagalo e que precisava me trazer aqui. Nossa, fiquei entusiasmada, até porque foi muito agradável conversar com Rafael”, relatou a artista, que também lembrou a finalidade beneficente de sua apresentação.
Outras duas placas homenageando a artista foram entregues: uma pelo presidente do Flamenguinho Atlético Clube e dos Veteranos de Cantagalo, Alexandre Guzzo, e outra pela presidente da Associação dos Experientes de Cantagalo, Eva Bon. Rogéria recebeu uma música composta especialmente para a sua visita pelos músicos Maury e Mozart (os irmãos Maurício e Mozart Freitas). Ela também levou um CD com a gravação.
Em meio ao show, Rogéria cantava, contava piadas, falava de sua vida, de sua origem em Cantagalo, da sua família, mas interrompia a apresentação para dar atenção especial a cada um em suas mesas, tirar fotografias e conversar.
Em uma das mesas, Rogéria se deparou com membros da diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cantagalo (Gresuc), a popular Vermelha e Branca. Diante da atenção dispensada, veio o convite para desfilar pela escola no Carnaval de Cantagalo. “Com muito prazer, será uma alegria para mim, é só marcar, com antecedência, que entrarei na passarela com todo orgulho de cantagalense”, respondeu.